FERIADO
SUGESTÃO 1
PP: TECNOLOGIA E CONSUMISMO. QUAL O REAL OBJETIVO DA PÁSCOA?
O QUE EU CONSUMO, ME CONSOME???
Objetivos:
Apresentar o tema da semana;
Despertar no aluno a importância de sabermos a origem das datas comemorativas no nosso país;
Conhecer a origem da Páscoa;
Conhecer e saber o significado dos símbolos da Páscoa;
Promover a confraternização do grupo.
Enfoques:
História e Geografia – Onde surgiu a Páscoa? Como era comemorada? Qual a
origem dessa festa? – Ciência /tecnologia – O Cacau – suas propriedades
e benefícios à saúde. Saúde – o cuidado ao ingerir muito açúcar,
importância de uma alimentação balanceada. Como é feito o chocolate? As
pessoas sempre trocavam ovos de chocolate? Como era antigamente?
Português – Elaboração de texto/ trabalho com música, poesia. Matemática
– cálculos.
Recursos e atividades: Pesquisa
no laboratório de informática; pintura de ovos de galinha; desenho;
utilização de vídeo. Trabalho com música (rima). Confecção de texto, por
exemplo, montar um comercial de tv sobre a Páscoa (trabalhar a
criatividade, a linguagem oral, expressão e etc.); plantar girassol (que
é um símbolo da Páscoa). Realização de amigo oculto. Confecção de uma
receita. Trabalho com encarte – promoções, cálculos e etc. Fração.
PP: cidadania que a
gente quer por aqui - Tema Gerador:
Coelhinho Da Páscoa, Que trazes Pra mim? Cidadania!
Objetivos:
Conhecer a origem histórica da Páscoa e as diferentes formas de
comemorá-la;
Desenvolver atividades que promovam o verdadeiro sentido que a Páscoa
representa: solidariedade, afeto, colaboração, renovação, amizade e
cidadania;
Estimular o exercício da cidadania através de doações a instituições
filantrópicas que necessitem de colaborações (trabalho voluntário);
Conhecer através de reportagens, vídeos ONG’s que fazem um trabalho de
promoção do cidadão, integrando-o novamente à sociedade;
Compreender a questão ideológica do consumismo como algo que não está
relacionado com a Páscoa;
Confeccionar um bolo de chocolate com a turma;
Realizar um lanche coletivo na sala de aula para confraternização do
grupo.
Enfoque: O verdadeiro sentido da Páscoa/ Os símbolos da Páscoa/ O
consumismo/ Sistema Monetário/ Peso – sistema de medida./ Textos –
receitas com chocolate, música e poesia.
Recursos e atividades: Encartes, trabalhar a relação peso e preço,
pesquisa de preço – gráfico e tabela/ Problemas que envolvam o tema/
Lanche coletivo/ Amigo Oculto – barra de chocolate - Troca de cartões/
Músicas/ Histórias/ Confecção de receita e etc.
PROFESSORA MARIS
FONTE: PROJETOS PEDAGÓGICOS DO CARMELINHA (PLANOS DE AÇÃO) ELABORADOS
COM A COLABORAÇÃO DAS PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL, QUANDO
TRABALHEI NA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA (2009/2010)
PP: cidadania que a
gente quer por aqui - Tema Gerador:
Coelhinho Da Páscoa, Que trazes Pra mim? Cidadania!
Objetivos:
Conhecer a origem histórica da Páscoa e as diferentes formas de
comemorá-la;
Desenvolver atividades que promovam o verdadeiro sentido que a Páscoa
representa: solidariedade, afeto, colaboração, renovação, amizade e
cidadania;
Estimular o exercício da cidadania através de doações a instituições
filantrópicas que necessitem de colaborações (trabalho voluntário);
Conhecer através de reportagens, vídeos ONG’s que fazem um trabalho de
promoção do cidadão, integrando-o novamente à sociedade;
Compreender a questão ideológica do consumismo como algo que não está
relacionado com a Páscoa;
Confeccionar um bolo de chocolate com a turma;
Realizar um lanche coletivo na sala de aula para confraternização do
grupo.
Enfoque: O verdadeiro sentido da Páscoa/ Os símbolos da Páscoa/ O
consumismo/ Sistema Monetário/ Peso – sistema de medida./ Textos –
receitas com chocolate, música e poesia.
Recursos e atividades: Encartes, trabalhar a relação peso e preço,
pesquisa de preço – gráfico e tabela/ Problemas que envolvam o tema/
Lanche coletivo/ Amigo Oculto – barra de chocolate - Troca de cartões/
Músicas/ Histórias/ Confecção de receita e etc.
PROFESSORA MARIS
FONTE: PROJETOS PEDAGÓGICOS DO CARMELINHA (PLANOS DE AÇÃO) ELABORADOS
COM A COLABORAÇÃO DAS PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL, QUANDO
TRABALHEI NA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA (2009/2010)
PP: cidadania que a
gente quer por aqui - Tema Gerador:
Coelhinho Da Páscoa, Que trazes Pra mim? Cidadania!
Objetivos:
Conhecer a origem histórica da Páscoa e as diferentes formas de
comemorá-la;
Desenvolver atividades que promovam o verdadeiro sentido que a Páscoa
representa: solidariedade, afeto, colaboração, renovação, amizade e
cidadania;
Estimular o exercício da cidadania através de doações a instituições
filantrópicas que necessitem de colaborações (trabalho voluntário);
Conhecer através de reportagens, vídeos ONG’s que fazem um trabalho de
promoção do cidadão, integrando-o novamente à sociedade;
Compreender a questão ideológica do consumismo como algo que não está
relacionado com a Páscoa;
Confeccionar um bolo de chocolate com a turma;
Realizar um lanche coletivo na sala de aula para confraternização do
grupo.
Enfoque: O verdadeiro sentido da Páscoa/ Os símbolos da Páscoa/ O
consumismo/ Sistema Monetário/ Peso – sistema de medida./ Textos –
receitas com chocolate, música e poesia.
Recursos e atividades: Encartes, trabalhar a relação peso e preço,
pesquisa de preço – gráfico e tabela/ Problemas que envolvam o tema/
Lanche coletivo/ Amigo Oculto – barra de chocolate - Troca de cartões/
Músicas/ Histórias/ Confecção de receita e etc.
PROFESSORA MARIS
FONTE: PROJETOS PEDAGÓGICOS DO CARMELINHA (PLANOS DE AÇÃO) ELABORADOS
COM A COLABORAÇÃO DAS PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL, QUANDO
TRABALHEI NA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA (2009/2010)
PP: cidadania que a
gente quer por aqui - Tema Gerador:
Coelhinho Da Páscoa, Que trazes Pra mim? Cidadania!
Objetivos:
Conhecer a origem histórica da Páscoa e as diferentes formas de
comemorá-la;
Desenvolver atividades que promovam o verdadeiro sentido que a Páscoa
representa: solidariedade, afeto, colaboração, renovação, amizade e
cidadania;
Estimular o exercício da cidadania através de doações a instituições
filantrópicas que necessitem de colaborações (trabalho voluntário);
Conhecer através de reportagens, vídeos ONG’s que fazem um trabalho de
promoção do cidadão, integrando-o novamente à sociedade;
Compreender a questão ideológica do consumismo como algo que não está
relacionado com a Páscoa;
Confeccionar um bolo de chocolate com a turma;
Realizar um lanche coletivo na sala de aula para confraternização do
grupo.
Enfoque: O verdadeiro sentido da Páscoa/ Os símbolos da Páscoa/ O
consumismo/ Sistema Monetário/ Peso – sistema de medida./ Textos –
receitas com chocolate, música e poesia.
Recursos e atividades: Encartes, trabalhar a relação peso e preço,
pesquisa de preço – gráfico e tabela/ Problemas que envolvam o tema/
Lanche coletivo/ Amigo Oculto – barra de chocolate - Troca de cartões/
Músicas/ Histórias/ Confecção de receita e etc.
PROFESSORA MARIS
FONTE: PROJETOS PEDAGÓGICOS DO CARMELINHA (PLANOS DE AÇÃO) ELABORADOS
COM A COLABORAÇÃO DAS PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL, QUANDO
TRABALHEI NA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA (2009/2SUGESTÃO PÁSC
Receita de brigadeiro de cenoura da
Super Ziper
*Ingredientes
. 1 lata de leite condensado
. 2 cenouras pequenas/médias batidas no liquidificador com pouca água (o mínimo possível)
. 1 colher de manteiga
. açúcar cristal para finalizar ou granulado
*Modo de preparo:
Mesmo processo do brigadeiro tradicional. Coloque na panela uma lata de leite condensado, uma colher de manteiga e as cenouras batidas no liquidificador com pouca água. Misture bem e leve ao fogo médio. Misture sem parar usando uma colher de pau. Quando começar a descolar do fundo da panela, tire do fogo e deixe esfriar. Enrole bolinhas e aperte com os dedos até ficar em um formato de cone. Espete no palito enfeitado com fitinha verde e passe no açúcar cristal. Com o lado liso de uma faca, encoste de leve no brigadeiro para fazer as “ranhuras” da cenoura.
*Ingredientes
. 1 lata de leite condensado
. 2 cenouras pequenas/médias batidas no liquidificador com pouca água (o mínimo possível)
. 1 colher de manteiga
. açúcar cristal para finalizar ou granulado
*Modo de preparo:
Mesmo processo do brigadeiro tradicional. Coloque na panela uma lata de leite condensado, uma colher de manteiga e as cenouras batidas no liquidificador com pouca água. Misture bem e leve ao fogo médio. Misture sem parar usando uma colher de pau. Quando começar a descolar do fundo da panela, tire do fogo e deixe esfriar. Enrole bolinhas e aperte com os dedos até ficar em um formato de cone. Espete no palito enfeitado com fitinha verde e passe no açúcar cristal. Com o lado liso de uma faca, encoste de leve no brigadeiro para fazer as “ranhuras” da cenoura.
PP: cidadania que a
gente quer por aqui - Tema Gerador:
Coelhinho Da Páscoa, Que trazes Pra mim? Cidadania!
Objetivos:
Conhecer a origem histórica da Páscoa e as diferentes formas de
comemorá-la;
Desenvolver atividades que promovam o verdadeiro sentido que a Páscoa
representa: solidariedade, afeto, colaboração, renovação, amizade e
cidadania;
Estimular o exercício da cidadania através de doações a instituições
filantrópicas que necessitem de colaborações (trabalho voluntário);
Conhecer através de reportagens, vídeos ONG’s que fazem um trabalho de
promoção do cidadão, integrando-o novamente à sociedade;
Compreender a questão ideológica do consumismo como algo que não está
relacionado com a Páscoa;
Confeccionar um bolo de chocolate com a turma;
Realizar um lanche coletivo na sala de aula para confraternização do
grupo.
Enfoque: O verdadeiro sentido da Páscoa/ Os símbolos da Páscoa/ O
consumismo/ Sistema Monetário/ Peso – sistema de medida./ Textos –
receitas com chocolate, música e poesia.
Recursos e atividades: Encartes, trabalhar a relação peso e preço,
pesquisa de preço – gráfico e tabela/ Problemas que envolvam o tema/
Lanche coletivo/ Amigo Oculto – barra de chocolate - Troca de cartões/
Músicas/ Histórias/ Confecção de receita e etc.
PROFESSORA MARIS
FONTE: PROJETOS PEDAGÓGICOS DO CARMELINHA (PLANOS DE AÇÃO) ELABORADOS
COM A COLABORAÇÃO DAS PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL, QUANDO
TRABALHEI NA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA (2009/2010)
SUGESTÃO 2
PP:
cidadania que a gente quer por aqui - Tema Gerador: Coelhinho Da Páscoa, Que
trazes Pra mim? Cidadania!
Objetivos: Conhecer a origem histórica da Páscoa e
as diferentes formas de comemorá-la; Desenvolver atividades que promovam o
verdadeiro sentido que a Páscoa representa: solidariedade, afeto, colaboração,
renovação, amizade e cidadania; Estimular o exercício da cidadania através de
doações a instituições filantrópicas que necessitem de colaborações (trabalho
voluntário); Conhecer através de reportagens, vídeos ONG’s que fazem um
trabalho de promoção do cidadão, integrando-o novamente à sociedade;
Compreender a questão ideológica do consumismo como algo que não está
relacionado com a Páscoa; Confeccionar um bolo de chocolate com a turma;
Realizar um lanche coletivo na sala de aula para confraternização do grupo.
Enfoque: O verdadeiro sentido da Páscoa/ Os símbolos da Páscoa/ O consumismo/
Sistema Monetário/ Peso – sistema de medida./ Textos – receitas com chocolate,
música e poesia.
Recursos e atividades: Encartes, trabalhar a relação peso e
preço, pesquisa de preço – gráfico e tabela/ Problemas que envolvam o tema/
Lanche coletivo/ Amigo Oculto – barra de chocolate - Troca de cartões/ Músicas/
Histórias/ Confecção de receita e etc.