sexta-feira, 3 de abril de 2015

ENCONTRO PPIP/ LABORATÓRIOS 03/04

Rio de Janeiro, 3 de abril de 2015

FERIADO


SUGESTÃO 1

 PP:  TECNOLOGIA E CONSUMISMO. QUAL O REAL OBJETIVO DA PÁSCOA?

O QUE EU CONSUMO, ME CONSOME???


Objetivos:
Apresentar o tema da semana;
Despertar no aluno a importância de sabermos a origem das datas comemorativas no nosso país;
Conhecer a origem da Páscoa;
Conhecer e saber o significado dos símbolos da Páscoa;
Promover a confraternização do grupo.

Enfoques: História e Geografia – Onde surgiu a Páscoa? Como era comemorada? Qual a origem dessa festa? – Ciência /tecnologia – O Cacau – suas propriedades e benefícios à saúde. Saúde – o cuidado ao ingerir muito açúcar, importância de uma alimentação balanceada. Como é feito o chocolate? As pessoas sempre trocavam ovos de chocolate? Como era antigamente? Português – Elaboração de texto/ trabalho com música, poesia. Matemática – cálculos.
 
 Recursos e atividades: Pesquisa no laboratório de informática; pintura de ovos de galinha; desenho; utilização de vídeo. Trabalho com música (rima). Confecção de texto, por exemplo, montar um comercial de tv sobre a Páscoa (trabalhar a criatividade, a linguagem oral, expressão e etc.); plantar girassol (que é um símbolo da Páscoa). Realização de amigo oculto. Confecção de uma receita. Trabalho com encarte – promoções, cálculos e etc. Fração.
 
PP: cidadania que a gente quer por aqui - Tema Gerador: Coelhinho Da Páscoa, Que trazes Pra mim? Cidadania! Objetivos: Conhecer a origem histórica da Páscoa e as diferentes formas de comemorá-la; Desenvolver atividades que promovam o verdadeiro sentido que a Páscoa representa: solidariedade, afeto, colaboração, renovação, amizade e cidadania; Estimular o exercício da cidadania através de doações a instituições filantrópicas que necessitem de colaborações (trabalho voluntário); Conhecer através de reportagens, vídeos ONG’s que fazem um trabalho de promoção do cidadão, integrando-o novamente à sociedade; Compreender a questão ideológica do consumismo como algo que não está relacionado com a Páscoa; Confeccionar um bolo de chocolate com a turma; Realizar um lanche coletivo na sala de aula para confraternização do grupo. Enfoque: O verdadeiro sentido da Páscoa/ Os símbolos da Páscoa/ O consumismo/ Sistema Monetário/ Peso – sistema de medida./ Textos – receitas com chocolate, música e poesia. Recursos e atividades: Encartes, trabalhar a relação peso e preço, pesquisa de preço – gráfico e tabela/ Problemas que envolvam o tema/ Lanche coletivo/ Amigo Oculto – barra de chocolate - Troca de cartões/ Músicas/ Histórias/ Confecção de receita e etc. PROFESSORA MARIS FONTE: PROJETOS PEDAGÓGICOS DO CARMELINHA (PLANOS DE AÇÃO) ELABORADOS COM A COLABORAÇÃO DAS PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL, QUANDO TRABALHEI NA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA (2009/2010)como criar um blog
 
PP: cidadania que a gente quer por aqui - Tema Gerador: Coelhinho Da Páscoa, Que trazes Pra mim? Cidadania! Objetivos: Conhecer a origem histórica da Páscoa e as diferentes formas de comemorá-la; Desenvolver atividades que promovam o verdadeiro sentido que a Páscoa representa: solidariedade, afeto, colaboração, renovação, amizade e cidadania; Estimular o exercício da cidadania através de doações a instituições filantrópicas que necessitem de colaborações (trabalho voluntário); Conhecer através de reportagens, vídeos ONG’s que fazem um trabalho de promoção do cidadão, integrando-o novamente à sociedade; Compreender a questão ideológica do consumismo como algo que não está relacionado com a Páscoa; Confeccionar um bolo de chocolate com a turma; Realizar um lanche coletivo na sala de aula para confraternização do grupo. Enfoque: O verdadeiro sentido da Páscoa/ Os símbolos da Páscoa/ O consumismo/ Sistema Monetário/ Peso – sistema de medida./ Textos – receitas com chocolate, música e poesia. Recursos e atividades: Encartes, trabalhar a relação peso e preço, pesquisa de preço – gráfico e tabela/ Problemas que envolvam o tema/ Lanche coletivo/ Amigo Oculto – barra de chocolate - Troca de cartões/ Músicas/ Histórias/ Confecção de receita e etc. PROFESSORA MARIS FONTE: PROJETOS PEDAGÓGICOS DO CARMELINHA (PLANOS DE AÇÃO) ELABORADOS COM A COLABORAÇÃO DAS PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL, QUANDO TRABALHEI NA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA (2009/2010)como criar um blog
PP: cidadania que a gente quer por aqui - Tema Gerador: Coelhinho Da Páscoa, Que trazes Pra mim? Cidadania! Objetivos: Conhecer a origem histórica da Páscoa e as diferentes formas de comemorá-la; Desenvolver atividades que promovam o verdadeiro sentido que a Páscoa representa: solidariedade, afeto, colaboração, renovação, amizade e cidadania; Estimular o exercício da cidadania através de doações a instituições filantrópicas que necessitem de colaborações (trabalho voluntário); Conhecer através de reportagens, vídeos ONG’s que fazem um trabalho de promoção do cidadão, integrando-o novamente à sociedade; Compreender a questão ideológica do consumismo como algo que não está relacionado com a Páscoa; Confeccionar um bolo de chocolate com a turma; Realizar um lanche coletivo na sala de aula para confraternização do grupo. Enfoque: O verdadeiro sentido da Páscoa/ Os símbolos da Páscoa/ O consumismo/ Sistema Monetário/ Peso – sistema de medida./ Textos – receitas com chocolate, música e poesia. Recursos e atividades: Encartes, trabalhar a relação peso e preço, pesquisa de preço – gráfico e tabela/ Problemas que envolvam o tema/ Lanche coletivo/ Amigo Oculto – barra de chocolate - Troca de cartões/ Músicas/ Histórias/ Confecção de receita e etc. PROFESSORA MARIS FONTE: PROJETOS PEDAGÓGICOS DO CARMELINHA (PLANOS DE AÇÃO) ELABORADOS COM A COLABORAÇÃO DAS PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL, QUANDO TRABALHEI NA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA (2009/2010)como criar um blog
PP: cidadania que a gente quer por aqui - Tema Gerador: Coelhinho Da Páscoa, Que trazes Pra mim? Cidadania! Objetivos: Conhecer a origem histórica da Páscoa e as diferentes formas de comemorá-la; Desenvolver atividades que promovam o verdadeiro sentido que a Páscoa representa: solidariedade, afeto, colaboração, renovação, amizade e cidadania; Estimular o exercício da cidadania através de doações a instituições filantrópicas que necessitem de colaborações (trabalho voluntário); Conhecer através de reportagens, vídeos ONG’s que fazem um trabalho de promoção do cidadão, integrando-o novamente à sociedade; Compreender a questão ideológica do consumismo como algo que não está relacionado com a Páscoa; Confeccionar um bolo de chocolate com a turma; Realizar um lanche coletivo na sala de aula para confraternização do grupo. Enfoque: O verdadeiro sentido da Páscoa/ Os símbolos da Páscoa/ O consumismo/ Sistema Monetário/ Peso – sistema de medida./ Textos – receitas com chocolate, música e poesia. Recursos e atividades: Encartes, trabalhar a relação peso e preço, pesquisa de preço – gráfico e tabela/ Problemas que envolvam o tema/ Lanche coletivo/ Amigo Oculto – barra de chocolate - Troca de cartões/ Músicas/ Histórias/ Confecção de receita e etc. PROFESSORA MARIS FONTE: PROJETOS PEDAGÓGICOS DO CARMELINHA (PLANOS DE AÇÃO) ELABORADOS COM A COLABORAÇÃO DAS PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL, QUANDO TRABALHEI NA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA (2009/2SUGESTÃO PÁSC
Receita de brigadeiro de cenoura da Super Ziper

*Ingredientes
. 1 lata de leite condensado
. 2 cenouras pequenas/médias batidas no liquidificador com pouca água (o mínimo possível)
. 1 colher de manteiga
. açúcar cristal para finalizar ou granulado

*Modo de preparo:
Mesmo processo do brigadeiro tradicional. Coloque na panela uma lata de leite condensado, uma colher de manteiga e as cenouras batidas no liquidificador com pouca água. Misture bem e leve ao fogo médio. Misture sem parar usando uma colher de pau. Quando começar a descolar do fundo da panela, tire do fogo e deixe esfriar. Enrole bolinhas e aperte com os dedos até ficar em um formato de cone. Espete no palito enfeitado com fitinha verde e passe no açúcar cristal. Com o lado liso de uma faca, encoste de leve no brigadeiro para fazer as “ranhuras” da cenoura.
 
 
 
PP: cidadania que a gente quer por aqui - Tema Gerador: Coelhinho Da Páscoa, Que trazes Pra mim? Cidadania! Objetivos: Conhecer a origem histórica da Páscoa e as diferentes formas de comemorá-la; Desenvolver atividades que promovam o verdadeiro sentido que a Páscoa representa: solidariedade, afeto, colaboração, renovação, amizade e cidadania; Estimular o exercício da cidadania através de doações a instituições filantrópicas que necessitem de colaborações (trabalho voluntário); Conhecer através de reportagens, vídeos ONG’s que fazem um trabalho de promoção do cidadão, integrando-o novamente à sociedade; Compreender a questão ideológica do consumismo como algo que não está relacionado com a Páscoa; Confeccionar um bolo de chocolate com a turma; Realizar um lanche coletivo na sala de aula para confraternização do grupo. Enfoque: O verdadeiro sentido da Páscoa/ Os símbolos da Páscoa/ O consumismo/ Sistema Monetário/ Peso – sistema de medida./ Textos – receitas com chocolate, música e poesia. Recursos e atividades: Encartes, trabalhar a relação peso e preço, pesquisa de preço – gráfico e tabela/ Problemas que envolvam o tema/ Lanche coletivo/ Amigo Oculto – barra de chocolate - Troca de cartões/ Músicas/ Histórias/ Confecção de receita e etc. PROFESSORA MARIS FONTE: PROJETOS PEDAGÓGICOS DO CARMELINHA (PLANOS DE AÇÃO) ELABORADOS COM A COLABORAÇÃO DAS PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL, QUANDO TRABALHEI NA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA (2009/2010)como criar um blog
 
 
SUGESTÃO 2
 
PP: cidadania que a gente quer por aqui - Tema Gerador: Coelhinho Da Páscoa, Que trazes Pra mim? Cidadania!

 Objetivos: Conhecer a origem histórica da Páscoa e as diferentes formas de comemorá-la; Desenvolver atividades que promovam o verdadeiro sentido que a Páscoa representa: solidariedade, afeto, colaboração, renovação, amizade e cidadania; Estimular o exercício da cidadania através de doações a instituições filantrópicas que necessitem de colaborações (trabalho voluntário); Conhecer através de reportagens, vídeos ONG’s que fazem um trabalho de promoção do cidadão, integrando-o novamente à sociedade; Compreender a questão ideológica do consumismo como algo que não está relacionado com a Páscoa; Confeccionar um bolo de chocolate com a turma; Realizar um lanche coletivo na sala de aula para confraternização do grupo.

 Enfoque: O verdadeiro sentido da Páscoa/ Os símbolos da Páscoa/ O consumismo/ Sistema Monetário/ Peso – sistema de medida./ Textos – receitas com chocolate, música e poesia. 

Recursos e atividades: Encartes, trabalhar a relação peso e preço, pesquisa de preço – gráfico e tabela/ Problemas que envolvam o tema/ Lanche coletivo/ Amigo Oculto – barra de chocolate - Troca de cartões/ Músicas/ Histórias/ Confecção de receita e etc. 

PROFESSORA MARIS FONTE: PROJETOS PEDAGÓGICOS DO CARMELINHA (PLANOS DE AÇÃO) ELABORADOS COM A COLABORAÇÃO DAS PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL, QUANDO TRABALHEI NA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA (2009/2010)como criar um blog