O brinquedo é assim: Toalha
individual, retangular, medindo
40cm x 35cm, de cor vermelha, feita em
tecido de brim duplo. Presos a ela há vários
elementos que ajudam a criança cega na
atividade de alimentar-se.
No canto superior esquerdo, há um envelope
de tecido que se prende à toalha por
dois botões de madeira, dentro do qual
encontra-se um guardanapo.
No canto superior direito, há um suporte de
copo, de forma circular e cor azul, feito de
material emborrachado, preso à toalha com
velcro.
No canto inferior esquerdo, há uma sacolinha
plástica transparente, contendo uma
colher. Ainda na parte inferior, no centro,
há um círculo em relevo, feito de sinhaninha
branca, que mostra o local onde deve
ficar o prato. Sobre ele encontra-se outro
círculo, de tela emborrachada e tecido,
preso à toalha por quatro colchetes grandes
de pressão.
Ao lado direito do prato, há uma sacola de
plástico transparente, contendo um garfo e
uma faca.
Os elementos presos à toalha são feitos em
material agradável ao tato, com texturas
bem diferentes e incentivam as crianças a
realizarem brincadeiras e ações importantes
para seu desenvolvimento sensorial e coordenação
motora.
|
Combinar com as crianças
um almoço para comemorar
algum fato ou data.
Arrumar a mesa junto com
elas.
Cada criança deve ter o
seu conjunto para manusear,
reconhecer a
forma, textura, tamanho,
cores e material; remover
os elementos, abrir o
envelope para retirar o
guardanapo, desabotoar e
remover o círculo maior,
retirar o círculo menor, os
talheres.
Ajudar as crianças a estabelecer
comparações entre
os vários elementos, o
tamanho dos círculos, a
forma do envelope; a
reconhecer
os objetos pelo
|
nome, uso e função.
Incentivá-las a repor as
peças no lugar e arrumar
as toalhas sobre a mesa.
Colocar sobre a mesa
pratos e copos para que as
crianças possam manuseá-los
e arrumá-los sobre as
toalhas.
Servir uma pequena
refeição e, ao colocar os
alimentos no prato de
cada criança, comentar
sobre cada um deles, verificar
quais são os conhecidos,
incentivá-las a cheirar
e tocar os alimentos e
pedir que expressem seu
gosto.
Pedir que retirem os talheres
do envelope, digam
seu nome, uso e função. Se a criança não
souber se alimentar,
fazer da seguinte
maneira: colocar a mão dela
sobre a sua e realizar o movimento
de pegar a comida e
levá-la à boca. Depois deixar
que ela pegue a colher, colocando
sua mão sobre a dela.
Finalmente, quando ela já souber
como fazer, dar só o apoio
no cotovelo.
Ajudar a remover o guardanapo
do envelope, comentar sobre o
material de que é feito, falar da
importância de usá-lo.
É importante comentar sobre
os diferentes alimentos presentes,
sua origem, se são crus
ou cozidos, pegá-los, conhece-los
pelo nome, aprender a identificá-los pela
forma, textura,
sabor e aroma. Ajudar as crianças a
colocar
líquido na caneca, pondo o
dedo dentro para que sintam
quando está cheia. Ou então
mostrar como é possível a
orientação pelo peso da caneca.
É importante que aprendam a
tomar o líquido sem ajuda.
Ajudar as crianças a preparar
sanduíche e suco. Na sobremesa
dar as frutas para que as
conheçam pelo tato, sabor e
aroma: banana, maçã, mexerica.
Não cortar a banana em
rodelas, não raspar a maçã,
deixar que elas peguem e sintam
a forma e a textura da
fruta inteira. Incentivar a brincadeira
de
casinha, comidinha; inventar
histórias e representá-las.
Para crianças maiores, ensinar a
posição dos alimentos no prato,
comparando com a posição dos
ponteiros do relógio.
Mostrar à família a importância
da criança participar das
refeições
familiares.
|