Rio de Janeiro, 15 de mai de 2015
(continuação laboratórios)
ATRAVÉS DE UMA HISTÓRIA INFANTIL:
OBSERVAR NAS SITUAÇÕES DO COTIDIANO, A PRESENÇA DA ESCRITA E DA LEITURA COMO INSTRUMENTOS DESTE MESMO COTIDIANO E IMPRESCINDÍVEIS À VIDA HUMANA;
CONFECCIONAR SUPORTES PARA SITUAÇÕES DO COTIDIANO ONDE ESTÃO PRESENTES (AINDA QUE IMPLÍCITO) A ESCRITA E A LEITURA;
VIVENCIAR A ELABORAÇÃO DESSES DIVERSOS MOMENTOS DA FUNÇÃO SOCIAL DA ESCRITA/ LEITURA PARA EXEMPLIFICÁ-LA E DEMONSTRAR AS DIFERENTES ESTRUTURAS DE GÊNEROS, ASSIM COMO, ALGUNS SUPORTES.
ATIVIDADE ADAPTAÇÃO DO DESENHO PEPPA PIG - O BEBÊ DA DONA COELHA
OBJETIVOATRAVÉS DE UMA HISTÓRIA INFANTIL:
OBSERVAR NAS SITUAÇÕES DO COTIDIANO, A PRESENÇA DA ESCRITA E DA LEITURA COMO INSTRUMENTOS DESTE MESMO COTIDIANO E IMPRESCINDÍVEIS À VIDA HUMANA;
CONFECCIONAR SUPORTES PARA SITUAÇÕES DO COTIDIANO ONDE ESTÃO PRESENTES (AINDA QUE IMPLÍCITO) A ESCRITA E A LEITURA;
VIVENCIAR A ELABORAÇÃO DESSES DIVERSOS MOMENTOS DA FUNÇÃO SOCIAL DA ESCRITA/ LEITURA PARA EXEMPLIFICÁ-LA E DEMONSTRAR AS DIFERENTES ESTRUTURAS DE GÊNEROS, ASSIM COMO, ALGUNS SUPORTES.
Suportes da escrita
Suporte ou portador é o meio físico ou virtual que serve de base para a materialização de
um texto. Atualmente, existem vários
tipos de suporte: jornal, revista, outdoor, embalagem, livro, software,
blog etc. Enviar um e-mail ou postar uma carta no correio? Escrever
um diário ou produzir um blog? Essas são perguntas cujas respostas
envolvem, necessariamente, a escolha de um ou de outro tipo de suporte e de
gênero textual. Isto porque texto e suporte são inseparáveis – não
existe texto sem suporte. Este define a formatação, a composição e os modos de
leitura de um dado gênero textual. Assim, uma modificação no suporte
material de um texto pode modificar o próprio gênero textual que nele se
veicula.
O suporte tem relação direta com
os propósitos comunicativos que se deseja alcançar. Tomemos como exemplo uma
empresa que quisesse veicular uma campanha publicitária para um público maior e
mais heterogêneo e decidisse utilizar, como suporte de seus anúncios publicitários,
os vidros traseiros de ônibus ou sacos que embalam os pães nas padarias. Nesse
caso, temos dois suportes que, a princípio, foram incidentais, ou seja, não
foram criados para serem portadores de qualquer gênero textual, mas
tornaram-se uma alternativa criativa para permitir a circulação de uma campanha
por vários locais da cidade, possibilidade não oferecida por um outdoor, que
permanece fixo em um mesmo local.
No processo de ensino e
aprendizagem da leitura e da escrita, não basta, portanto, trabalhar diferentes
gêneros textuais; é necessário explorar também os diversos suportes em que tais
gêneros são veiculados. O leitor de um texto deve conhecer o suporte em que o
texto foi veiculado e, com ele, o contexto em que aquele texto está inserido.
Da mesma forma, a criança, ao escrever um texto, deve ter em mente onde ele
será veiculado. Sentido – texto/ relação – contexto/ suporte – produção.
A interação verbal só é possível
por meio de algum gênero que se materializa em textos, que assumem formas
variadas para atender a propósitos diversos, e essas formas e propósitos
somente são acessíveis por meio dos suportes, pois neles é que estão gravadas e
registradas (física ou virtualmente) as marcas dessa interação que se estabelece.
Tipos
de texto: narrativo, dissertativo, descritivo etc.
Os
gêneros textuais podem ser definidos como conjuntos de características comuns
de um texto: formato assunto estilo contexto
O
conceito de gênero textual está, muitas vezes,
ligado as suas necessidade, ao cotidiano. Para cada situação, para cada
necessidade, para cada interesse - um
gênero diferente: e-mail, carta, receita culinária, manual, notícia de jornal,
conversa de telefone, manifesto político, reportagem, bula de remédio, lista de
compra, cardápio etc.
O
suporte é o locus físico ou virtual com formato específico que serve de base ou
ambiente de fixação do gênero ou materializado como texto: blog, jornal,
revista, livro, telefone, rádio, outdoor, televisão, quadro de aviso, mural,
pedaço de papel, encarte etc.
História
da Peppa
Tipo narrativo
Tipo narrativo
Gênero história infantil
Suporte vídeo - desenho animado
gêneros textuais
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Laboratório
Linguagem e Alfabetização
Peppa Pig é uma série
britânica de desenhos animados para crianças em idade pré-escolar, produzida
por Astley Baker Davies.
Os desenhos contam a história de Peppa, uma porquinha cor-de-rosa que vive com seu irmão George e seus pais Papai Pig e Mamãe
Pig em uma cidade fictícia.
Vídeo (desenho) – O bebê da Dona Coelha
Com palavras ou uma palavra, defina partes da
historinha e relacione no cotidiano, o uso de gêneros textuais, tendo como cenário, a história apresentada.
Resumo
Resumo
Gêneros
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Momentos da história
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Lista de nomes (suporte: revista/ livros)
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As crianças comentando sugestões de nomes
para o bebê
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Receita ( suporte: livros, revistas. caderno, site)
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Mamãe coelha diz que tem comido muito e
deseja comer...
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Mapa ( guia de viagem) / gps)
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Mamãe acha que vai ter o bebê
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Lista para preparar a mala
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Papai, oralmente, fala tudo que precisa levar
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Pulseirinha
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Os bebê estão na maternidade
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Cartão de agradecimento
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Os bebês já estão em casa e recebem visitas
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Certidão de Nascimento
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Livro dos bebês
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Outras opções de registros escritos ( Função social da escrita)
Bulas de remédio - ( Vitaminas da mamãe) ou Cardápio (Dieta para a gestante)
Placa - maternidade ( O Papai é proibido entrar)
Classificados de Jornais ou encartes de loja com promoções - Nascem dois bebês e os pais precisam comprar mais um carrinho
Foto da família
Bulas de remédio - ( Vitaminas da mamãe) ou Cardápio (Dieta para a gestante)
Placa - maternidade ( O Papai é proibido entrar)
Classificados de Jornais ou encartes de loja com promoções - Nascem dois bebês e os pais precisam comprar mais um carrinho
Foto da família