sexta-feira, 15 de maio de 2015

ENCONTRO PPIP/ LABORATÓRIOS 15/05




 Rio de Janeiro, 15 de mai de 2015
(continuação laboratórios)

ATIVIDADE ADAPTAÇÃO DO DESENHO PEPPA PIG - O BEBÊ DA DONA COELHA
OBJETIVO

ATRAVÉS DE UMA HISTÓRIA INFANTIL:

OBSERVAR  NAS SITUAÇÕES DO COTIDIANO, A PRESENÇA DA ESCRITA E DA LEITURA COMO INSTRUMENTOS DESTE MESMO COTIDIANO E IMPRESCINDÍVEIS À VIDA HUMANA;

CONFECCIONAR SUPORTES PARA SITUAÇÕES DO COTIDIANO ONDE ESTÃO PRESENTES (AINDA QUE IMPLÍCITO) A ESCRITA E A LEITURA;

VIVENCIAR A ELABORAÇÃO DESSES DIVERSOS MOMENTOS DA FUNÇÃO SOCIAL DA ESCRITA/ LEITURA PARA EXEMPLIFICÁ-LA E DEMONSTRAR AS DIFERENTES ESTRUTURAS DE GÊNEROS, ASSIM COMO, ALGUNS SUPORTES.

Suportes da escrita
Suporte ou portador é o meio físico ou virtual que serve de base para a materialização de um texto. Atualmente, existem vários tipos de suporte: jornal, revista, outdoor, embalagem, livro, software, blog etc. Enviar um e-mail ou postar uma carta no correio? Escrever um diário ou produzir um blog? Essas são perguntas cujas respostas envolvem, necessariamente, a escolha de um ou de outro tipo de suporte e de gênero textual. Isto porque texto e suporte são inseparáveis – não existe texto sem suporte. Este define a formatação, a composição e os modos de leitura de um dado gênero textual.  Assim, uma modificação no suporte material de um texto pode modificar o próprio gênero textual que nele se veicula.
O suporte tem relação direta com os propósitos comunicativos que se deseja alcançar. Tomemos como exemplo uma empresa que quisesse veicular uma campanha publicitária para um público maior e mais heterogêneo e decidisse utilizar, como suporte de seus anúncios publicitários, os vidros traseiros de ônibus ou sacos que embalam os pães nas padarias. Nesse caso, temos dois suportes que, a princípio, foram incidentais, ou seja, não foram criados para serem portadores de qualquer gênero textual, mas tornaram-se uma alternativa criativa para permitir a circulação de uma campanha por vários locais da cidade, possibilidade não oferecida por um outdoor, que permanece fixo em um mesmo local.
No processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita, não basta, portanto, trabalhar diferentes gêneros textuais; é necessário explorar também os diversos suportes em que tais gêneros são veiculados. O leitor de um texto deve conhecer o suporte em que o texto foi veiculado e, com ele, o contexto em que aquele texto está inserido. Da mesma forma, a criança, ao escrever um texto, deve ter em mente onde ele será veiculado. Sentido – texto/ relação – contexto/ suporte – produção.
A interação verbal só é possível por meio de algum gênero que se materializa em textos, que assumem formas variadas para atender a propósitos diversos, e essas formas e propósitos somente são acessíveis por meio dos suportes, pois neles é que estão gravadas e registradas (física ou virtualmente) as marcas dessa interação que se estabelece.


Tipos de texto: narrativo, dissertativo, descritivo etc.
Os gêneros textuais podem ser definidos como conjuntos de características comuns de um texto: formato assunto estilo contexto
O conceito de gênero textual está, muitas vezes,  ligado as suas necessidade, ao cotidiano. Para cada situação, para cada necessidade, para cada interesse -  um gênero diferente: e-mail, carta, receita culinária, manual, notícia de jornal, conversa de telefone, manifesto político, reportagem, bula de remédio, lista de compra, cardápio etc.
O suporte é o locus físico ou virtual com formato específico que serve de base ou ambiente de fixação do gênero ou materializado como texto: blog, jornal, revista, livro, telefone, rádio, outdoor, televisão, quadro de aviso, mural, pedaço de papel, encarte etc.


História da Peppa
Tipo narrativo
Gênero história infantil
Suporte vídeo - desenho animado

gêneros textuais















____________________________________________________________________________

Laboratório Linguagem e Alfabetização
Peppa Pig é uma série britânica de desenhos animados para crianças em idade pré-escolar, produzida por Astley Baker Davies. Os desenhos contam a história de Peppa, uma porquinha cor-de-rosa que vive com seu irmão George e seus pais Papai Pig e Mamãe Pig em uma cidade fictícia.
Vídeo (desenho) – O bebê da Dona Coelha
Com palavras ou uma palavra, defina partes da historinha e relacione no cotidiano, o uso de gêneros textuais, tendo como cenário, a história apresentada.
Resumo




Gêneros
Momentos da história


Lista de nomes (suporte: revista/ livros)
  As crianças comentando sugestões de nomes para o bebê
Receita ( suporte: livros, revistas. caderno, site)
  Mamãe coelha diz que tem comido muito e deseja comer...
Mapa ( guia de viagem) / gps)
Mamãe acha que vai ter o bebê
Lista para preparar a mala
Papai, oralmente, fala tudo que precisa levar
Pulseirinha
Os bebê estão na maternidade
Cartão de agradecimento
Os bebês já estão em casa e recebem visitas
Certidão de Nascimento

Livro dos bebês



Outras opções  de registros escritos ( Função social da escrita)

Bulas de remédio - ( Vitaminas da mamãe) ou Cardápio (Dieta para a gestante)
Placa - maternidade ( O Papai é proibido entrar)
Classificados de Jornais ou encartes de loja com promoções - Nascem dois bebês e os pais precisam comprar mais um carrinho
Foto da família