sexta-feira, 8 de maio de 2015
ENCONTRO PPIP/ LABORATÓRIOS 08/05
Rio de Janeiro, 08 de maio de 2015.
UNINDO PPIP E LABORATÓRIOS
(continuação III)
TRABALHANDO LABORATÓRIO
AEE - OS " PADRÕES" QUE ENGESSADOS AO LONGO DA HISTÓRIA
CULTURAS - OS DIVERSOS GRUPOS FAMILIARES E SUAS HISTÓRIAS/ COTIDIANO
VIDA E NATUREZA
LINGUAGENS E ALFABETIZAÇÕES - CONSTRUÇÃO DE TEXTOS/ LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
Desenvolver a linguagem oral, descrevendo na foto a organização familiar;
Apresentar a família;
Compartilhar um pouco da sua história de vida;
Perceber que a mãe biológica, quando ausente, pode ser o pai, a tia, a vó, o irmão... Alguém que faz o papel de mãe na sua vida;
Valorizar os laços familiares,
Desmistificar a ideia da família e mãe ideal.
Foi solicitado aos alunos no encontro anterior que levassem fotos de suas famílias.
Dispostos em roda, todas as fotos foram recolhidas e depois, distribuídas no grupo. Cada aluno descreveu a família do colega (algumas vezes sem conseguir identificar o colega por ser uma foto do período da infância), dando a cada membro um papel no grupo familiar: pai, tio, tia, mãe, vó, irmão etc. Após, o colega que trouxe a foto disse se a descrição estava correta ou não, e no caso, apresentou sua família para o grupo.
Foi interessante, pois o grupo ficou interessado em conhecer a família do colega, assim como, se surpreendeu quando a organização familiar não era a descrita.
Expressar-se oralmente;
Relacionar ideias;
Ampliar o vocabulário;
Construir um texto coletivamente a partir de objetos.
Cada aluno trouxe para a sala um objeto que lembra a figura materna. Todos os objetos foram colocados em uma sacola. Em um grande círculo, cada aluno foi tirando um objeto da sacola e construindo um texto.
Primeiro, cada aluno tirou um objeto. Após todos terem pego algum objeto decidimos um tema: MÃE.
Seguindo o círculo, fomos construindo a história com o apoio dos objetos,
Por fim, a turma construiu um lindo POEMA.
UNINDO PPIP E LABORATÓRIOS
(continuação III)
TRABALHANDO LABORATÓRIO
AEE - OS " PADRÕES" QUE ENGESSADOS AO LONGO DA HISTÓRIA
CULTURAS - OS DIVERSOS GRUPOS FAMILIARES E SUAS HISTÓRIAS/ COTIDIANO
VIDA E NATUREZA
LINGUAGENS E ALFABETIZAÇÕES - CONSTRUÇÃO DE TEXTOS/ LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
Dinâmica 1
ATIVIDADE COM FOTO
Ler imagem (foto);Desenvolver a linguagem oral, descrevendo na foto a organização familiar;
Apresentar a família;
Compartilhar um pouco da sua história de vida;
Perceber que a mãe biológica, quando ausente, pode ser o pai, a tia, a vó, o irmão... Alguém que faz o papel de mãe na sua vida;
Valorizar os laços familiares,
Desmistificar a ideia da família e mãe ideal.
Foi solicitado aos alunos no encontro anterior que levassem fotos de suas famílias.
Dispostos em roda, todas as fotos foram recolhidas e depois, distribuídas no grupo. Cada aluno descreveu a família do colega (algumas vezes sem conseguir identificar o colega por ser uma foto do período da infância), dando a cada membro um papel no grupo familiar: pai, tio, tia, mãe, vó, irmão etc. Após, o colega que trouxe a foto disse se a descrição estava correta ou não, e no caso, apresentou sua família para o grupo.
Foi interessante, pois o grupo ficou interessado em conhecer a família do colega, assim como, se surpreendeu quando a organização familiar não era a descrita.
Dinâmica 2
CONSTRUÇÃO DE TEXTO COM OBJETOS
Expressar-se oralmente;
Relacionar ideias;
Ampliar o vocabulário;
Construir um texto coletivamente a partir de objetos.
Cada aluno trouxe para a sala um objeto que lembra a figura materna. Todos os objetos foram colocados em uma sacola. Em um grande círculo, cada aluno foi tirando um objeto da sacola e construindo um texto.
Primeiro, cada aluno tirou um objeto. Após todos terem pego algum objeto decidimos um tema: MÃE.
Seguindo o círculo, fomos construindo a história com o apoio dos objetos,
Por fim, a turma construiu um lindo POEMA.
Marcadores:
08/05,
DIA DAS MÃES,
DINÂMICAS,
LAB. LINGUAGENS E ALFABETIZAÇÕES,
LABORATÓRIO DE CULTURAS,
POEMA DIA DAS MÃES,
PPIP E LABORATÓRIOS,
TRABALHANDO FAMÍLIA
ENCONTRO PPIP/ LABORATÓRIOS 08/05
Rio de Janeiro, 08 de maio de 2015.
UNINDO PPIP E LABORATÓRIOS
(continuação II)
EXEMPLO DE PLANO DE AÇÃO PARA UM BIMESTRE
HISTÓRIA
UNINDO PPIP E LABORATÓRIOS
(continuação II)
Atividades - Dia das MÃES / FAMÍLIA
Tema Gerador: CONECTANDO-SE COM AS RAÍZES FAMILIARES – MINHAS PRIMEIRAS INFLUÊNCIASHISTÓRIA
ENCONTRO PPIP/ LABORATÓRIOS 08/05
Rio de Janeiro, 08 de maio de 2015.
UNINDO PPIP E LABORATÓRIOS
(continuação I)
Atividades - Dia das MÃES / FAMÍLIA
Tema Gerador: CONECTANDO-SE COM AS RAÍZES FAMILIARES – MINHAS PRIMEIRAS INFLUÊNCIAS
PLANO DE AÇÃO CARMELINHA (para Educação Infantil e Ensino Fundamental)
Realizar atividades onde os alunos possam perceber o quanto a tecnologia influencia o modo como nos relacionamos e a partir dessa percepção, discutir as relações familiares;
Valorizar a importância do grupo familiar para a sociedade e o respeito à diversidade dos grupos familiares;
Compreender a figura do pai e da mãe como alguém que faz parte da família e divide com a mulher ou com outras pessoas as responsabilidades do lar;
Promover a valorização da figura paterna e materna que muitas vezes está na figura do tio, do avô, do irmão e etc, refletindo novamente sobre as diversas configurações familiares;
Enfatizar a importância dos sentimentos, do convívio e respeito no grupo familiar.
Alguns enfoques:
As Diversas Configurações Familiares, A figura materna e a importância dos Laços Familiares em nossas vidas.
Recursos e Atividades:
Atividades com músicas, histórias, vídeos que tratem do tema: família. Pedir que os alunos levem para a sala de aula fotos da família e que numa grande roda falem de como é sua família, a rotina de cada um e etc. Pedir que tragam a ultrassonografia (caso o responsável permita que a criança leve à escola). É uma oportunidade de reforçar o quanto a tecnologia está presente nas nossas vidas e sua importância.
Outra sugestão de atividade é trocar as fotos antes das apresentações propriamente ditas, e pedir que cada aluno apresente como se fosse sua família. Será uma experiência interessante. Talvez, ele determine uma “função” para algumas pessoas do grupo familiar que não seja a real função no grupo. Essa atividade permite às crianças perceberem que a função em si, não é tão importante, mas o que cada um representa pra ela no grupo.Se há relações de carinho, respeito, consideração, amizade, apoio e etc. E se ela, criança, tem contribuído de alguma forma para o grupo familiar com suas atitudes, palavras e etc.
O vídeo dos Flistones mostra de forma ilusória como era a vida na Idade da Pedra, no entanto é possível, fazermos comparações com outros desenhos, cujas histórias se passam em outros contextos históricos, mostrando também uma diversidade de grupos familiares e contextos.
O desenho para os menores e o filme para os maiores vai favorecer esses olhares e o trabalho desses conceitos com a turma. Será que a família foi sempre a mesma?
O importante é enfatizar que a família, seja qual for a formação do grupo, é uma instituição importante para a sociedade, que ela faz parte da nossa história como o primeiro grupo do qual fazemos parte e é ali, no grupo, que aprendemos os primeiros passos, recebemos valores, hábitos, costumes, idéias e nos identificamos.
Será que a família foi sempre a mesma? Como era a função do pai, da mãe nas famílias antigas? E hoje?
Como era a vida da família? As pessoas tinham tempo para conversar, contar histórias, brincar com os filhos? E hoje, temos tempo? Que histórias contavam? Que músicas cantavam? Dormiam cedo? Que tipo de música dançavam? Como era o som? Havia CD? Como meus avós se vestiam? Onde eles moravam? E etc. (Caso, a família ainda tenha alguma música que possa ser tocada na sala, ou mesmo algum objeto ou equipamento que permita a reprodução daquela mídia, perguntar à família se há possibilidade de trazer para a escola e mostrar para a turma. Imaginem quantas músicas, ritmos aparecerão. As crianças vão notar que a produção cultural é algo vivo, a qual também participamos da produção, criando e transformando, assim como, somos influenciados).
Outra sugestão é marcar um bailinho na sala com as músicas que as vovós da turma gostam, por exemplo.
Essas e outras questões podem ser levantadas através de entrevistas com perguntas elaboradas pelos alunos na sala de aula e serão feitas em casa, com a própria família do aluno. É uma forma de provocar nossos alunos e seus familiares para que de alguma forma conversem, troquem informações, que nossos alunos tomem conhecimento da história de suas famílias e de sua própria história e origem. Alguns alunos não tem sua origem familiar na região sudeste, sua origem familiar é de outra região... Aproveite isso! Incentive o seu aluno à pesquisa, instigue a sua curiosidade. Não esqueça que o processo tecnológico se construiu inicialmente a partir da necessidade, da curiosidade, da tentativa, da ousadia, da criatividade. Vamos despertar esse espírito curioso nos nossos alunos
Convidar alguém da família de um aluno que tenha disponibilidade, uma avó ou um avô, também é uma ótima sugestão. A turma pode fazer uma entrevista na sala e ao final, entregar um cartão, uma poesia. Alguma produção feita pela turma em agradecimento.(Percebam o uso social da escrita)
Elaboração de entrevistas, de metas para a pesquisa que vão realizar em relação às suas raízes familiares. Elaboração de poesia sobre a família, de bilhetinhos para as pessoas queridas na família, bilhetinho com pedido de desculpas caso a criança tenha “brigado” com algum familiar ou feito algo que não devia são outras sugestões que podem ser realizadas.
Elaboração de desenhos no paint, recadinhos escritos no word etc.
Levantar listas, como por exemplo, o que eu aprendi com a minha família, por qual motivo minha família é importante, por qual motivo eu sou importante para a minha família, o que eu ensinei para a minha família e etc. Mostrar para os alunos que embora as famílias, atualmente, estejam se distanciando um pouco por conta da vida corrida, do trabalho, das mães trabalharem fora, por causa da tv, da internet (e esse distanciamento é muito ruim – podemos enviar mensagens aos familiares durante essas duas semanas sobre a importância de terem qualidade no momento que estiverem em casa junto de seus filhos), algumas coisas mudaram para melhor. Hoje, a criança tem mais espaço para conversar com seus pais, fazer perguntas... Coisa que não acontecia antigamente. Hoje, há uma abertura maior, neste sentido, filhos e pais, tios, tias, avós...Estão mais próximos.
As turmas maiores podem discutir sobre alguns programas que tratam da família:
A tecnologia levanta discussões sobre os tipos de família e as relações familiares. Importante compreender que não existe uma família ideal e que vivemos juntos para que possamos aprender uns com os outros no grupo familiar. É como se a família fosse, e é, uma preparação para as nossas relações fora dela, com outras pessoas numa dimensão maior. O trabalho com reportagens de jornais e revistas para as turmas maiores é outra sugestão.
Esse resgate da família também vai possibilitar o resgate de músicas e histórias. Quais músicas minha avó cantava, minha tia, minha mãe?... Eram cantigas, acalantos? Quais histórias minha avó, minha bisa contavam?
Além disso, podemos trabalhar conceitos matemáticos e operações matemáticas a partir de datas de documento, registros (fotos), contagem, agrupamento e etc. Fazer um gráfico das histórias mais citadas e cantigas. Números de versos de uma música, por exemplo. Modificar histórias, modificar finais. Comparar e perceber que uma mesma cantiga ou história pode ser modificada. Cada um conta de um jeito e com o tempo surgem muitas versões da mesma história: Quem conta um conto, aumenta um ponto! Seria legal montar um painel com esse título e fazer o registro de uma mesma história e suas versões
Convidar uma vovó para contar história também seria uma delícia. Ainda mais se essa história for a história de vida dela.
As vovós e vovôs como vivem hoje???
Os idosos têm, atualmente, uma vida mais ativa. Muitos ainda trabalham, outros criam os netos e netas... Vamos pesquisar o que mudou e quais as causas dessas mudanças?
Quais influências, exemplos estamos recebendo da terceira idade?
Quanto assunto!
Você pode levantar uma questão para a turma ao final da semana:
Nós formamos uma família? Nossa turma é uma grande família? O que vocês acham?
Importante:
O papel dos avós na família vai muito além dos mimos dados aos netos, e muitas vezes eles são o suporte afetivo e financeiro de pais e filhos. Por isso, se diz que os avós são pais duas vezes.
As avós são também chamadas de "segunda mãe", e os avôs, de "segundo pai", e muitas vezes estão ao lado e mesmo à frente da educação de seus netos, com sua sabedoria, experiência e com certeza um sentimento maravilhoso de estar vivenciando os frutos de seu fruto, ou seja, a continuidade das gerações.
Celebrar o Dia dos Avós significa celebrar a experiência de vida, reconhecer o valor da sabedoria adquirida, não apenas nos livros, nem nas escolas, mas no convívio com as pessoas e com a própria natureza.
Aproveite esta data para mandar uma mensagem de carinho aos queridos vovô e vovó e dizer o quanto você lembra deles.
SITE BRASIL ESCOLA (CURIOSIDADE NO DIA DOS PAIS)
Hoje em dia existem leis que favorecem os idosos, isso é questão de respeito com os mesmos e devemos acatá-las. Assim, os idosos têm o direito de entrar na frente das filas, não pagam passagens de ônibus, possuem vagas especiais em estacionamentos, dentre outros. É muito justo que isso aconteça, pois seus corpos já não são mais capazes de suportar o cansaço que pessoas mais novas conseguem.
Importante:
Você já atentou para a composição familiar de seus alunos? Hoje é comum crianças morarem com os tios, apenas com a mãe ou o pai, com os avós, então provavelmente encontrará pelo menos um dos alunos com uma constituição familiar diferente. Essas variações são atestadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE). De acordo com o Instituto, o termo ‘família’ inclui ligações por consanguinidade, dependência econômica e/ou residência em uma mesma casa e, também, grupos diferentes de pessoas que habitam o mesmo domicílio. Percebe-se assim que as famílias que saem do formato “pai, mãe e filhos” têm sido reconhecidas.
Segundo pesquisa, as pessoas estão vivendo mais sozinhas e gerando menos filhos. Revela ainda que a consolidação da mulher como chefe de família ocorreu em razão do desemprego do companheiro, ou do divórcio. A pesquisa apontou que as famílias compostas apenas por mulheres e filhos são em média 18,1%; 3% a mais que no ano de 1996 que era de 15,8%. O porcentual do grupo familiar tradicional (pai, mãe e
filhos) que em 1996 era de 73,3%, baixou para 67,6% em 2006.
Todos esses fatores merecem atenção por parte das escolas, uma vez que podem provocar conseqüências diretas para as mesmas. É importante pensar em como fica para a criança ver a maior parte dos amigos recebendo os pais, enquanto o seu não chega, seja por qualquer motivo: trabalho, distância, outra família, falecimento. No Dia dos Pais lembre-se que poderá estar lidando com qualquer um desses casos, por isso dispense um maior cuidado para celebrar algumas datas comemorativas, legitimando sempre o sentimento da criança e também de sua família.
A escola pode abordar essa questão propondo à criança que convide uma pessoa com quem tem um bom relacionamento para a comemoração.
Por Patrícia Lopes
Graduada em Psicologia
Equipe Brasil Escola
Tema Gerador: CONECTANDO-SE COM AS RAÍZES FAMILIARES – MINHAS PRIMEIRAS INFLUÊNCIAS
PLANO DE AÇÃO CARMELINHA (para Educação Infantil e Ensino Fundamental)
Realizar atividades onde os alunos possam perceber o quanto a tecnologia influencia o modo como nos relacionamos e a partir dessa percepção, discutir as relações familiares;
Valorizar a importância do grupo familiar para a sociedade e o respeito à diversidade dos grupos familiares;
Compreender a figura do pai e da mãe como alguém que faz parte da família e divide com a mulher ou com outras pessoas as responsabilidades do lar;
Promover a valorização da figura paterna e materna que muitas vezes está na figura do tio, do avô, do irmão e etc, refletindo novamente sobre as diversas configurações familiares;
Enfatizar a importância dos sentimentos, do convívio e respeito no grupo familiar.
Alguns enfoques:
As Diversas Configurações Familiares, A figura materna e a importância dos Laços Familiares em nossas vidas.
Recursos e Atividades:
Atividades com músicas, histórias, vídeos que tratem do tema: família. Pedir que os alunos levem para a sala de aula fotos da família e que numa grande roda falem de como é sua família, a rotina de cada um e etc. Pedir que tragam a ultrassonografia (caso o responsável permita que a criança leve à escola). É uma oportunidade de reforçar o quanto a tecnologia está presente nas nossas vidas e sua importância.
Outra sugestão de atividade é trocar as fotos antes das apresentações propriamente ditas, e pedir que cada aluno apresente como se fosse sua família. Será uma experiência interessante. Talvez, ele determine uma “função” para algumas pessoas do grupo familiar que não seja a real função no grupo. Essa atividade permite às crianças perceberem que a função em si, não é tão importante, mas o que cada um representa pra ela no grupo.Se há relações de carinho, respeito, consideração, amizade, apoio e etc. E se ela, criança, tem contribuído de alguma forma para o grupo familiar com suas atitudes, palavras e etc.
O vídeo dos Flistones mostra de forma ilusória como era a vida na Idade da Pedra, no entanto é possível, fazermos comparações com outros desenhos, cujas histórias se passam em outros contextos históricos, mostrando também uma diversidade de grupos familiares e contextos.
O desenho para os menores e o filme para os maiores vai favorecer esses olhares e o trabalho desses conceitos com a turma. Será que a família foi sempre a mesma?
O importante é enfatizar que a família, seja qual for a formação do grupo, é uma instituição importante para a sociedade, que ela faz parte da nossa história como o primeiro grupo do qual fazemos parte e é ali, no grupo, que aprendemos os primeiros passos, recebemos valores, hábitos, costumes, idéias e nos identificamos.
Será que a família foi sempre a mesma? Como era a função do pai, da mãe nas famílias antigas? E hoje?
Como era a vida da família? As pessoas tinham tempo para conversar, contar histórias, brincar com os filhos? E hoje, temos tempo? Que histórias contavam? Que músicas cantavam? Dormiam cedo? Que tipo de música dançavam? Como era o som? Havia CD? Como meus avós se vestiam? Onde eles moravam? E etc. (Caso, a família ainda tenha alguma música que possa ser tocada na sala, ou mesmo algum objeto ou equipamento que permita a reprodução daquela mídia, perguntar à família se há possibilidade de trazer para a escola e mostrar para a turma. Imaginem quantas músicas, ritmos aparecerão. As crianças vão notar que a produção cultural é algo vivo, a qual também participamos da produção, criando e transformando, assim como, somos influenciados).
Outra sugestão é marcar um bailinho na sala com as músicas que as vovós da turma gostam, por exemplo.
Essas e outras questões podem ser levantadas através de entrevistas com perguntas elaboradas pelos alunos na sala de aula e serão feitas em casa, com a própria família do aluno. É uma forma de provocar nossos alunos e seus familiares para que de alguma forma conversem, troquem informações, que nossos alunos tomem conhecimento da história de suas famílias e de sua própria história e origem. Alguns alunos não tem sua origem familiar na região sudeste, sua origem familiar é de outra região... Aproveite isso! Incentive o seu aluno à pesquisa, instigue a sua curiosidade. Não esqueça que o processo tecnológico se construiu inicialmente a partir da necessidade, da curiosidade, da tentativa, da ousadia, da criatividade. Vamos despertar esse espírito curioso nos nossos alunos
Convidar alguém da família de um aluno que tenha disponibilidade, uma avó ou um avô, também é uma ótima sugestão. A turma pode fazer uma entrevista na sala e ao final, entregar um cartão, uma poesia. Alguma produção feita pela turma em agradecimento.(Percebam o uso social da escrita)
Elaboração de entrevistas, de metas para a pesquisa que vão realizar em relação às suas raízes familiares. Elaboração de poesia sobre a família, de bilhetinhos para as pessoas queridas na família, bilhetinho com pedido de desculpas caso a criança tenha “brigado” com algum familiar ou feito algo que não devia são outras sugestões que podem ser realizadas.
Elaboração de desenhos no paint, recadinhos escritos no word etc.
Levantar listas, como por exemplo, o que eu aprendi com a minha família, por qual motivo minha família é importante, por qual motivo eu sou importante para a minha família, o que eu ensinei para a minha família e etc. Mostrar para os alunos que embora as famílias, atualmente, estejam se distanciando um pouco por conta da vida corrida, do trabalho, das mães trabalharem fora, por causa da tv, da internet (e esse distanciamento é muito ruim – podemos enviar mensagens aos familiares durante essas duas semanas sobre a importância de terem qualidade no momento que estiverem em casa junto de seus filhos), algumas coisas mudaram para melhor. Hoje, a criança tem mais espaço para conversar com seus pais, fazer perguntas... Coisa que não acontecia antigamente. Hoje, há uma abertura maior, neste sentido, filhos e pais, tios, tias, avós...Estão mais próximos.
As turmas maiores podem discutir sobre alguns programas que tratam da família:
A tecnologia levanta discussões sobre os tipos de família e as relações familiares. Importante compreender que não existe uma família ideal e que vivemos juntos para que possamos aprender uns com os outros no grupo familiar. É como se a família fosse, e é, uma preparação para as nossas relações fora dela, com outras pessoas numa dimensão maior. O trabalho com reportagens de jornais e revistas para as turmas maiores é outra sugestão.
Esse resgate da família também vai possibilitar o resgate de músicas e histórias. Quais músicas minha avó cantava, minha tia, minha mãe?... Eram cantigas, acalantos? Quais histórias minha avó, minha bisa contavam?
Além disso, podemos trabalhar conceitos matemáticos e operações matemáticas a partir de datas de documento, registros (fotos), contagem, agrupamento e etc. Fazer um gráfico das histórias mais citadas e cantigas. Números de versos de uma música, por exemplo. Modificar histórias, modificar finais. Comparar e perceber que uma mesma cantiga ou história pode ser modificada. Cada um conta de um jeito e com o tempo surgem muitas versões da mesma história: Quem conta um conto, aumenta um ponto! Seria legal montar um painel com esse título e fazer o registro de uma mesma história e suas versões
Convidar uma vovó para contar história também seria uma delícia. Ainda mais se essa história for a história de vida dela.
As vovós e vovôs como vivem hoje???
Os idosos têm, atualmente, uma vida mais ativa. Muitos ainda trabalham, outros criam os netos e netas... Vamos pesquisar o que mudou e quais as causas dessas mudanças?
Quais influências, exemplos estamos recebendo da terceira idade?
Quanto assunto!
Você pode levantar uma questão para a turma ao final da semana:
Nós formamos uma família? Nossa turma é uma grande família? O que vocês acham?
Importante:
O papel dos avós na família vai muito além dos mimos dados aos netos, e muitas vezes eles são o suporte afetivo e financeiro de pais e filhos. Por isso, se diz que os avós são pais duas vezes.
As avós são também chamadas de "segunda mãe", e os avôs, de "segundo pai", e muitas vezes estão ao lado e mesmo à frente da educação de seus netos, com sua sabedoria, experiência e com certeza um sentimento maravilhoso de estar vivenciando os frutos de seu fruto, ou seja, a continuidade das gerações.
Celebrar o Dia dos Avós significa celebrar a experiência de vida, reconhecer o valor da sabedoria adquirida, não apenas nos livros, nem nas escolas, mas no convívio com as pessoas e com a própria natureza.
Aproveite esta data para mandar uma mensagem de carinho aos queridos vovô e vovó e dizer o quanto você lembra deles.
SITE BRASIL ESCOLA (CURIOSIDADE NO DIA DOS PAIS)
Hoje em dia existem leis que favorecem os idosos, isso é questão de respeito com os mesmos e devemos acatá-las. Assim, os idosos têm o direito de entrar na frente das filas, não pagam passagens de ônibus, possuem vagas especiais em estacionamentos, dentre outros. É muito justo que isso aconteça, pois seus corpos já não são mais capazes de suportar o cansaço que pessoas mais novas conseguem.
Importante:
Você já atentou para a composição familiar de seus alunos? Hoje é comum crianças morarem com os tios, apenas com a mãe ou o pai, com os avós, então provavelmente encontrará pelo menos um dos alunos com uma constituição familiar diferente. Essas variações são atestadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE). De acordo com o Instituto, o termo ‘família’ inclui ligações por consanguinidade, dependência econômica e/ou residência em uma mesma casa e, também, grupos diferentes de pessoas que habitam o mesmo domicílio. Percebe-se assim que as famílias que saem do formato “pai, mãe e filhos” têm sido reconhecidas.
Segundo pesquisa, as pessoas estão vivendo mais sozinhas e gerando menos filhos. Revela ainda que a consolidação da mulher como chefe de família ocorreu em razão do desemprego do companheiro, ou do divórcio. A pesquisa apontou que as famílias compostas apenas por mulheres e filhos são em média 18,1%; 3% a mais que no ano de 1996 que era de 15,8%. O porcentual do grupo familiar tradicional (pai, mãe e
filhos) que em 1996 era de 73,3%, baixou para 67,6% em 2006.
Todos esses fatores merecem atenção por parte das escolas, uma vez que podem provocar conseqüências diretas para as mesmas. É importante pensar em como fica para a criança ver a maior parte dos amigos recebendo os pais, enquanto o seu não chega, seja por qualquer motivo: trabalho, distância, outra família, falecimento. No Dia dos Pais lembre-se que poderá estar lidando com qualquer um desses casos, por isso dispense um maior cuidado para celebrar algumas datas comemorativas, legitimando sempre o sentimento da criança e também de sua família.
A escola pode abordar essa questão propondo à criança que convide uma pessoa com quem tem um bom relacionamento para a comemoração.
Por Patrícia Lopes
Graduada em Psicologia
Equipe Brasil Escola
ENCONTRO PPIP/ LABORATÓRIOS 08/05
Rio de Janeiro, 08 de maio de 2015
UNINDO PPIP E LABORATÓRIOS
Objetivos:
Embasar teoricamente a atividade "Confecção de Ecossistemas" em caixinha de sapato, tendo como norteador o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil.
Relacionar temas como Ecosssistema, Dia das mães e outros com o Eixo Natureza e Sociedade
Contextualizar o "Dia das Mães" comemorado na escola por um enfoque diferencial no tratamento do conteúdo.

VIDA E NATUREZA - NATUREZA E SOCIEDADE
Os lugares e suas paisagens, (observação de locais quintal da escola, construções, pequenos mapas etc)
Objetivos e processos de transformação, (aproveitamento da sucata, experiência com lixo etc)
Os seres vivos, (horta, terrário, montando ecossistemas, aula passeio, pesquisas, experiências - lagarta/borboleta)
Fenômenos da natureza. (relógio do sol, acompanhando a sombra na sala, a chuva na terra etc)
UNINDO PPIP E LABORATÓRIOS
Objetivos:
Embasar teoricamente a atividade "Confecção de Ecossistemas" em caixinha de sapato, tendo como norteador o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil.
Relacionar temas como Ecosssistema, Dia das mães e outros com o Eixo Natureza e Sociedade
Contextualizar o "Dia das Mães" comemorado na escola por um enfoque diferencial no tratamento do conteúdo.
VIDA E NATUREZA - NATUREZA E SOCIEDADE
EIXO NATUREZA E SOCIEDADE
Blocos do eixo:
Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar, (fotos, conversas etc)Os lugares e suas paisagens, (observação de locais quintal da escola, construções, pequenos mapas etc)
Objetivos e processos de transformação, (aproveitamento da sucata, experiência com lixo etc)
Os seres vivos, (horta, terrário, montando ecossistemas, aula passeio, pesquisas, experiências - lagarta/borboleta)
Fenômenos da natureza. (relógio do sol, acompanhando a sombra na sala, a chuva na terra etc)
Partimos da Reflexão:
O que se entendemos sobre esse eixo? O que ele nos lembra?
Juntos, percebemos que este eixo trata tanto do mundo natural, quanto social. Ou seja, o eixo abraça conteúdos das Ciências Sociais como história, geografia... E também tem enfoque nas Ciências Naturais: Química, Física e Biologia.
Interessante notar que mesmo não tratando os conteúdos ao nível do que entendemos, por exemplo, por Física ou Química, muitas vezes, no espaço da Educação Infantil (nossa ênfase nestes bimestre) e no Ensino Fundamental, as crianças devem ser provocadas a pensar sobre diversos aspectos da natureza e vivenciar estas Ciências em seu caráter investigativo e observador.
Ao trabalharmos uma receita de bolo, ao trabalharmos na confecção de massinha etc. estamos misturando elementos, texturas, trabalhando com temperatura, tempo... Transformando a matéria e os recursos que estão ao nosso redor.
Para que nossa ação no ambiente seja uma ação benéfica, precisamos conhecê-la, observá-la, experimentar. Nos tornamos criativos e críticos. Seres com AUTONOMIA.
Interessante notar que AUTONOMIA vem da consciência de saber o que se faz, para que e como. É agir com a consciência, com o conhecimento do que se faz. É uma liberdade construída e inteligente. Diferente de:
ANOMIA Ausência generalizada de respeito a normas sociais, devido a contradições ou divergências entre estas.
HETERONOMIA É um sistema de ética segundo o qual as normas de conduta provêm de fora.
A
palavra heteronímia é formada do radical grego “hetero” que significa
“diferente”, e “momos” que significa “lei”, portanto, é a aceitação de
normas que não são nossas, mas que reconhecemos como válidas para
orientar a nossa consciência que vai discernir o valor moral de nossos
atos.
Heteronimia é a condição de submissão de valores e
tradições, é a obediência passiva aos costumes por conformismo ou por
temor à reprovação da sociedade ou dos deuses.
Heteronomia é o
oposto de autonomia, formada do radical grego “auto” que significa “por
si mesmo”, que é a liberdade e independência, é a faculdade de se reger
por si mesmo, é a propriedade pela qual o homem pretende poder escolher
as leis que regem sua conduta.
AUTONOMIA A autonomia não nega sua influência externa, os condicionamentos e os
determinismos, mas recoloca no homem sua capacidade de refletir sobre as
limitações que lhe são impostas, e que observadas lhe dão a direção a
seguir.
Essa autonomia e identidade é trabalhada no grupo. Vamos nos reconhecendo através do outro. No início da Educação Infantil, dizemos que a criança é egocêntrica, na verdade, ela está construindo sua identidade e ainda não percebe o outro, assim como, não se percebe enquanto individualidade. Essa formação vai se construindo de forma intrínseca e na relação com o grupo: família, escola etc.
Este Eixo não se fecha em si, está relacionado aos outros Eixos (Matemática, Artes Visuais etc.) e em seu corpo encontramos o trabalho muito próximo à Formação Social do Aluno - educação social, educação ambiental, autonomia, identidade
ECOSSISTEMA
Educação Ambiental
Consultar o EIXO NATUREZA E SOCIEDADE
Laboratório de vida e Natureza
RCNEI. Analisar a atividade desenvolvida. Qual sua relação com o Eixo Natureza
e Sociedade. Do que trata esse eixo?
O que trabalhos neste eixo. Quais
são os blocos de conteúdo?
Listar atividades que atendam a
cada bloco. Escrever quais as
ações que deveriam ser realizadas para que a criança perceba essa relação entre
os elementos do meio em que está inserida.
INSTITUTO DE
EDUCAÇÃO CARMELA DUTRA
RIO DE JANEIRO, ___
DE ____ DE 2015
TURMA 3001
Laboratórios:
___________________________________
PPIP
ANÁLISE DO TRABALHO “ECOSSISTEMAS – BIOMAS” EM UMA DIMENSÃO
PEDAGÓGICA - REFLETINDO SOBRE O TRABALHO
QUE CONFECCIONARAM: Bioma na caixinha de sapato
1- A ATIVIDADE REALIZADA, SE PENSARMOS NA MODALIDADE EDUCAÇÃO
INFANTIL, ENFATIZA O EIXO NATUREZA SOCIEDADE. EM QUAL OU QUAIS BLOCOS DESTE
EIXO COMPORTAM A ATIVIDADE REALIZADA? JUSTIFIQUE
2 - ALÉM DO EIXO NATUREZA E SOCIEDADE, QUAIS OS EIXOS QUE
PODEM OU PODERIAM SER TRABALHADOS NO DESENVOLVIMENTO DESTA ATIVIDADE? Cite uma
atividade para cada eixo
Matemática
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Linguagem Oral e Escrita
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Música
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Movimento
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Artes Visuais
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3 – CONSULTANDO O EIXO NATUREZA E SOCIEDADE, CITE TRÊS
OBJETIVOS PARA ESTA ATIVIDADE QUE VOCÊS REALIZARAM
4 – ESSA ATIVIDADE PROMOVE A FORMAÇÃO SOCIAL E PESSOAL DA
CRIANÇA? JUSTIFIQUE
5 – ESCOLHA UM OBJETIVO CITADO NO RCNEI REFERENTE AO BLOCO
ESCOLHIDO E CITE UMA ATIVIDADE. EXPLIQUE COMO DESENVOLVERIA
Alunos (as)
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