sexta-feira, 1 de maio de 2015

ENCONTRO PPIP/ LABORATÓRIOS 1º/05

Rio de Janeiro, 1º de maio de 2015.

2 tempos PPIP
4 tempos de Laboratório

FERIADO

DIA DO TRABALHO

ENCONTRO PPIP/ LABORATÓRIOS 30/04 - BRINQUEDOS LAB AEE GRUPO III


Ministério da Educação
Secretaria de Educação Especial
BRINCAR PARA TODOS
Brasília - 2006

GRUPO 3
Esses brinquedos são úteis para:

Desenvolver habilidade para encaixe e pinça
Conhecer formas, sequência e seriação
Classificar

Desenvolver a coordenação olho-mão-objeto;
Desenvolver a coordenação motora e fortalecer mãos e braços;
Facilitar a preensão, o manuseio de objetos e a habilidade para encaixe;
Aprender a usar o tato para reconhecimento de forma, textura, tamanho, peso, material e consistência dos objetos;
Melhorar a habilidade de atirar bola, treinar a capacidade de correr com desenvoltura e se deslocar rapidamente no ambiente;
Favorecer a curiosidade e o sentido de busca e direção;
Desenvolver a estruturação, a organização espacial e a noção de direita e esquerda;
Melhorar a eficiência visual: fixação, focalização, seguimento visual, acomodação e coordenação binocular;
Desenvolver a audição, identificar e reconhecer os sons do ambiente, localizar objetos pelo som;
Desenvolver a coordenação ouvido-mão-objeto;
Desenvolver o olfato e o paladar para o reconhecimento de alimentos;
Integrar os sentidos;
Desenvolver a imagem corporal;
Aperfeiçoar a linguagem e enriquecer o vocabulário;
Iniciar o aprendizado das cores; Adquirir o conceito de número, quantidade e operações matemáticas;
Estabelecer comparações, semelhanças e diferenças;
Fazer seriação e classificação;
Favorecer o jogo simbólico, a brincadeira, o faz-de-conta;
Desenvolver a sociabilidade e a capacidade de entender e aceitar as regras do jogo.

BRINQUEDO

FORMCOLOR

o brinquedo é assim:
Prancheta preta, retangular, com
textura lisa, de material leve e
macio, medindo 27cm x 22cm,
tendo em uma das faces 20 orifícios
nas quatro formas geométricas
principais: cinco quadrados,
cinco círculos, cinco retângulos e
cinco triângulos.
20 placas de textura granulosa,
com as mesmas formas geométricas,
sendo cada forma de
uma cor: amarelo, azul, verde e
vermelho
Reunir um grupo de crianças
para brincar com a prancheta.
Incentivá-las a tirar as placas
dos orifícios, brincar à vontade,
reconhecer forma, textura,
tamanho, peso, material.
Contornar com os dedos os
orifícios da prancheta e depois
contar quantos são de cada
forma.
Brincar com as placas, manuseando-
as para sentir a forma, o
tamanho, a textura. Contar e
separar as placas, agrupando as
que têm a mesma forma.
Ajudar as crianças a identificar
cada uma, quantos lados, lados
maiores, iguais e depois
nomear.
Brincar de fazer continhas de
somar e subtrair usando as
placas.
Se possível, falar sobre as diferentes
cores que as placas
apresentam.
Pedir que encaixem as placas
nos orifícios. Chamar a atenção
para as colunas verticais com
figuras iguais. Contar as colunas.
Aproveitar para introduzir
conceitos de direita, esquerda,
em cima, embaixo.