sexta-feira, 15 de maio de 2015

ENCONTRO PPIP/ LABORATÓRIOS 15/05

Rio de Janeiro, 15 de maio de 2015.

2 tempos PPIP
4 tempos de Laboratório

PPIP

Verificar os últimos portfólios e documentos ;
Organizar atividade cultural.

Atividade Cultural

A turma e eu conversamos sobre a possibilidade de uma visita ao Parque Lage.
A Estado não tem condições, no momento, de disponibilizar o ônibus, por consequência, a escola fica sem possibilidade de contemplar a turma com o transporte. O que seria ideal, pois o Parque fica no Jardim Botânico. Expliquei para a turma a dificuldade de chegarmos em tempo hábil e, de preferência, juntos.
De qualquer forma, entrei em contato com o Parque por telefone email com o desejo de conseguirmos pelo menos, uma visita guiada.

LABORATÓRIOS

(cont.)
 Vídeo

 Envolvendo temáticas pertinentes aos quatro laboratórios:
Laboratório de atendimento Educacional Especializado, Culturas, Vida e Natureza, Linguagem e Alfabetizações.

Atividade

Após o vídeo, conversamos sobre os assuntos tratados e realizamos uma dinâmica "JOGO QUIZ"

Dividindo a turma em grupos. Cada grupo ficou com duas questões para discutir e após, realizar a exposição das mesmas e suas conclusões. Os outros grupos assistiam os colegas, podendo participar e questionar. O grupo que se apresentava, levantava uma questão para outro grupo.


O que é Quiz: QUIZ GRUPO 1
Quiz são os questionários que tem por objetivo fazer uma avaliação de uma quantidade grande de pessoas, com respostas que pode ser “certo” ou “errado” para chegar a um resultado geral.

Por que a escola não contribuiu para Fabrício descobrir sua vocação e talento para a escrita? Você concorda com ele? Sim ou Não? Justifique                                                                  
(A) Errado. O Fabrício não tinha esse talento quando era pequeno.
(B)  Certo. O Fabrício não tinha esse talento, mas a escola poderia incentivá-lo.
(C)  Certo. Assim como o Fabrício, muitos alunos têm talentos que são desconhecidos muitas vezes, por eles e pela escola. Nem sempre a escola oferece oportunidades variadas de aprendizagem.

Como entende a frase “ A escola está engessada”
(A)     Certo. A escola tem apenas uma função.
(B)     Errado. A escola está aberta às mudanças.
(C)     Certo. A escola tenta se fechar atrás dos muros como se a vida só acontecesse fora dela.
Elabore uma pergunta para o grupo 2

O que é Quiz: QUIS GRUPO 2
Quiz são os questionários que tem por objetivo fazer uma avaliação de uma quantidade grande de pessoas, com respostas que pode ser “certo” ou “errado” para chegar a um resultado geral.

Uma frase pode ser mais contundente do que uma agressão. A palavra tem força:
(A)     Errado. A palavra não tem força alguma
(B)     Errado. A palavra sozinha não tem força, mas quando é articulada de forma inteligente, em uma fala coerente em seu sentido e argumentação, ela tem mais força que qualquer força bruta. É a força do discurso!
(C)     Certo. A palavra sozinha não tem força, mas quando é articulada de forma inteligente, em uma fala coerente em seu sentido e argumentação, ela tem mais força que qualquer força bruta. É a força do discurso
A fala do Fabrício rompe com alguns conceito, hábitos e atitudes da nossa cultura dentro da realidade escolar. Justifique.
(A)     Certo
(B)     Errado
Elabore uma pergunta para o grupo 1

O que é Quiz: QUIZ GRUPO 3
Quiz são os questionários que tem por objetivo fazer uma avaliação de uma quantidade grande de pessoas, com respostas que pode ser “certo” ou “errado” para chegar a um resultado geral.

“Aceitar as incompreensões” pode ser entendido como:
(A)     Errado. Significa a anulação da sua opinião.
(B)     Errado. Significa conviver com o diferente de forma indiferente.
(C)     Certo. Significa saber respeitar as diferenças.
“É preciso interagir. A ausência não permite o debate”.
(A)     Errado. O debate gera polêmica, apenas
(B)     Certo. O contato permite a compreensão de novas realidade e conhecimentos
(C)     Certo. O debate é um caminho para a igualdade.
Elabore uma pergunta para o grupo 4

O que é Quiz: QUIZ GRUPO 4
Quiz são os questionários que tem por objetivo fazer uma avaliação de uma quantidade grande de pessoas, com respostas que pode ser “certo” ou “errado” para chegar a um resultado geral
“ O aluno não pode ser subestimado”
(A)Errado. O Professor tem o dever de não dar crédito ao aluno, pois ele precisa do professor por não estar capacitado para muitas coisas.
(B)Certo. O aluno é sujeito de sua aprendizagem. Alguém que está construindo seu processo de aprendizagem, subestimá-lo é desmerecer suas habilidades e capacidades latentes, não permitir e promover condições para seu desenvolvimento, supervalorizando as dificuldades.
Não subestimar o aluno, significa oportunizar experiências para que desenvolva também sua autonomia e responsabilidade. Justifique.
(A)     Certo
(B)     Errado
Elabore uma pergunta para o grupo 3







O que é Quiz: QUIZ GRUPO 5
Quiz são os questionários que tem por objetivo fazer uma avaliação de uma quantidade grande de pessoas, com respostas que pode ser “certo” ou “errado” para chegar a um resultado geral

A fala das crianças no vídeo nos mostram que é possível a escola ser um loca de inclusão.
(A)     Certo. A inclusão é possível basta que haja vontade política.
(B)     Errado. A inclusão é uma utopia
(C)     Certo. A inclusão é possível, mas depende de ações sociais, políticas e educacionais transformadoras.
Vocês se consideram pessoas, cujas ações no cotidiano são de inclusão.
(A)     Sim. Convivemos bem com todas as pessoas, desde que não nos incomode. Por isso, mantemos distância de algumas.
(B)     Sim. Tentamos conviver na diferença, respeitando o limite e espaço de cada um,
(C)   Errado. Eu ainda tenho dificuldade de conviver com o diferente e tenho atitudes desrespeitosas.

Elabore uma pergunta para o grupo que desejar








Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADA PELA SUA VISITA. CONTRIBUA COM A SUA BAGAGEM