¨tempos de PPIP
Elaboração de MINI projeto, utilizando como instrumento de registro o Procedimento Operacional Padrão
Objetivos
Conceituar de forma resumida alguns momentos de um Projeto de trabalho, mostrando um exemplo de projeto de Festa Junina
Organizar a divisão da turma para a elaboração do projeto e ação. registrando suas diversas etapas.
Como elaborar um projeto?
Tudo vai depender o projeto
politico pedagogico da sua escola, os projetos tem que ir de acordo com o seu
planejamento semestral ou anual. e eles vão surgindo conforme a necessidade ou
da escola ou da sala. ele tem por finalidade atender alguma dificuldade, e
mobilizar as pessoas para solucionar um problema.
em geral sua estrutura é assim:
Responsável
Local
Tema (proposta a partir de levantamento prévio)
Publico Alvo (quem estará envolvido nele)
Área do conhecimento (disciplinas que se encaixam nele)
Período (duração: não pode ser muito longa, pois assim perde a função de projeto e passa a ser incorporado no conteúdo)
Justificativa (Porque este projeto será feito)
Objetivo Geral (Qual a função dele, o que desejo atingir com ele)
Objetivo Especifico (metas parciais para atingir o objetivo geral)
Desenvolvimento / Estratégias (Como será feito o desenvolvimento do trabalho)
Recursos (materiais a serem utilizados, citar tudo pois em muitos casos tem que comprar)
Avaliação (A avaliação é sempre um processo contínuo de verificação do resultado das ações para atingir os objetivos específicos e verificar se está dando certo ou precisa de um replanejamento)
em geral sua estrutura é assim:
Responsável
Local
Tema (proposta a partir de levantamento prévio)
Publico Alvo (quem estará envolvido nele)
Área do conhecimento (disciplinas que se encaixam nele)
Período (duração: não pode ser muito longa, pois assim perde a função de projeto e passa a ser incorporado no conteúdo)
Justificativa (Porque este projeto será feito)
Objetivo Geral (Qual a função dele, o que desejo atingir com ele)
Objetivo Especifico (metas parciais para atingir o objetivo geral)
Desenvolvimento / Estratégias (Como será feito o desenvolvimento do trabalho)
Recursos (materiais a serem utilizados, citar tudo pois em muitos casos tem que comprar)
Avaliação (A avaliação é sempre um processo contínuo de verificação do resultado das ações para atingir os objetivos específicos e verificar se está dando certo ou precisa de um replanejamento)
EXEMPLIFICANDO UM PROJETO PARA FESTA JUNINA EM UMA DIMENSÃO DE PROPOSTA ECOLÓGICA
Alunos, o projeto a seguir é um pequeno simulador de um projeto elaborado por mim durante a pós. Espero que ajude a nos situar em relação a alguns aspectos.
DISCIPLINA: Planejamento Educacional
|
||
ALUNO(A): Maristela
Motta Figueiredo
|
MATRÍCULA:
|
|
NÚCLEO
REGIONAL: Rio de Janeiro
|
DATA:
_____/_____/___________
|
|
Atividade Sugerida: Projeto de Trabalho
|
||
Instruções:
Tendo como base os conhecimentos
antropológicos e legais para prática pedagógica, elabore um projeto de
trabalho educacional que favoreça a dinâmica interdisciplinar e a
viabilização da prática de ideias no contexto escolar. Lembre-se que o
Projeto de Trabalho deve levar em conta a possibilidade
da participação de todos os alunos, bem como possuir uma forma de
aprendizagem que contemple a todos. A explicação dos itens do projeto
encontra-se na AULA 6 - Planejamento
de Projetos de trabalho.
|
||
TEMA
|
Realização
de Uma Festa Junina Ecológica
|
|
DETONADOR
|
Vídeo
– Reportagem sobre a “Rio+20”
e desenvolvimento sustentável.
Na
sala de vídeo, assistir a reportagem falando sobre a Rio+20. Conversar com os
alunos sobre o que entenderam da reportagem, promovendo uma discussão sobre o
que vem a ser desenvolvimento sustentável e como podemos realizar uma Festa
Junina a partir dessa proposta.
|
|
PROBLEMATIZAÇÃO
|
Como organizar uma Festa Junina atendendo à proposta do
desenvolvimento sustentável. Como organizar uma Festa Junina que respeite o
meio ambiente.
O que vamos fazer? Como fazer? O que sabemos? Qual nossa
expectativa?
Conhecimentos
Prévios e Novas Questões
Exemplo:
O
que sabermos sobre: (orientações
para o levantamento dos conhecimentos prévios em cada turma)
Quem
já ouviu falar da Rio+20?
RIO+20,
sua proposta e importância?
O que
entendemos sobre Rio+20? O que entendemos sobre meio ambiente? O que é desenvolvimento
sustentável?
Quais
as ações que caracterizam o desenvolvimento sustentável?
O
que é Educação Ambiental?
Qual
a importância do desenvolvimento sustentável para a nossa vida no planeta?
Nós
temos atitudes de respeito ao meio ambiente? Quais? Como? Onde? Quando?
Quem
já participou de uma Festa Junina que respeitasse o meio ambiente? Como era?
Como
é a Festa Junina Tradicional?
O
que precisamos para fazer uma Festa Junina?
Qual
a diferença entre uma Festa Junina Tradicional e uma Festa Junina que
respeita o meio ambiente?
O
que é material reciclável?
Como
e quais materiais recicláveis podem substituir alguns objetos que precisamos
para fazer uma Festa Junina?
Alguém
do grupo já realizou alguma atividade com material reciclável?
Quais
atividades podem ser desenvolvidas nas barracas promovendo a conscientização
dos convidados sobre o Meio Ambiente?
Como
vamos organizar o lixo que for produzido durante a festa? O que faremos com
ele?
O
que é coleta seletiva?
Como poderemos juntar e guardar o material
reciclável que vamos utilizar para a Festa?
O
que faremos com o lixo produzido na Festa?
Quais
recursos precisaremos, além dos recursos recicláveis?
Aparelho
de som, DVD, CD, Livros (Biblioteca), Laboratório de Ciências, laboratório de
Informática, TV, microfone, Aulas-Passeio, mesas, cadeiras, corda para
isolamento, Cestas de lixo para coleta seletiva, videokê, Bingo,
O
que se deseja
(Construído
a partir do registro dos alunos)
Quais
são nossas expectativas?
Exemplo:
Através da utilização de material reciclável para a ornamentação; economia de
recursos; elaboração de barracas; brincadeiras temáticas; organizar e realizar
uma Festa Junina Ecológica no Pátio da Escola.
OBJETIVOS:
(Construídos
a partir do registro dos alunos)
Exemplo:
Elaborar
uma lista de materiais recicláveis que utilizaremos para ornamentação, para a
realização das barracas etc.;
Organizar
uma campanha para adquirir material reciclável;
Recolher
material reciclável de forma adequada, limpo e separado por tipo de material;
Providenciar
um local na para guardar separadamente este material;
Utilizar
material reciclável na nossa Festa Junina;
Evitar
o desperdício;
Conhecer
melhor a Festa Junina tradicional para substituirmos itens da Festa por
material reciclável e atividades relacionadas ao meio ambiente;
Criar
um nome para o arraial;
Elaborar
temas sobre o meio ambiente para as barraquinhas;
Elaborar
brincadeiras por atividades temáticas;
Realizar
a Coleta Seletiva durante a Festa;
Etc.
|
|
JUSTIFICATIVA
|
Estamos em contexto sóciohistórico, onde a sociedade
pós-moderna começa a conscientizar-se sobre
sua responsabilidade diante do planeta. Hoje, conceitos como educação
ambiental e sustentabilidade não podem estar desvinculados do que entendemos
por cidadania. Esses conceitos devem ser trabalhados no espaço escolar, através da problematização e observação de
situações reais que assolam a humanidade em diversas disciplinas, assim como,
a busca de novos hábitos e costumes em
nosso cotidiano que venham contribuir para a formação de cidadãos conscientes
da importância da preservação do planeta para todos nós.
É a partir da vivência de ações de cidadania, de pesquisa, de
apropriação e compreensão da realidade, que desenvolveremos atitudes mais
críticas e responsáveis diante do mundo, economizando, consumindo de maneira
responsável e preservando os recursos naturais que necessitamos para viver.
Sendo
assim, a realização de uma Festa Junina Ecológica proporcionará essas
vivências, além do resgate cultural e da valorização histórica, envolvendo
diversas áreas do conhecimento de forma integrada no processo de pesquisa,
produção, realização e avaliação contínua.
|
|
ÍNDICE INICIAL
|
Esclarecimento aos pais sobre a proposta do 2º bimestre no
Conselho de Classe.
Fotografar todas as atividades realizadas durante o
bimestre para montagem de painel expositivo.
A cada etapa realizar o acompanhamento do portfólio
realizado pelas turmas maiores.
Data 07/05 a 20/05
- Bilhete
para os pais sobre propostas e objetivos para o 2º bimestre – colar na agenda
- Afixar
esse informativo no mural de entrada da escola – ETP
- Pensar
e organizar com as turmas, como será feita a campanha para recolher material reciclável, quais
materiais serão recolhidos e onde poderemos guardar. Escolher um nome para a
campanha.
Recordando
o momento “Detonador”
Apresentação do vídeo: Reportagem sobre a Rio +20. O que acharam da reportagem?
Refletir e discutir com a turma o que
vem a ser Desenvolvimento Sustentável e como organizar uma Festa Junina
participando dessa proposta.
Organização do Tema que será trabalhado no período de 07/05
a 20/05 por assuntos
Rio+20
Meio Ambiente – conceito
Material reciclável – conceito
Vegetais
Coleta Seletiva e a produção do lixo - em sala de aula e entre as turmas/ Reciclagem
Linguagem Oral e Escrita – Imagem (turmas menores) e
reportagem (turmas maiores)
Interpretação de textos diversos
Resgate da cultura
História e origem da Festa Junina
Situações problema - envolvendo as atividades e assuntos
trabalhados no período: metade, divisão, fração, subtração (Quanto falta
para? Quanto irá sobrar? Quanto vou precisar? Sistema de Medidas
Objetivos
Conhecer
a origem histórica da Festa Junina;
Comparar
como a Festa Junina era realizada com a Festa Junina atual;
Valorizar
a Festa Junina enquanto produção cultural, construída historicamente,
apresentando modificações de acordo com cada época;
Trabalhar
com situações problema relacionadas ao tema, buscando soluções e realizando
ações que envolvam investigação, trabalho em grupo desenvolvendo ou
aprofundando alguns conceitos como, metade, divisão, fração, unidade de
medida, subtração, multiplicação e soma;
Produzir
e ter contato com textos de tipologias diversas;
Perceber
a diferença dos textos trabalhados, vivendo a função social da escrita;
Vivenciar
de modo lúdico, algumas atividades realizadas nas Festas Juninas
tradicionais;
Construir
paródias a partir de alguns ritmos nordestinos escolhidos pela turma, sobre o
tema Meio Ambiente;
Decidir
um local apropriado para armazenar o material reciclado recolhido através da
campanha;
Escolher
um nome para a campanha;
Elaborar
lista de materiais recicláveis;
Visitar
o Jardim Botânico.
Data 21/05 a 15/06
- Início
da campanha para coleta de material reciclável que será utilizado na Festa
Junina.
- Envio
de bilhete sobre a vestimenta da Festa: Reaproveitando a caipira antiga com a
utilização de material que se tem em casa. No dia da Festa ocorrerá o Desfile
Caipira. O casal mais criativo ganhará um prêmio.
- Escolha
das atividades, barraca e ornamentação que substituirão através da confecção
com material reciclável, as atividades tradicionais e ornamentos da Festa
Junina.
- Início
do Ensaio das Apresentações
Organização do Tema que será trabalhado no período de 21/05
a 15/06 por assuntos
O Nordeste Brasileiro - Festa Junina comemorada no Brasil,
principalmente na região do Nordeste, onde se enraizou
A importância e influência da Festa Junina para a cultura
brasileira - A relação entre cultura e ambiente: hábitos, costumes, produção cultural etc.
Ecossistema e Biodiversidade
Animais
Coleta Seletiva e Recursos Naturais
Lixo Orgânico e Inorgânico
Interpretação e Produção de texto. Gramática e ortografia
Situações problema envolvendo as atividades realizadas:
metade, divisão, fração, subtração (Quanto falta para? Quanto irá sobrar?
Quanto vou precisar? Sistema de Medidas. Gráficos. Formas Geométricas
Localização
Objetivos
Conhecer
a origem histórica da Festa Junina;
Valorizar
a Festa Junina enquanto produção cultural, construída historicamente,
apresentando modificações dependendo da região em que é realizada;
Localizar
as diversas regiões do Brasil no mapa;
Conhecer
os estados que fazem parte da Região Nordeste;
Trabalhar
com situações problema relacionadas ao tema, buscando soluções e realizando
ações que envolvam conceitos como, metade, divisão, fração, unidade de
medida, subtração, multiplicação e soma;
Montar
Gráficos;
Ler
gráficos;
Expressar
sua criatividade artística através da chamada Arte
popular utilizando materiais recicláveis;
Conhecer algumas produções artísticas e culinárias do
Nordeste;
Diferenciar lixo orgânico de inorgânico;
Iniciar a campanha da coleta;
Coletar o material de forma seletiva, separando os materiais
doados;
Escolher as atividades que serão desenvolvidas nas
barracas, as brincadeiras e o material que será utilizado para ornamentar;
Decidir quais turmas ficarão responsáveis pela elaboração das
brincadeiras, barraca ou ornamentação;
Iniciar os Ensaio das danças;
Elaborar material para as barracas;
Confeccionar material para a ornamentação da festa;
Visitar uma fazendinha, conhecer alguns animais e suas
características;
Compreender que os animais são importantes para o planeta e
para todos nós;
Identificar atitudes do homem agindo na natureza que
prejudicam os animais, levando-os à extinção;
Compreender que a extinção dos animais prejudica a harmonia
e funcionamento do planeta.
Data 18/06 a 29/06
Dia 30/06 Festa Junina
10h às 16h
Dia 18/06
- Enviar bilhete aos
responsáveis agradecendo pela participação na campanha e prendas e informando
mais uma vez a finalização da campanha . Dia 19/06 –
Finalização da Campanha
- Divulgar a Barraca de
Troca que acontecerá no dia da Festa através de cartaz e circular.
- Enviar bilhete aos
responsáveis sobre a preparação de alguns pratos típicos que contará com a
participação deles.
Dia 21/06
– Conclusão e relatório
final sobre a experiência e comparação do lixo orgânico e inorgânico
Dia 22/06
- Enviar bilhete aos responsáveis
comunicando o horário que os alunos devem chegar, assim como, das
apresentações. Solicitar que cheguem 30 min antes para a entrega dos doces e
salgados.
Organização do Tema que será trabalhado no período de 18/05
a 29/05 por assuntos
Conclusão das
atividades durante essas duas últimas semanas.
Fechamento do Blocão das turmas de 1º e 2º ano.
Encerramento dos Portfólios das turmas de 3º, 4º e 5º ano a
partir das anotações, pesquisas e experiências vividas, assim como, os
conhecimentos construídos e o levantamento de novas questões decorrentes do
processo.
A Expressão Cultural e Festa Junina – Influências,
crendices, símbolos, costumes, a arte, a dança, culinária etc.
Os recursos naturais e o consumismo
A poluição do ar, da água e do solo.
Alternativas para um mundo sustentável.
Objetivos:
Continuar com as atividades das semanas anteriores,
aprofundando alguns assuntos, assim como, mantendo de certa forma, alguns
objetivos das etapas anteriores;
Confeccionar pratos típicos substituindo ingredientes e/ou
reaproveitando alimentos;
Confeccionar os ornamentos e materiais para as barracas,
finalizando-os,
Separar o material que sobrou de tudo que foi utilizado;
Conceituar produto manufaturado e matéria prima;
Relacionar
produtos manufaturados que são consumidos atualmente aos recursos naturais
que pesquisaram durante o projeto;
Terminar
a elaboração das Barracas e confecção de cartazes;
Terminar a confecção de Enfeites com material reciclável;
Organizar os últimos preparativos para a realização da
Feira de Troca e o Desfile;
Iniciar a arrumação e ornamentação do espaço durante o dia
com os alunos;
Arrumar o pátio no final da tarde do dia 29/06
(professores).
|
|
ESTRATÉGIAS
|
A equipe
técnico-pedagógica junto com os professores no Conselho de Classe estará
explicando aos responsáveis a proposta para o 2º bimestre. Passando em todas
as salas uma circular com as principais propostas para que tomem conhecimento
e assinem.
07/05 - Todos os pais
receberão um resumo do Plano de Ação e objetivos para que compreendam o que
será realizado e desenvolvido com os alunos, explicando a importância do
acompanhamento e participação de todos.
As discussões e aprofundamentos sobre o assunto respeitarão
o nível de escolaridade, experiências e conhecimentos de cada turma,
considerando a possibilidade de aprofundamento, construção de novos
conhecimentos e levantamento de novas questões que surgirão no decorrer do
processo.
As turmas do 1º e 2º ano, terão registros coletivos a
partir das discussões, atividades e pesquisas realizadas . Do 3º ao 5º ano,
os registros deverão partir inicialmente de cada aluno, para depois serem
sintetizados e registrados por grupos. Depois, passado para o portfólio do
grupo.
Cada ano realizará algumas atividades em específico, além
das sugeridas pelas próprias turmas.
Acompanhamento do portfólio realizado pelas turmas maiores.
Data 07/05 a 18/05
As discussões e aprofundamentos sobre o assunto respeitarão
o nível de escolaridade, experiências e conhecimentos de cada turma.
As turma do 1º e 2º ano, poderão ter registros coletivos a
partir das discussões, atividades e pesquisas realizadas . Do 3º ao 5º ano,
os registros deverão partir inicialmente de cada aluno, para depois serem
sintetizados e registradas por grupos.
Cada ano realizará uma atividade em específico.
Estratégias
1º e 2º ano
Utilização do vídeo - Reportagem sobre a Rio +20
Debate –
discussão com a turma o que vem a ser Desenvolvimento Sustentável. O que é a
Rio+20. Conversar sobre a Festa Junina e lançar a proposta: Seria possível
realizarmos uma Festa Junina assim?
Realizar o levantamento dos conhecimentos da turma,
considerando cada nível de escolaridade, observando as experiências e
necessidades do grupo.
As turmas levantarão
hipóteses sobre o assunto. O que sabem. Suas expectativas e objetivos. Tudo
será registrado em papel 40kg e exposto na sala para montagem de blocão.
Importante lembrar que o professor deve orientar na elaboração de alguns
objetivos.
Comparar as hipóteses iniciais do grupo ao conceito apresentado
no vídeo. Observar os conhecimentos que os alunos têm sobre o assunto e o que
desconhecem.
Painel comparativo
do meio ambiente “O Planeta que a gente quer, depende do que a gente fizer” –
Sensibilização da turma através da utilização de diversas figuras trazidas
por eles durante a semana que retratam como está o planeta e como queremos
que ele fique. Esse é o meio ambiente que queremos?
A nossa escola é também nosso meio ambiente? E a nossa
sala?
Confecção de Latas
de Lixo para coleta seletiva - Após
conversa com a turma sobre a observação do lixo em sala de aula, propor a
coleta seletiva do lixo produzido.
Dividir a turma em 5 grupos. Apresentar como é feita a coleta seletiva e o
que cada cor representa. Solicitar que cada grupo traga uma caixa de papelão
que dê para recolher o material de 1 semana,
jornal para encapar as caixas e uma placa colorida de papel cartão de
acordo com a cesta que o grupo confeccionará (papel, vidro, plástico, metal
ou madeira). Trabalhar a noção de que a sala também é o nosso meio ambiente. (A
partir dessa atividade e ao final de uma semana, observar o que já foi
recolhido e verificar o que acham que pode oiu não ser aproveitando.
Trabalhar assim, o conceito de reciclável.)
Produção de texto (recado) - Todos produzirão um texto
coletivo: Recado. Como se escreve um recado? Esse recado será para os pais,
explicando a atividade anterior e o que vão precisar. Organizar junto com a
turma, a lista do que será necessário e elaborar no blocão como se escreve um
recado.
Leitura e interpretação
com outro tipo de texto (Receita) - Lembrar que precisarão de cola para encapar as caixas.
Que tal fazer uma cola caseira? O bilhete deve citar a necessidade de trazer
uma sugestão de cola caseira para que possam escolher uma receita e
confeccionar. As outras farão parte de um caderno de receitas recicláveis que
será sugerido à turma, como sugestão de tipos de receitas caseiras para fazer
cola economizando materiais e aproveitando o que temos em casa e que muitas
vezes, vai para o lixo.
Pesquisa de Cola
Caseira em casa – Pesquisa
realizada em casa com o auxílio do responsável.
Confecção da
Receita – Trabalhar leitura,
quantidade, textura e as unidades de
medida: quanto pesa cada ingrediente, tempo de preparo da receita, tempo de validade etc. Trazer algumas
embalagens usadas e observar os rótulos indicando a quantidade, validade dos produtos etc.
Propor desafios em situações problema
durante a confecção das caixas e da receita:
Se dobrarmos a receita, qual quantidade usaremos de cada
ingrediente? Será que se dobrarmos a receita, usaremos por mais tempo ou o
tempo de validade será o mesmo? Tudo deve ser registrado durante a atividade.
Quantos folhas serão preciso para encapar uma caixa? E duas
caixas? E se a folha fosse a metade?
Quantas folhas cada grupos trouxe? Quantas vão sobrar?
Trabalhar a idéia de divisão, metade com as folhas de jornal.
Elaborar outras situações problemas envolvendo as atividads
de receita, de embalagens e as unidades de medida padrão.
Entrevista com a
família – Elaborar junto com a turma uma série de perguntas para
realizarem uma entrevista com seus familiares sobre as Festas Juninas. Como eram realizadas as festas juninas
quando eram crianças? O que havia nas festas? Que tipos de brincadeiras
faziam? Quais os pratos típicos? Como eram as roupas? Pedir às crianças que
tragam figuras sobre o assunto.
Apresentar as entrevistas e comparar com as festas juninas
atuais. As crianças apresentarão as figuras que trouxeram que retratam as
Festas Juninas.
Laboratório de
Informática – Navegar em site seguro que mostre características da
Festa Junina e trabalhe de forma diversificada atendendo à diversas áreas do
conhecimento. Além de Informação, os sites oferecem brincadeiras e jogos.
Sugestões:
Exploração de Mapa -
Trabalhar com um grande mapa e perguntar as crianças em qual região moramos.
Criar um símbolo com as crianças para marcar a nossa região, um símbolo que
nos lembre.
Como comemoramos a Festa Junina na nossa região? Ainda
explorando MAPA - Apresentar a região
nordeste como o local onde mais se comemora a Festa Junina em um grande Mapa do Brasil em papel 40 kg. Propor que construam
outro símbolo que marque a região Nordeste. Um símbolo que relacionado a
eles, sobre coisas que lembre a Festa Junina.
Confecção dobradurade Balão com Jornal e pintura com
guache na Aula de Artes – Após história O Balão
que não queria subir de Regina Lúcia Pires Nemer. Editora EDC, conversar
sobre o perigo de soltar balões.
As consequências dessa prática. Trabalhar a interpretação oral da história e
desenho livre com colagem utilizando alguns materiais recolhidos no lixo da
sala (ponta de lápis, pedaços de papel picado etc)
Após, convidar a turma para a dobradura de balões. Quem sabe
fazer um balão de jornal?
Utilização do guache para pintá-los fazendo o acabamento.
Brincadeiras na
Aula de Educação Física e Audição de músicas –
conhecer algumas brincadeiras
realizadas na festa junina: corrida do
saco, bola na lata, pula fogueira e dança da cadeira. Utilização de cds
com músicas de Festa junina e ritmos nordestinos durante a aula. Apresentação
de um ritmo nordestino para os
alunos, explicando que as Festas Juninas no Brasil, aconteciam no início em
uma região chamada Nordeste. E que nesta região eles gostam de outros ritmos
diferentes, alguns ouvimos aqui. Conversar sobre quais músicas gostam.
Montagem de gráfico
– Trabalhar com músicas na sala de aula de vários ritmos.
Montar um gráfico de preferências.
3º ao 5º ano
Utilização do vídeo - Reportagem sobre a Rio +20
Debate –
discussão com a turma o que vem a ser Desenvolvimento Sustentável. O que é a
Rio+20. Conversar sobre a Festa Junina e lançar a proposta: Seria possível
realizarmos uma Festa Junina assim?
Realizar o levantamento dos conhecimentos da turma,
considerando cada nível de escolaridade, observando as experiências e
necessidades do grupo.
As turmas se dividirão em grupo, levantarão hipóteses sobre
o assunto. O que sabem. Suas expectativas e objetivos. Importante lembrar que
o professor deve orientar na elaboração de alguns objetivos.
Comparar as hipóteses iniciais do grupo ao conceito apresentado
no vídeo. Observar os conhecimentos que os alunos têm sobre o assunto e o que
desconhecem.
Cada aluno terá um registro pessoal estilo portfólio.
Pesquisa na
internet sobre a Rio+20 no Laboratório da Escola – O que é? O que
será discutido na Rio+20? O porquê do nome Rio +20? O que foi a Agenda 21?
Orientar os alunos durante a pesquisa, aprofundando de
acordo com a turma, os conhecimentos e informações que terão durante a
pesquisa. Realizar sempre o registro individual.
Debate na sala de
Vídeo – Passar o vídeo Carta
da Terra Brasil no youtube:
Após a pesquisa e assistir o vídeo realizar debates na
turma dividida em grupos: Quais
informações dos grupos durante a pesquisa e o vídeo? O que entenderam?
Compreenderam a proposta da Rio+20? O que acham? Concordam? Por quê? Qual a relação do vídeo com a proposta da
Rio+20?
O vídeo fala também de valores. Esses valores estão
relacionados à proposta da Rio+20? Qual a importância deles? Vocês acham
esses valores importantes? Etc.
Confecção de Latas
de Lixo para coleta seletiva - Após conversa com a
turma sobre a observação do lixo em sala de aula (meio ambiente) e de tudo
que discutiram a partir do Vídeo Carta da Terra, reunir todo o 3º, 4º e 5º no
auditório e propor a coleta seletiva do
lixo produzido em sala.
Apresentar às turmas
como é feita a Coleta Seletiva, que tipo de materiais podem ser aproveitados. Cada
ano de escolaridade ficará responsável por recolher determinado tipo de lixo
produzido nas salas do 3º, 4º e 5º ano, assim como, confeccionar a Lata de
Lixo com material reciclável e de acordo com a cor que representa cada
material.
3º ano – papel e
plástico
4º ano – madeira
5º ano – vidro e
metal
Trabalhar a noção de que a escola também é o nosso meio ambiente
e buscar informações sobre esses materiais.
Pesquisa na
Biblioteca – Origem da Festa Junina no Brasil (3º e 4º ano) e Origem
da Festa Junina na Europa até chegar ao
Brasil – Quadrilhas (5º ano).
Leitura e
Interpretação – Trabalho com uma letra de Música Sugestões “Olha Pro
céu” “Asa Branca”– Apresentar a música, autor etc. em papel 40kg. Cantar com
a turma junto com CD.
Conversar sobre o que entenderam da música, o que eles
lembraram quando a escutaram. Que palavras não conhecem. Utilizar dicionário.
Confecção de Livro
de vocabulário “Nordestino” - Após escutar as músicas e perceber
palavras não usais no nosso meio, tentar substituir por palavras que usamos
(gírias, expressões). Perceber nas letras das músicas apresentadas há um vocabulário
que parece próprio de algum local. Qual local? O mesmo que estamos?
Todo material pesquisado será recolhido na penúltima semana
do projeto, será digitado e se transformará em um cadernos de expressões e
palavras mais usadas no Nordeste Brasileiro.
Pesquisa dos termos
desconhecidos – Perceber que cada local tem um modo próprio de falar, de
acordo com suas vivências e influências culturais.
Apresentar o autor da música, Luiz Gonzaga. Sua história,
onde nasceu etc.A partir de letras de músicas variadas pesquisar esse rico
vocabulário.
Utilização de Mapa –
Pintar a região em que Luís Gonzaga
nasceu. Identificar nossa região.
Produção de texto
na Sala de Artes
3º ano – PARÓDIA - Elaboração de Paródia a partir da
Música de Luís Gonzaga que fale da importância do meio ambiente e como ele
está.
4º ano – PARÓDIA - Elaboração de Paródia a partir da
Música de Luís Gonzaga que fale o que devemos fazer para salvar o planeta e
as nossas vidas.
Produção com linguagem Visual
5º ano - Painel de imagens sobre o meio ambiente –
Elaboração de Painel comparativo com imagens que retatem os problemas do
planeta e ao lado imagem que demonstre uma sugestão ou esforço para
solucionar o problema. Levantar osproblemas com os alunos: violência, fome,
falta de água, desmatamento, inundações etc. (atividade livre)
Atividades de
Educação Física – Realização de brincadeiras e compreensão das
brincadeiras existentes nas Festas
juninas: Dança da cadeira, correio do amor, cadeia, pau de sebo, dança da
laranja, dança da cadeira, corrida do ovo na colher etc.
Aula Passeio –
Visita ao Jardim Botânico. Observação. Registro escrito e através de fotos,
desenhos em sala.
Espécies de flores, observação do meio: seus recursos
naturais, a presença de outros seres vivos e a importância de cada um.
Plantio –
semente de girassol.
Data 21/05 a 15/06
Início da campanha para coleta de material reciclável que
será utilizado na Festa Junina.
Lembrar que todo recurso reciclável doado deverá estar
limpo e em condições de uso.
Envio de bilhete sobre a vestimenta da Festa:
Reaproveitando a caipira antiga com a utilização de material que se tem em casa. No dia da Festa
ocorrerá o Desfile Caipira. O mais criativo ganhará uma prenda.
Escolha das atividades, barraca e ornamentação que
susbtituirão, através da confecção com material reciclável, as atividades
tradicionais e ornamentos da Festa Junina.
Início do Ensaio das Apresentações
Recolher as receitas pesquisadas na quinzena anterior para
digitação que será feita pela escola, resultando um caderno de receitas. Cada
aluno da turminha receberá e outros serã sorteados durante a Festa.
Acompanhamento do portfólio realizado pelas turmas maiores.
As turmas do 1º e 2º ano, terão registros coletivos a partir das discussões,
atividades e pesquisas realizadas . Do 3º ao 5º ano, os registros deverão
partir inicialmente de cada aluno, para depois serem sintetizados e
registrados por grupos. Depois, passado para o portfólio do grupo.
Utilização de vídeo
e palestra com convidado ONG – “Criança Ecológica” no
Youtube. Todas as turmas estarão reunidas assistindo o vídeo. Primeiro, as
turmas do 1º e 2º ano que também assistirão que após, participarão da
palestra. Depois as turmas do 3º, 4º e 5ºano. O vídeo fala sobre a ação do
homem na natureza e a poluição, o desmatamento, o consumismo exagerado e que
tudo na natureza está relacionado, uma vida dependendo da outra. Todos nós
formamos uma grande família – lançando o conceito de biodiversisdade.
Após, haverá uma palestra com a ONG que abordará os
problemas levantados no vídeo e abrirá um grande debate.
Experiência no
Laboratório de Ciências – Observação, registro e
acompanhamento do tempo de decomposição do lixo orgânico e inorgânico. A
experiência será realizada durante até ao final do bimestre. Coleta do lixo
orgânico e inorgânico por turma. A atividade envolverá Matemática: gráficos,
tabelas de observação etc. Português: Registros de observação, de hipóteses
etc. Ciências – Construção do conceito de orgânico e inorgânico, Percepção de
quanto o lixo inorgânico prejudica o meio ambiente por demorar a se decompor.
Leitura e
Interpretação com texto informativo. Atividades
ortográficas e gramaticais. Através de Cruzadinha, caça-palavras etc. Produção
de resenha través da leitura de reportagens, vídeos que falem sobre os animais
que estão entrando em extinção, os Projetos que estão sendo desenvolvidos
para preservar a vida desses animais. Criação de Slogans, cartazes sobre a
necessidade de preservar nossos recursos naturais e a vida do planeta.
Cartazes sobre a Campanha. Registros escritos, interpretação de tabelas etc.
Trabalho com textos informativos que falem da Festa Junina e suas tradições.
Reportagem de Jornal sobre festa
junina, letras de música, receitas etc. Simular um correio da amizade na sala.
Pesquisa no
Laboratório de Informática e através de material impresso –
Existem leis, entidas que cuidam dos animais? Dividir a turma em grupos a
partir do que for discutido. Linha de pensamento: Há lei que proteja os
animais? Quais? Mas sempre houve?
Sugestão:
Existe ações da própria sociedade em defesa dos animais?
Outros assuntos que poderão surgir:
Telefones de ONG's que cuidam de animais
Combate ao tráfico de animais
Animais maltratados (em residências, nas ruas, circos,
rodeios etc.
A relação de afeto entre homens e animais.
O animal servindo à natureza e ajudando o homem.
Observação:
Trabalhar sempre cada questão que surgir nas turmas de
acordo com o nível de entendimento. Além da Pesquisa e apresentação dos grupos
sobre suas informações e opiniões, promover debates e sugestões para os
problemas que encontraram.
Promover uma reflexão, autoavaliação: E nós? Como tratamos
os animais? O que podemos fazer para diminuir o sofrimento deles?
Aula Passeio –
Visita a uma ONG protetora de animais. Antes, elaboração de perguntas para
levar até à ONG. Realizar registro escrito do que foi observado, como os
animais são tratados, o que acharam etc.
"O grau de civilização de uma sociedade pode ser
medido pela forma como trata seus animais" (Mahatma Gandhi)
Palestra com um
Veterinário –
Abordagem das questões vivenciadas e explicação sobre outras questões que
surgiram durante as atividades anteriores.
Laboratório de
Informática -
http://www2.uol.com.br/ecokids/
- ECOSSISTEMA GLOBAL Como funciona o nosso meio ambiente e como causamos o
desequilíbrio ambiental : http://www2.uol.com.br/ecokids/ecossist.htm
Experiência e Observação /Construção de terrário Acompanhando um Ecossistema – Promover a
construção de um terrário para compreender o ciclo da água, a importância dela
para o solo e para a vida das plantas e a nossa. Observar o terrário e
realizar registros regularmente, para que possam perceber através da pesquisa
e observação de seus registros como a vida se mantem nesse modelo de sistema.
(essa atividade terá continuidade ao longo do bimestre)
Trabalhar a partir
de situações problema - Observação do lixo produzido pela
própria turma. Coleta e seleção do lixo. Registro em gráficos. Realização
de estatística. Conta de luz – Quanto gastamos? Como podemos gastar menos?
Quanto podemos economizar se por dois meses, só usarmos o ferro de passar
roupa uma vez por semana?
Pesquisa na
Biblioteca sobre a produção cultural do Nordeste dividida em grupos - Cada grupo tratou
de uma expressão: Modelagem (escultura), Xilogravura, Literatura de Cordel,
Música, Tapeçaria e Bordado.
Confecção de cartaz
sobre a Região Nordeste – Separar por grupos. Cada
grupo trará figuras relativas ao assunto que ficou responsável: Literatura,
Comidas típicas, Arte, Economia, habitantes etc.
Atividades de
Educação Física - Ensaio das turmas
para apresentação no dia da Festa, contextualizando a escolha.
Atividades de Artes
Divisão das Tarefas para A
Festa Junina
1º ano – Ornamentação
Argolas de revistas
CDs pintados com cola glíter para o palco
Bandeirinhas de revistas e latas de leite
Toalhinhas para as mesas confeccionadas através de retalhos
que foram recolhidos durante a campanha (colocados com cola pano)
Dobradura de balões com revistas e jornal
2º ano – Barraca da
Pescaria (Salve o Rio!)
A tarefa será limpar o rio. A turma terá que confeccionar
peixinhos, arranjar areia, uma caixa para imitar um aquário, anzol, linha e objetos.
Com o anzol deverá retirar um lixo do rio e ganhará uma
prenda.
Confecção de cartaz da barraca, explicando a atividade.
Sempre utilizando material reaproveitável. O cartaz também deve mostrar a
importância daquela ação, através do que foi estudado, pesquisado pelo grupo,
ou seja, qual a consequência dessa ação consciente para o planeta.
Ornamentação -
Máscaras de caipiras com jornal e balão de aniversário
Toalhinhas para as mesas confeccionadas através de retalhos
que foram recolhidos durante a campanha (colocados com cola pano)
3º ano – Barraca da argola
( Plante flores)
A tarefa será acertar um aro de pétalas em um jardim de
garrafas pet para que floresça o jardim. Se cada participante acertar e fazer nascer uma
flor, ganhará uma prenda. Todo o material utilizado devera ser reciclado.
Confecção de cartaz da barraca, explicando a atividade.
Sempre utilizando material reaproveitável. O cartaz também deve mostrar a
importância daquela ação, através do que foi estudado, pesquisado pelo grupo,
ou seja, qual a consequência dessa ação consciente para o planeta.
Ornamentação –
Sanfona feita de caixa de leite.
Toalhinhas para as mesas confeccionadas através de retalhos
que foram recolhidos durante a campanha (colados com cola pano)
4º ano – Bola na boca do
palhaço (Organize seu lixo)
A tarefa é pegar uma caixinha de fósforo onde está escrito
o nome de um objeto ( embalagem de alumínio, ponta de lápis, clips quebrado,
carta rasgada etc) e acertar na lata ao qual corresponde: papel, vidro, metal
etc.
Confecção de cartaz da barraca, explicando a atividade.
Sempre utilizando material reaproveitável. O cartaz também deve mostrar a
importância daquela ação, através do que foi estudado, pesquisado pelo grupo,
ou seja, qual a consequência dessa ação consciente para o planeta.
Ornamentação -
Luminária com garrafa pet
Toalhinhas para as mesas confeccionadas através de retalhos
que foram recolhidos durante a campanha (colados com cola pano)
5º ano – Confecção do Correio
ecológico –Escolher um bilhetinho (todos terão dicas de
sustentabilidade), mas poderá mandar um recadinho carinhoso também! O 5º ano
terá a responsabilidade de elaboraras dicas que serão escritas.
Barraca do rabo do burro (
O beijo do beija flor, a coleta das abelhas)
Um mural com flores e animais. De olhos vendados, acertar o
local correto para prender beija-flor e abelhas, através do velcro em flores do jardim)
Confecção de cartaz da barraca, explicando a atividade.
Sempre utilizando material reaproveitável. O cartaz também deve mostrar a
importância daquela ação, através do que foi estudado, pesquisado pelo grupo,
ou seja, qual a consequência dessa ação consciente para o planeta.
Confecção de Bola de Meia.
Observação:
Outras atividades
que serão desenvolvidas e organizadas pelas professoras e equipe
Barraca de troca –
Divulgar na escola e com os pais que será realizado no dia da Festa uma
barraca de troca. Você traz aquilo que não usa mais e troca por alguma coisa
que outra pessoa traga.
Desfile da Caipira sustentável -
A
fantasia de caipira já é tradicionalmente um vestido feito de retalhos, então
por que não usar a imaginação para criar alguma coisa original? Os pais serão
sendo orientados aproveitar itens usados anteriormente, pedaços de tecidos e
materiais reciclados para elaborar as roupas, enfeitando e mostrando o quanto
é importante reaproveitar o que temos para os alunos e preservar o meio
ambiente.
Brincadeira e Organização
da Festa: A Cadeia Alimentar Não Vai Te Perdoar – Uma
cerquinha “prisã” que irá mantar por 15 min. Pessoas que forem vista jogando
lixo no chão. (acontecerá durante toda a Festa)
Dança do Planeta (Planeta confeccionado
pelos alunos - bola de meia. A antiga brincadeira da Laranja)
Corrida pelo reflorestamento –
5 cavaletes com um tronco de árvore (papelão) seco, precisando de folhas. No
local que deveria estar a copa da árvore, há uma folha de jornal. Ao lado de
cada dupla, haverá um recipiente com guache verde. A dupla que pintar mais
mãozinhas na copa de jornal em 15 min, será a vencedora.
Esse copo é meu – Cada convidado e alunos
receberão um copo com tampa (para refrigerante e água) e etiqueta para
escrever o nome. Só poderão utilizar outro durante a festa se comprarem outro
igual. Não haverá copo descartável na festa, exceto para a canjica. Caso
percam, pagarão uma prenda no palco. (Essa atividade, assim como a da
“cadeia” estarão como condições no convite para participação da Festa).
Dança da Cadeira – Cada eliminado ganha um
crachá de defensor da natureza com o nome de um animal que está sendo salvo
da extinção.
Concurso de forró
Videokê
Bingo
Além
das Barracas e brincadeiras teremos:
Danças e casamento
caipira.
Desfile da caipira mais
sustentável.
Apresentação das paródias
realizadas pelos alunos
Painel de fotos expondo todo
trabalho realizado durante o bimestre.
Brindes para as
brincadeiras: Uma sacolinha feita de caixa de leite, ímã de geladeira
feito de dobradura, Kit para plantar e um saquinho com semente de girassol,
porta retrato de jornal, prendedor para embalagens feito de pregador
ornamentado, porta retrato de caixa de cd, livrinho de receitas para
confeccionar cola, bloco de papel reciclado etc.
Data 18/05 a 29/06
Acompanhamento do portfólio realizado pelas turmas maiores
e blocão das turmas menores. Finalização e levantamento do que foi aprendido
durante todo o bimestre, assim como, as novas questões que surgiram ao final
do processo.
Realizar uma AUTOAVALIAÇÃO.
Finalização da digitação do caderno de Expressões do Vocabulário
Nordestino Brasileiro – Cada aluno da turma que realizou a pesquisa, terá um
exemplar. Durante a festa haverá sorteio de livros.
Atividades de Artes
– Dar continuidade à confecção de ornamentos e organização
de barracas.
Atividades de
Educação Física – Dar continuidade aos ensaios.
Exposição de fotos – Expor as atividades
que foram realizadas durante todo o bimestre na última semana.
Pesquisa no
Laboratório de Informática –
Vídeo Ilha das Flores:
Atividade do
Laboratório - Reciclagem de Papel de um parte do que foi recolhido
pelas turmas. Envolver a matemática e português a partir da receita,
trabalhando conhecimentos diversos unidade de medida, tempos de preparo,
fração etc.
Oficina de
Reaproveitamento –
Após pesquisa durante a semana do dia 18/06, realizar
oficinas de pratos típicos na ultima semana. Algumas receitas podem ser
elaboradas a partir do reaproveitamento de alimentos com a ajuda de alguns
responsáveis, por turma. Degustação dos pratos preparados.
Através dessas últimas atividades, trabalhar a origem dos
produtos. O próprio papel utilizado
na reciclagem, de onde vem? Do que é feito? O óleo que utilizamos em
determinada receita, por exemplo, de onde ele veio?De quê ele é feito?
|
|
AVALIAÇÃO
|
A
avaliação ocorreu durante todo o bimestre, tendo como culminância de toda
pesquisa realizada e conhecimentos construídos, a realização de Festa Junina
Ecológica.
DECORRENTE DO TRABALHO
Os alunos e alunas foram capazes de
desenvolver as habilidades, competências e ações:
Perceber
a importância do reaproveitamento do material que utilizaram após a Festa
Junina, entrando em contato com uma ONG e uma Cooperativa de Catadores.
Perceber
que o lixo pode ser revertido em recursos para a escola e para outras
pessoas, preservando o meio ambiente em que vivemos e melhorando a nossa vida
no planeta.
Adquirir
hábitos de economia da água, da luz e de outros recursos como, o material
escolar, o cuidado com equipamentos eletrônicos evitando o consumismo
exagerado. Ter atitudes sustentáveis diante do meio ambiente, seja qual for o
local em que esteja, para garantir a vida do planeta, entendendo que a
reciclagem não poderá dar conta de todo o lixo que vem sendo produzido e
destruído nossos recursos.
Perceber
que alguns “lixos” não podem estar em cestas comuns de coleta, precisando de
lugares específicos para coletá-los: Lâmpadas, pilhas etc.
Organizar
junto com a comunidade escolar a coleta de óleo de cozinha durante o ano.
Pesquisar
sobre a história da escrita e o surgimento do livro, após a reciclagem do
papel.
Observar
os problemas do cotidiano e buscar soluções em grupo, desenvolvendo a
habilidade da pesquisa, experimentação, a troca de ideias, registro e
síntese. Realizar diversas estratégias de pesquisa, inclusive a científica.
Reconhecer
a importância do conhecimento historicamente acumulado, respeitando as
diferenças e reconhecendo suas origens.
Aprender
com as diferenças.
Interpretar
textos diversos, fazendo relações com outras áreas do conhecimento e com a
realidade. Descobrir o prazer pela leitura, ler com compreensão, entonação e
fluência.
Experimentar
o confronto de ideias e olhares sobre uma mesma questão.
Desenvolver
e vivenciar atitudes de solidariedade, de cooperação e organização.
|
|
PARTICIPANTES
|
Alunos, professores e toda a
comunidade escolar das séries iniciais do Ensino Fundamental da Escola Educar Para Crescer.
Ass.Maristela Motta Figueiredo
|
|
POP
Sistema de
Padronização
|
Procedimento
Operacional Padrão
|
IECD
|
|||||||||||||||||||||||||
Número:
|
Localizador:
PORTIFÓLIO DE
|
Revisão:
Em 2015
|
Folha:
01
|
||||||||||||||||||||||||
Título:
|
|||||||||||||||||||||||||||
Aplicado por
|
Data
|
||||||||||||||||||||||||||
INTRODUÇÃO
|
|||||||||||||||||||||||||||
OBJETIVO
|
|||||||||||||||||||||||||||
CAMPO DE APLICAÇÃO
|
|||||||||||||||||||||||||||
4- PRINCIPAIS
PASSOS
|
|||||||||||||||||||||||||||
5- CUIDADOS
ESPECIAIS
|
|||||||||||||||||||||||||||
Avaliação
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
OBRIGADA PELA SUA VISITA. CONTRIBUA COM A SUA BAGAGEM