quinta-feira, 11 de junho de 2015

ENCONTRO DE PPIP 11/06

Rio de Janeiro, 11 de junho de 2015.
¨tempos de PPIP

Elaboração de MINI projeto, utilizando como instrumento de registro o Procedimento Operacional Padrão


Objetivos
Conceituar de forma resumida alguns momentos de um Projeto de trabalho, mostrando um exemplo de projeto de Festa Junina
Organizar a divisão da turma para a elaboração do projeto e ação. registrando suas diversas etapas.



Como elaborar um projeto?
Tudo vai depender o projeto politico pedagogico da sua escola, os projetos tem que ir de acordo com o seu planejamento semestral ou anual. e eles vão surgindo conforme a necessidade ou da escola ou da sala. ele tem por finalidade atender alguma dificuldade, e mobilizar as pessoas para solucionar um problema.
em geral sua estrutura é assim:

Responsável
Local
Tema (proposta a partir de levantamento prévio)
Publico Alvo (quem estará envolvido nele)
Área do conhecimento (disciplinas que se encaixam nele)
Período (duração: não pode ser muito longa, pois assim perde a função de projeto e passa a ser incorporado no conteúdo)
Justificativa (Porque este projeto será feito)
Objetivo Geral (Qual a função dele, o que desejo atingir com ele)
Objetivo Especifico (metas parciais para atingir o objetivo geral)
Desenvolvimento / Estratégias (Como será feito o desenvolvimento do trabalho)
Recursos (materiais a serem utilizados, citar tudo pois em muitos casos tem que comprar)
Avaliação (A avaliação é sempre um processo contínuo de verificação do resultado das ações para atingir os objetivos específicos e verificar se está dando certo ou precisa de um replanejamento)

EXEMPLIFICANDO UM PROJETO PARA FESTA JUNINA EM UMA DIMENSÃO DE PROPOSTA ECOLÓGICA

Alunos, o projeto a seguir é um pequeno simulador de um projeto elaborado por mim durante a pós. Espero que ajude a nos situar em relação a alguns aspectos.






DISCIPLINA: Planejamento Educacional
ALUNO(A): Maristela Motta Figueiredo
MATRÍCULA:

NÚCLEO REGIONAL: Rio de Janeiro
DATA: _____/_____/___________
Atividade Sugerida: Projeto de Trabalho
Instruções:
Tendo como base os conhecimentos antropológicos e legais para prática pedagógica, elabore um projeto de trabalho educacional que favoreça a dinâmica interdisciplinar e a viabilização da prática de ideias no contexto escolar. Lembre-se que o Projeto de Trabalho deve levar em conta a possibilidade da participação de todos os alunos, bem como possuir uma forma de aprendizagem que contemple a todos. A explicação dos itens do projeto encontra-se na AULA 6Planejamento de Projetos de trabalho.
TEMA


Realização de Uma Festa Junina Ecológica


DETONADOR



Vídeo – Reportagem sobre a “Rio+20” e desenvolvimento sustentável.
Na sala de vídeo, assistir a reportagem falando sobre a Rio+20. Conversar com os alunos sobre o que entenderam da reportagem, promovendo uma discussão sobre o que vem a ser desenvolvimento sustentável e como podemos realizar uma Festa Junina a partir dessa proposta.
PROBLEMATIZAÇÃO













Como organizar uma Festa Junina atendendo à proposta do desenvolvimento sustentável. Como organizar uma Festa Junina que respeite o meio ambiente.

O que vamos fazer? Como fazer? O que sabemos? Qual nossa expectativa?

Conhecimentos Prévios e Novas Questões
Exemplo:
O que sabermos sobre: (orientações para o levantamento dos conhecimentos prévios em cada turma)
Quem já ouviu falar da Rio+20?
RIO+20, sua proposta e importância?
O que entendemos sobre Rio+20? O que entendemos sobre meio ambiente? O que é desenvolvimento sustentável?
Quais as ações que caracterizam o desenvolvimento sustentável?
O que é Educação Ambiental?
Qual a importância do desenvolvimento sustentável para a nossa vida no planeta?
Nós temos atitudes de respeito ao meio ambiente? Quais?  Como? Onde? Quando?
Quem já participou de uma Festa Junina que respeitasse o meio ambiente? Como era?
Como é a Festa Junina Tradicional?
O que precisamos para fazer uma Festa Junina?
Qual a diferença entre uma Festa Junina Tradicional e uma Festa Junina que respeita o meio ambiente?
O que é material reciclável?
Como e quais materiais recicláveis podem substituir alguns objetos que precisamos para fazer uma Festa Junina?
Alguém do grupo já realizou alguma atividade com material reciclável?
Quais atividades podem ser desenvolvidas nas barracas promovendo a conscientização dos convidados sobre o Meio Ambiente?
Como vamos organizar o lixo que for produzido durante a festa? O que faremos com ele?
O que é coleta seletiva?
 Como poderemos juntar e guardar o material reciclável que vamos utilizar para a Festa?
O que faremos com o lixo produzido na Festa?
Quais recursos precisaremos, além dos recursos recicláveis?
Aparelho de som, DVD, CD, Livros (Biblioteca), Laboratório de Ciências, laboratório de Informática, TV, microfone, Aulas-Passeio, mesas, cadeiras, corda para isolamento, Cestas de lixo para coleta seletiva, videokê, Bingo,
O que se deseja
(Construído a partir do registro dos alunos)
Quais são nossas expectativas?
Exemplo: Através da utilização de material reciclável para a ornamentação; economia de recursos; elaboração de barracas; brincadeiras temáticas; organizar e realizar uma Festa Junina Ecológica no Pátio da Escola.
OBJETIVOS:
(Construídos a partir do registro dos alunos)
Exemplo:
Elaborar uma lista de materiais recicláveis que utilizaremos para ornamentação, para a realização das barracas etc.;
Organizar uma campanha para adquirir material reciclável;
Recolher material reciclável de forma adequada, limpo e separado por tipo de material;
Providenciar um local na para guardar separadamente este material;
Utilizar material reciclável na nossa Festa Junina;
Evitar o desperdício;
Conhecer melhor a Festa Junina tradicional para substituirmos itens da Festa por material reciclável e atividades relacionadas ao meio ambiente;
Criar um nome para o arraial;
Elaborar temas sobre o meio ambiente para as barraquinhas;
Elaborar brincadeiras por atividades temáticas;
Realizar a Coleta Seletiva durante a Festa;
Etc.
JUSTIFICATIVA




















Estamos em contexto sóciohistórico, onde a sociedade pós-moderna começa a conscientizar-se sobre  sua responsabilidade diante do planeta. Hoje, conceitos como educação ambiental e sustentabilidade não podem estar desvinculados do que entendemos por cidadania. Esses conceitos devem ser trabalhados no espaço escolar,  através da problematização e observação de situações reais que assolam a humanidade em diversas disciplinas, assim como, a busca de novos  hábitos e costumes em nosso cotidiano que venham contribuir para a formação de cidadãos conscientes da importância da preservação do planeta para todos nós. 
É a partir da vivência de ações de cidadania, de pesquisa, de apropriação e compreensão da realidade, que desenvolveremos atitudes mais críticas e responsáveis diante do mundo, economizando, consumindo de maneira responsável e preservando os recursos naturais que necessitamos para viver.
Sendo assim, a realização de uma Festa Junina Ecológica proporcionará essas vivências, além do resgate cultural e da valorização histórica, envolvendo diversas áreas do conhecimento de forma integrada no processo de pesquisa, produção, realização e avaliação contínua.
ÍNDICE INICIAL










Esclarecimento aos pais sobre a proposta do 2º bimestre no Conselho de Classe.
Fotografar todas as atividades realizadas durante o bimestre para montagem de painel expositivo.
A cada etapa realizar o acompanhamento do portfólio realizado pelas turmas maiores.
Data 07/05  a 20/05

- Bilhete para os pais sobre propostas e objetivos para o 2º bimestre – colar na agenda
- Afixar esse informativo no mural de entrada da escola – ETP
- Pensar e organizar com as turmas, como será feita a campanha  para recolher material reciclável, quais materiais serão recolhidos e onde poderemos guardar. Escolher um nome para a campanha.

Recordando o momento “Detonador”
Apresentação do vídeo: Reportagem sobre  a Rio +20. O que acharam da reportagem? Refletir e discutir com  a turma o que vem a ser Desenvolvimento Sustentável e como organizar uma Festa Junina participando dessa proposta.

Organização do Tema que será trabalhado no período de 07/05 a 20/05 por assuntos
Rio+20
Meio Ambiente – conceito
Material reciclável – conceito
Vegetais

Coleta Seletiva e a produção do lixo - em sala  de aula e entre as turmas/ Reciclagem
Linguagem Oral e Escrita – Imagem (turmas menores) e reportagem (turmas maiores)
Interpretação de textos diversos
Resgate da cultura
História e origem da Festa Junina
Situações problema - envolvendo as atividades e assuntos trabalhados no período: metade, divisão, fração, subtração (Quanto falta para? Quanto irá sobrar? Quanto vou precisar? Sistema de Medidas
Objetivos
Conhecer a origem histórica da Festa Junina;
Comparar como a Festa Junina era realizada com a Festa Junina atual;
Valorizar a Festa Junina enquanto produção cultural, construída historicamente, apresentando modificações de acordo com cada época;
Trabalhar com situações problema relacionadas ao tema, buscando soluções e realizando ações que envolvam investigação, trabalho em grupo desenvolvendo ou aprofundando alguns conceitos como, metade, divisão, fração, unidade de medida, subtração, multiplicação e soma;
Produzir e ter contato com textos de tipologias diversas;
Perceber a diferença dos textos trabalhados, vivendo a função social da escrita;
Vivenciar de modo lúdico, algumas atividades realizadas nas Festas Juninas tradicionais;
Construir paródias a partir de alguns ritmos nordestinos escolhidos pela turma, sobre o tema Meio Ambiente;
Decidir um local apropriado para armazenar o material reciclado recolhido através da campanha;
Escolher um nome para a campanha;
Elaborar lista de materiais recicláveis;
Visitar o Jardim Botânico.
Data 21/05 a 15/06

- Início da campanha para coleta de material reciclável que será utilizado na Festa Junina.
- Envio de bilhete sobre a vestimenta da Festa: Reaproveitando a caipira antiga com a utilização de material que se tem em casa. No dia da Festa ocorrerá o Desfile Caipira. O casal mais criativo ganhará um prêmio.
- Escolha das atividades, barraca e ornamentação que substituirão através da confecção com material reciclável, as atividades tradicionais e ornamentos da Festa Junina.
- Início do Ensaio das Apresentações

Organização do Tema que será trabalhado no período de 21/05 a 15/06 por assuntos
O Nordeste Brasileiro - Festa Junina comemorada no Brasil, principalmente na região do Nordeste, onde se enraizou


A importância e influência da Festa Junina para a cultura brasileira - A relação entre cultura e ambiente: hábitos,  costumes, produção cultural etc.
Ecossistema e Biodiversidade
Animais
Coleta Seletiva e Recursos Naturais
Lixo Orgânico e Inorgânico
Interpretação e Produção de texto. Gramática e ortografia
Situações problema envolvendo as atividades realizadas: metade, divisão, fração, subtração (Quanto falta para? Quanto irá sobrar? Quanto vou precisar? Sistema de Medidas. Gráficos. Formas Geométricas
Localização
Objetivos
Conhecer a origem histórica da Festa Junina;
Valorizar a Festa Junina enquanto produção cultural, construída historicamente, apresentando modificações dependendo da região em que é realizada;
Localizar as diversas regiões do Brasil no mapa;
Conhecer os estados que fazem parte da Região Nordeste;
Trabalhar com situações problema relacionadas ao tema, buscando soluções e realizando ações que envolvam conceitos como, metade, divisão, fração, unidade de medida, subtração, multiplicação e soma;
Montar Gráficos;
Ler gráficos;
Expressar sua criatividade artística através da chamada Arte popular utilizando materiais recicláveis;
Conhecer algumas produções artísticas e culinárias do Nordeste;
Diferenciar lixo orgânico de inorgânico;
Iniciar a campanha da coleta;
Coletar o material de forma seletiva, separando os materiais doados;
Escolher as atividades que serão desenvolvidas nas barracas, as brincadeiras e o material que será utilizado para ornamentar;
Decidir quais turmas ficarão responsáveis pela elaboração das brincadeiras, barraca ou ornamentação;
Iniciar os Ensaio das danças;
Elaborar material para as barracas;
Confeccionar material para a ornamentação da festa;
Visitar uma fazendinha, conhecer alguns animais e suas características;
Compreender que os animais são importantes para o planeta e para todos nós;
Identificar atitudes do homem agindo na natureza que prejudicam os animais, levando-os à extinção;
Compreender que a extinção dos animais prejudica a harmonia e funcionamento do planeta.
Data 18/06 a 29/06
Dia 30/06 Festa Junina
10h às 16h

Dia 18/06
- Enviar bilhete aos responsáveis agradecendo pela participação na campanha e prendas e informando mais uma vez a finalização da campanha . Dia 19/06 – Finalização da Campanha

- Divulgar a Barraca de Troca que acontecerá no dia da Festa através de cartaz e circular.
- Enviar bilhete aos responsáveis sobre a preparação de alguns pratos típicos que contará com a participação deles.
Dia 21/06
– Conclusão e relatório final sobre a experiência e comparação do lixo orgânico e inorgânico
Dia 22/06
- Enviar bilhete aos responsáveis comunicando o horário que os alunos devem chegar, assim como, das apresentações. Solicitar que cheguem 30 min antes para a entrega dos doces e salgados.

Organização do Tema que será trabalhado no período de 18/05 a 29/05 por assuntos
Conclusão  das atividades durante essas duas últimas semanas.
Fechamento do Blocão das turmas de 1º e 2º ano.
Encerramento dos Portfólios das turmas de 3º, 4º e 5º ano a partir das anotações, pesquisas e experiências vividas, assim como, os conhecimentos construídos e o levantamento de novas questões decorrentes do processo.
A Expressão Cultural e Festa Junina – Influências, crendices, símbolos, costumes, a arte, a dança, culinária etc.
Os recursos naturais e o consumismo
A poluição do ar, da água e do solo.
Alternativas para um mundo sustentável.
Objetivos:
Continuar com as atividades das semanas anteriores, aprofundando alguns assuntos, assim como, mantendo de certa forma, alguns objetivos das etapas anteriores;
Confeccionar pratos típicos substituindo ingredientes e/ou reaproveitando alimentos;
Confeccionar os ornamentos e materiais para as barracas, finalizando-os,
Separar o material que sobrou de tudo que foi utilizado;
Conceituar produto manufaturado e matéria prima;
Relacionar produtos manufaturados que são consumidos atualmente aos recursos naturais que pesquisaram durante o projeto;
Terminar a elaboração das Barracas e confecção de cartazes;
Terminar a confecção de Enfeites com material reciclável;
Organizar os últimos preparativos para a realização da Feira de Troca e o Desfile;
Iniciar a arrumação e ornamentação do espaço durante o dia com os alunos;
Arrumar o pátio no final da tarde do dia 29/06 (professores).





ESTRATÉGIAS

















A equipe técnico-pedagógica junto com os professores no Conselho de Classe estará explicando aos responsáveis a proposta para o 2º bimestre. Passando em todas as salas uma circular com as principais propostas para que tomem conhecimento e assinem.

07/05 - Todos os pais receberão um resumo do Plano de Ação e objetivos para que compreendam o que será realizado e desenvolvido com os alunos, explicando a importância do acompanhamento e participação de todos.

As discussões e aprofundamentos sobre o assunto respeitarão o nível de escolaridade, experiências e conhecimentos de cada turma, considerando a possibilidade de aprofundamento, construção de novos conhecimentos e levantamento de novas questões que surgirão no decorrer do processo.
As turmas do 1º e 2º ano, terão registros coletivos a partir das discussões, atividades e pesquisas realizadas . Do 3º ao 5º ano, os registros deverão partir inicialmente de cada aluno, para depois serem sintetizados e registrados por grupos. Depois, passado para o portfólio do grupo.
Cada ano realizará algumas atividades em específico, além das sugeridas pelas próprias turmas.
Acompanhamento do portfólio realizado pelas turmas maiores.

Data 07/05  a 18/05
As discussões e aprofundamentos sobre o assunto respeitarão o nível de escolaridade, experiências e conhecimentos de cada turma.
As turma do 1º e 2º ano, poderão ter registros coletivos a partir das discussões, atividades e pesquisas realizadas . Do 3º ao 5º ano, os registros deverão partir inicialmente de cada aluno, para depois serem sintetizados e registradas por grupos.
Cada ano realizará uma atividade em específico.

Estratégias
1º e 2º ano
Utilização do vídeo  - Reportagem sobre  a Rio +20
Debate – discussão com a turma o que vem a ser Desenvolvimento Sustentável. O que é a Rio+20. Conversar sobre a Festa Junina e lançar a proposta: Seria possível realizarmos uma Festa Junina assim?
Realizar o levantamento dos conhecimentos da turma, considerando cada nível de escolaridade, observando as experiências e necessidades do grupo.
As turmas  levantarão hipóteses sobre o assunto. O que sabem. Suas expectativas e objetivos. Tudo será registrado em papel 40kg e exposto na sala para montagem de blocão. Importante lembrar que o professor deve orientar na elaboração de alguns objetivos.
Comparar as hipóteses iniciais do grupo ao conceito apresentado no vídeo. Observar os conhecimentos que os alunos têm sobre o assunto e o que desconhecem.
Painel comparativo do meio ambiente “O Planeta que a gente quer, depende do que a gente fizer” – Sensibilização da turma através da utilização de diversas figuras trazidas por eles durante a semana que retratam como está o planeta e como queremos que ele fique. Esse é o meio ambiente que queremos?
A nossa escola é também nosso meio ambiente? E a nossa sala?
Confecção de Latas de Lixo para coleta seletiva - Após conversa com a turma sobre a observação do lixo em sala de aula, propor a coleta seletiva do  lixo produzido. Dividir a turma em 5 grupos. Apresentar como é feita a coleta seletiva e o que cada cor representa. Solicitar que cada grupo traga uma caixa de papelão que dê para recolher o material de 1 semana,  jornal para encapar as caixas e uma placa colorida de papel cartão de acordo com a cesta que o grupo confeccionará (papel, vidro, plástico, metal ou madeira). Trabalhar a noção de que a sala também é o nosso meio ambiente. (A partir dessa atividade e ao final de uma semana, observar o que já foi recolhido e verificar o que acham que pode oiu não ser aproveitando. Trabalhar assim, o conceito de reciclável.)
Produção de texto (recado) - Todos produzirão um texto coletivo: Recado. Como se escreve um recado? Esse recado será para os pais, explicando a atividade anterior e o que vão precisar. Organizar junto com a turma, a lista do que será necessário e elaborar no blocão como se escreve um recado.
Leitura e interpretação com outro tipo de texto (Receita) - Lembrar que precisarão de cola para encapar as caixas. Que tal fazer uma cola caseira? O bilhete deve citar a necessidade de trazer uma sugestão de cola caseira para que possam escolher uma receita e confeccionar. As outras farão parte de um caderno de receitas recicláveis que será sugerido à turma, como sugestão de tipos de receitas caseiras para fazer cola economizando materiais e aproveitando o que temos em casa e que muitas vezes, vai para o lixo.
Pesquisa de Cola Caseira em casa Pesquisa realizada em casa com o auxílio do responsável.
Confecção da Receita – Trabalhar leitura, quantidade, textura e as unidades de medida: quanto pesa cada ingrediente, tempo de preparo da receita, tempo de validade etc. Trazer algumas embalagens usadas e observar os rótulos indicando a quantidade, validade dos produtos etc.
Propor desafios em situações problema durante a confecção das caixas e da receita:
Se dobrarmos a receita, qual quantidade usaremos de cada ingrediente? Será que se dobrarmos a receita, usaremos por mais tempo ou o tempo de validade será o mesmo? Tudo deve ser registrado durante a atividade.
Quantos folhas serão preciso para encapar uma caixa? E duas caixas? E se a folha fosse a metade?
Quantas folhas cada grupos trouxe? Quantas vão sobrar? Trabalhar a idéia de divisão, metade com as folhas de jornal.
Elaborar outras situações problemas envolvendo as atividads de receita, de embalagens e as unidades de medida padrão.
Entrevista com a família – Elaborar junto com a turma uma série de perguntas para realizarem uma entrevista com seus familiares sobre as Festas Juninas. Como eram realizadas as festas juninas quando eram crianças? O que havia nas festas? Que tipos de brincadeiras faziam? Quais os pratos típicos? Como eram as roupas? Pedir às crianças que tragam figuras sobre o assunto.
Apresentar as entrevistas e comparar com as festas juninas atuais. As crianças apresentarão as figuras que trouxeram que retratam as Festas Juninas.
Laboratório de Informática – Navegar em site seguro que mostre características da Festa Junina e trabalhe de forma diversificada atendendo à diversas áreas do conhecimento. Além de Informação, os sites oferecem brincadeiras e jogos. Sugestões:
Exploração de Mapa - Trabalhar com um grande mapa e perguntar as crianças em qual região moramos. Criar um símbolo com as crianças para marcar a nossa região, um símbolo que nos lembre.
Como comemoramos a Festa Junina na nossa região? Ainda explorando MAPA - Apresentar a região nordeste como o local onde mais se comemora a Festa Junina em um grande Mapa do Brasil em papel 40 kg. Propor que construam outro símbolo que marque a região Nordeste. Um símbolo que relacionado a eles, sobre coisas que lembre a Festa Junina.
Confecção  dobradurade Balão com Jornal e pintura com guache na Aula de Artes – Após história O Balão que não queria subir de Regina Lúcia Pires Nemer. Editora EDC, conversar sobre o perigo de soltar balões. As consequências dessa prática. Trabalhar a interpretação oral da história e desenho livre com colagem utilizando alguns materiais recolhidos no lixo da sala (ponta de lápis, pedaços de papel picado etc)
Após, convidar a turma para a dobradura de balões. Quem sabe fazer um balão de jornal? Utilização do guache para pintá-los fazendo o acabamento.
Brincadeiras na Aula de Educação Física e Audição de músicas – conhecer algumas brincadeiras realizadas na festa junina: corrida do saco, bola na lata, pula fogueira e dança da cadeira. Utilização de cds com músicas de Festa junina e ritmos nordestinos durante a aula. Apresentação de um ritmo nordestino para os alunos, explicando que as Festas Juninas no Brasil, aconteciam no início em uma região chamada Nordeste. E que nesta região eles gostam de outros ritmos diferentes, alguns ouvimos aqui. Conversar sobre quais músicas gostam.
Montagem de gráfico – Trabalhar com músicas na sala de aula de vários ritmos. Montar um gráfico de preferências.
3º ao 5º ano
Utilização do vídeo  - Reportagem sobre  a Rio +20
Debate – discussão com a turma o que vem a ser Desenvolvimento Sustentável. O que é a Rio+20. Conversar sobre a Festa Junina e lançar a proposta: Seria possível realizarmos uma Festa Junina assim?
Realizar o levantamento dos conhecimentos da turma, considerando cada nível de escolaridade, observando as experiências e necessidades do grupo.
As turmas se dividirão em grupo, levantarão hipóteses sobre o assunto. O que sabem. Suas expectativas e objetivos. Importante lembrar que o professor deve orientar na elaboração de alguns objetivos.
Comparar as hipóteses iniciais do grupo ao conceito apresentado no vídeo. Observar os conhecimentos que os alunos têm sobre o assunto e o que desconhecem.
Cada aluno terá um registro pessoal estilo portfólio.
Pesquisa na internet sobre a Rio+20 no Laboratório da Escola – O que é? O que será discutido na Rio+20? O porquê do nome Rio +20? O que foi a Agenda 21?
Orientar os alunos durante a pesquisa, aprofundando de acordo com a turma, os conhecimentos e informações que terão durante a pesquisa. Realizar sempre o registro individual.
Debate na sala de Vídeo – Passar o vídeo Carta da Terra Brasil no youtube:
Após a pesquisa e assistir o vídeo realizar debates na turma dividida em grupos: Quais  informações dos grupos durante a pesquisa e o vídeo? O que entenderam? Compreenderam a proposta da Rio+20? O que acham? Concordam? Por quê?  Qual a relação do vídeo com a proposta da Rio+20?
O vídeo fala também de valores. Esses valores estão relacionados à proposta da Rio+20? Qual a importância deles? Vocês acham esses valores importantes? Etc.
Confecção de Latas de Lixo para coleta seletiva - Após conversa com a turma sobre a observação do lixo em sala de aula (meio ambiente) e de tudo que discutiram a partir do Vídeo Carta da Terra, reunir todo o 3º, 4º e 5º no auditório e propor a coleta seletiva do  lixo produzido em sala.
 Apresentar às turmas como é feita a Coleta Seletiva, que tipo de materiais podem ser aproveitados. Cada ano de escolaridade ficará responsável por recolher determinado tipo de lixo produzido nas salas do 3º, 4º e 5º ano, assim como, confeccionar a Lata de Lixo com material reciclável e de acordo com a cor que representa cada material.
 3º ano – papel e plástico
 4º ano – madeira
 5º ano – vidro e metal
Trabalhar a noção de que a escola também é o nosso meio ambiente e buscar informações sobre esses materiais.
Pesquisa na Biblioteca – Origem da Festa Junina no Brasil (3º e 4º ano) e Origem da Festa Junina na Europa até chegar ao  Brasil – Quadrilhas (5º ano).
Leitura e Interpretação – Trabalho com uma letra de Música Sugestões “Olha Pro céu” “Asa Branca”– Apresentar a música, autor etc. em papel 40kg. Cantar com a turma junto com CD.
Conversar sobre o que entenderam da música, o que eles lembraram quando a escutaram. Que palavras não conhecem. Utilizar dicionário.
Confecção de Livro de vocabulário “Nordestino” - Após escutar as músicas e perceber palavras não usais no nosso meio, tentar substituir por palavras que usamos (gírias, expressões). Perceber nas letras das músicas apresentadas há um vocabulário que parece próprio de algum local. Qual local? O mesmo que estamos?
Todo material pesquisado será recolhido na penúltima semana do projeto, será digitado e se transformará em um cadernos de expressões e palavras mais usadas no Nordeste Brasileiro.
Pesquisa dos termos desconhecidos – Perceber que cada local tem um modo próprio de falar, de acordo com suas vivências e influências culturais.
Apresentar o autor da música, Luiz Gonzaga. Sua história, onde nasceu etc.A partir de letras de músicas variadas pesquisar esse rico vocabulário.
Utilização de Mapa – Pintar a região em que Luís Gonzaga nasceu. Identificar nossa região.
Produção de texto na Sala de Artes
3º ano – PARÓDIA - Elaboração de Paródia a partir da Música de Luís Gonzaga que fale da importância do meio ambiente e como ele está.
4º ano – PARÓDIA - Elaboração de Paródia a partir da Música de Luís Gonzaga que fale o que devemos fazer para salvar o planeta e as nossas vidas.
Produção com linguagem Visual
5º ano - Painel de imagens sobre o meio ambiente – Elaboração de Painel comparativo com imagens que retatem os problemas do planeta e ao lado imagem que demonstre uma sugestão ou esforço para solucionar o problema. Levantar osproblemas com os alunos: violência, fome, falta de água, desmatamento, inundações etc. (atividade livre)
Atividades de Educação Física – Realização de brincadeiras e compreensão das brincadeiras existentes  nas Festas juninas: Dança da cadeira, correio do amor, cadeia, pau de sebo, dança da laranja, dança da cadeira, corrida do ovo na colher etc.
Aula Passeio – Visita ao Jardim Botânico. Observação. Registro escrito e através de fotos, desenhos em sala. Espécies de flores, observação do meio: seus recursos naturais, a presença de outros seres vivos e a importância de cada um.
Plantio – semente de girassol.

Data  21/05 a 15/06
Início da campanha para coleta de material reciclável que será utilizado na Festa Junina.
Lembrar que todo recurso reciclável doado deverá estar limpo e em condições de uso.
Envio de bilhete sobre a vestimenta da Festa: Reaproveitando a caipira antiga com a utilização de material que se tem em casa. No dia da Festa ocorrerá o Desfile Caipira. O mais criativo ganhará uma prenda.
Escolha das atividades, barraca e ornamentação que susbtituirão, através da confecção com material reciclável, as atividades tradicionais e ornamentos da Festa Junina.
Início do Ensaio das Apresentações
Recolher as receitas pesquisadas na quinzena anterior para digitação que será feita pela escola, resultando um caderno de receitas. Cada aluno da turminha receberá e outros serã sorteados durante a Festa.
Acompanhamento do portfólio realizado pelas turmas maiores. As turmas do 1º e 2º ano, terão registros coletivos a partir das discussões, atividades e pesquisas realizadas . Do 3º ao 5º ano, os registros deverão partir inicialmente de cada aluno, para depois serem sintetizados e registrados por grupos. Depois, passado para o portfólio do grupo.
Utilização de vídeo e palestra com convidado ONG – “Criança Ecológica” no Youtube. Todas as turmas estarão reunidas assistindo o vídeo. Primeiro, as turmas do 1º e 2º ano que também assistirão que após, participarão da palestra. Depois as turmas do 3º, 4º e 5ºano. O vídeo fala sobre a ação do homem na natureza e a poluição, o desmatamento, o consumismo exagerado e que tudo na natureza está relacionado, uma vida dependendo da outra. Todos nós formamos uma grande família – lançando o conceito de biodiversisdade.
Após, haverá uma palestra com a ONG que abordará os problemas levantados no vídeo e abrirá um grande debate.
Experiência no Laboratório de Ciências – Observação, registro e acompanhamento do tempo de decomposição do lixo orgânico e inorgânico. A experiência será realizada durante até ao final do bimestre. Coleta do lixo orgânico e inorgânico por turma. A atividade envolverá Matemática: gráficos, tabelas de observação etc. Português: Registros de observação, de hipóteses etc. Ciências – Construção do conceito de orgânico e inorgânico, Percepção de quanto o lixo inorgânico prejudica o meio ambiente por demorar a se decompor.
Leitura e Interpretação com texto informativo. Atividades ortográficas e gramaticais. Através de Cruzadinha, caça-palavras etc. Produção de resenha través da leitura de reportagens, vídeos que falem sobre os animais que estão entrando em extinção, os Projetos que estão sendo desenvolvidos para preservar a vida desses animais. Criação de Slogans, cartazes sobre a necessidade de preservar nossos recursos naturais e a vida do planeta. Cartazes sobre a Campanha. Registros escritos, interpretação de tabelas etc. Trabalho com textos informativos que falem da Festa Junina e suas tradições. Reportagem  de Jornal sobre festa junina, letras de música, receitas etc. Simular um correio da amizade na sala.
Pesquisa no Laboratório de Informática e através de material impresso – Existem leis, entidas que cuidam dos animais? Dividir a turma em grupos a partir do que for discutido. Linha de pensamento: Há lei que proteja os animais? Quais? Mas sempre houve?
Sugestão:
Existe ações da própria sociedade em defesa dos animais?
Outros assuntos que poderão surgir:
Telefones de ONG's que cuidam de animais
Combate ao tráfico de animais
Animais maltratados (em residências, nas ruas, circos, rodeios etc.
A relação de afeto entre homens e animais.
O animal servindo à natureza e ajudando o homem.
Observação:
Trabalhar sempre cada questão que surgir nas turmas de acordo com o nível de entendimento. Além da Pesquisa e apresentação dos grupos sobre suas informações e opiniões, promover debates e sugestões para os problemas que encontraram.
Promover uma reflexão, autoavaliação: E nós? Como tratamos os animais? O que podemos fazer para diminuir o sofrimento deles?








Aula Passeio – Visita a uma ONG protetora de animais. Antes, elaboração de perguntas para levar até à ONG. Realizar registro escrito do que foi observado, como os animais são tratados, o que acharam etc.
"O grau de civilização de uma sociedade pode ser medido pela forma como trata seus animais" (Mahatma Gandhi)
Palestra com um Veterinário – Abordagem das questões vivenciadas e explicação sobre outras questões que surgiram durante as atividades anteriores.
Laboratório de Informática -
http://www2.uol.com.br/ecokids/ - ECOSSISTEMA GLOBAL Como funciona o nosso meio ambiente e como causamos o desequilíbrio ambiental : http://www2.uol.com.br/ecokids/ecossist.htm
 Experiência e Observação /Construção de terrário  Acompanhando um Ecossistema – Promover a construção de um terrário para compreender o ciclo da água, a importância dela para o solo e para a vida das plantas e a nossa. Observar o terrário e realizar registros regularmente, para que possam perceber através da pesquisa e observação de seus registros como a vida se mantem nesse modelo de sistema. (essa atividade terá continuidade ao longo do bimestre)
Trabalhar a partir de situações problema - Observação do lixo produzido pela própria turma. Coleta e seleção do lixo. Registro em gráficos. Realização de estatística. Conta de luz – Quanto gastamos? Como podemos gastar menos? Quanto podemos economizar se por dois meses, só usarmos o ferro de passar roupa uma vez por semana?
Pesquisa na Biblioteca sobre a produção cultural do Nordeste dividida em grupos - Cada grupo tratou de uma expressão: Modelagem (escultura), Xilogravura, Literatura de Cordel, Música, Tapeçaria e Bordado.
Confecção de cartaz sobre a Região Nordeste – Separar por grupos. Cada grupo trará figuras relativas ao assunto que ficou responsável: Literatura, Comidas típicas, Arte, Economia, habitantes etc.
Atividades de Educação Física -  Ensaio das turmas para apresentação no dia da Festa, contextualizando a escolha.
Atividades de Artes
Divisão das Tarefas para A Festa Junina
1º ano – Ornamentação
Argolas  de revistas
CDs pintados com cola glíter para o palco
Bandeirinhas de revistas e latas de leite
Toalhinhas para as mesas confeccionadas através de retalhos que foram recolhidos durante a campanha (colocados com cola pano)
Dobradura de balões com revistas e jornal

2º ano – Barraca da Pescaria (Salve o Rio!)
A tarefa será limpar o rio. A turma terá que confeccionar peixinhos, arranjar areia, uma caixa para imitar um aquário, anzol, linha e objetos.
Com o anzol deverá retirar um lixo do rio e ganhará uma prenda.
Confecção de cartaz da barraca, explicando a atividade. Sempre utilizando material reaproveitável. O cartaz também deve mostrar a importância daquela ação, através do que foi estudado, pesquisado pelo grupo, ou seja, qual a consequência dessa ação consciente para o planeta.
Ornamentação - Máscaras de caipiras com jornal e balão de aniversário
Toalhinhas para as mesas confeccionadas através de retalhos que foram recolhidos durante a campanha (colocados com cola pano)
3º ano – Barraca da argola ( Plante flores)
A tarefa será acertar um aro de pétalas em um jardim de garrafas pet para que floresça o jardim. Se cada  participante acertar e fazer nascer uma flor, ganhará uma prenda. Todo o material utilizado devera ser reciclado.
Confecção de cartaz da barraca, explicando a atividade. Sempre utilizando material reaproveitável. O cartaz também deve mostrar a importância daquela ação, através do que foi estudado, pesquisado pelo grupo, ou seja, qual a consequência dessa ação consciente para o planeta.
Ornamentação – Sanfona feita de caixa de leite.
Toalhinhas para as mesas confeccionadas através de retalhos que foram recolhidos durante a campanha (colados com cola pano)
4º ano – Bola na boca do palhaço (Organize seu lixo)
A tarefa é pegar uma caixinha de fósforo onde está escrito o nome de um objeto ( embalagem de alumínio, ponta de lápis, clips quebrado, carta rasgada etc) e acertar na lata ao qual corresponde: papel, vidro, metal etc.
Confecção de cartaz da barraca, explicando a atividade. Sempre utilizando material reaproveitável. O cartaz também deve mostrar a importância daquela ação, através do que foi estudado, pesquisado pelo grupo, ou seja, qual a consequência dessa ação consciente para o planeta.
Ornamentação - Luminária com garrafa pet
Toalhinhas para as mesas confeccionadas através de retalhos que foram recolhidos durante a campanha (colados com cola pano)
5º ano – Confecção do Correio ecológico –Escolher um bilhetinho (todos terão dicas de sustentabilidade), mas poderá mandar um recadinho carinhoso também! O 5º ano terá a responsabilidade de elaboraras dicas que serão escritas.








Barraca do rabo do burro ( O beijo do beija flor, a coleta das abelhas)
Um mural com flores e animais. De olhos vendados, acertar o local correto para prender beija-flor e abelhas, através do velcro em  flores do jardim)
Confecção de cartaz da barraca, explicando a atividade. Sempre utilizando material reaproveitável. O cartaz também deve mostrar a importância daquela ação, através do que foi estudado, pesquisado pelo grupo, ou seja, qual a consequência dessa ação consciente para o planeta.
Confecção de Bola de Meia.
Observação:
 Outras atividades que serão desenvolvidas e organizadas pelas professoras e equipe
Barraca de troca – Divulgar na escola e com os pais que será realizado no dia da Festa uma barraca de troca. Você traz aquilo que não usa mais e troca por alguma coisa que outra pessoa traga.
Desfile da Caipira sustentável - A fantasia de caipira já é tradicionalmente um vestido feito de retalhos, então por que não usar a imaginação para criar alguma coisa original? Os pais serão sendo orientados aproveitar itens usados anteriormente, pedaços de tecidos e materiais reciclados para elaborar as roupas, enfeitando e mostrando o quanto é importante reaproveitar o que temos para os alunos e preservar o meio ambiente.
Brincadeira e Organização da Festa: A Cadeia Alimentar Não Vai Te Perdoar – Uma cerquinha “prisã” que irá mantar por 15 min. Pessoas que forem vista jogando lixo no chão. (acontecerá durante toda a Festa)
Dança do Planeta (Planeta confeccionado pelos alunos - bola de meia. A antiga brincadeira da Laranja)
Corrida pelo reflorestamento – 5 cavaletes com um tronco de árvore (papelão) seco, precisando de folhas. No local que deveria estar a copa da árvore, há uma folha de jornal. Ao lado de cada dupla, haverá um recipiente com guache verde. A dupla que pintar mais mãozinhas na copa de jornal em 15 min, será a vencedora.
Esse copo é meu – Cada convidado e alunos receberão um copo com tampa (para refrigerante e água) e etiqueta para escrever o nome. Só poderão utilizar outro durante a festa se comprarem outro igual. Não haverá copo descartável na festa, exceto para a canjica. Caso percam, pagarão uma prenda no palco. (Essa atividade, assim como a da “cadeia” estarão como condições no convite para participação da Festa).
Dança da Cadeira – Cada eliminado ganha um crachá de defensor da natureza com o nome de um animal que está sendo salvo da extinção.
Concurso de forró
Videokê
Bingo


Além das Barracas e brincadeiras teremos:
Danças e casamento caipira.
Desfile da caipira mais sustentável.
Apresentação das paródias realizadas pelos alunos
Painel de fotos expondo todo trabalho realizado durante o bimestre.


Brindes para as brincadeiras: Uma sacolinha feita de caixa de leite, ímã de geladeira feito de dobradura, Kit para plantar e um saquinho com semente de girassol, porta retrato de jornal, prendedor para embalagens feito de pregador ornamentado, porta retrato de caixa de cd, livrinho de receitas para confeccionar cola, bloco de papel reciclado etc.

Data 18/05 a  29/06

Acompanhamento do portfólio realizado pelas turmas maiores e blocão das turmas menores. Finalização e levantamento do que foi aprendido durante todo o bimestre, assim como, as novas questões que surgiram ao final do processo.
Realizar uma AUTOAVALIAÇÃO.
Finalização da digitação do caderno de Expressões do Vocabulário Nordestino Brasileiro – Cada aluno da turma que realizou a pesquisa, terá um exemplar. Durante a festa haverá sorteio de livros.

Atividades de Artes – Dar continuidade à confecção de ornamentos e organização de barracas.
Atividades de Educação Física – Dar continuidade aos ensaios.
Exposição de fotosExpor as atividades que foram realizadas durante todo o bimestre na última semana.
Pesquisa no Laboratório de Informática –
Vídeo Ilha das Flores:
Atividade do Laboratório - Reciclagem de Papel de um parte do que foi recolhido pelas turmas. Envolver a matemática e português a partir da receita, trabalhando conhecimentos diversos unidade de medida, tempos de preparo, fração etc.
Oficina de ReaproveitamentoApós pesquisa durante a semana do dia 18/06, realizar oficinas de pratos típicos na ultima semana. Algumas receitas podem ser elaboradas a partir do reaproveitamento de alimentos com a ajuda de alguns responsáveis, por turma. Degustação dos pratos preparados.
Através dessas últimas atividades, trabalhar a origem dos produtos. O próprio papel utilizado na reciclagem, de onde vem? Do que é feito? O óleo que utilizamos em determinada receita, por exemplo, de onde ele veio?De quê ele é feito?

AVALIAÇÃO























A avaliação ocorreu durante todo o bimestre, tendo como culminância de toda pesquisa realizada e conhecimentos construídos, a realização de Festa Junina Ecológica.

DECORRENTE DO TRABALHO
Os alunos e alunas foram capazes de desenvolver as habilidades, competências e ações:

Perceber a importância do reaproveitamento do material que utilizaram após a Festa Junina, entrando em contato com uma ONG e uma Cooperativa de Catadores.
Perceber que o lixo pode ser revertido em recursos para a escola e para outras pessoas, preservando o meio ambiente em que vivemos e melhorando a nossa vida no planeta.
Adquirir hábitos de economia da água, da luz e de outros recursos como, o material escolar, o cuidado com equipamentos eletrônicos evitando o consumismo exagerado. Ter atitudes sustentáveis diante do meio ambiente, seja qual for o local em que esteja, para garantir a vida do planeta, entendendo que a reciclagem não poderá dar conta de todo o lixo que vem sendo produzido e destruído nossos recursos.
Perceber que alguns “lixos” não podem estar em cestas comuns de coleta, precisando de lugares específicos para coletá-los: Lâmpadas, pilhas etc.
Organizar junto com a comunidade escolar a coleta de óleo de cozinha durante o ano.
Pesquisar sobre a história da escrita e o surgimento do livro, após a reciclagem do papel.
Observar os problemas do cotidiano e buscar soluções em grupo, desenvolvendo a habilidade da pesquisa, experimentação, a troca de ideias, registro e síntese. Realizar diversas estratégias de pesquisa, inclusive a científica.
Reconhecer a importância do conhecimento historicamente acumulado, respeitando as diferenças e reconhecendo suas origens.
Aprender com as diferenças.
Interpretar textos diversos, fazendo relações com outras áreas do conhecimento e com a realidade. Descobrir o prazer pela leitura, ler com compreensão, entonação e fluência.
Experimentar o confronto de ideias e olhares sobre uma mesma questão.
Desenvolver e vivenciar atitudes de solidariedade, de cooperação e organização.





PARTICIPANTES







Alunos, professores e toda a comunidade escolar das séries iniciais do Ensino Fundamental da Escola Educar Para Crescer.
Ass.Maristela Motta Figueiredo





 POP





Sistema de
Padronização

Procedimento Operacional Padrão



        IECD
Número:
Localizador:
PORTIFÓLIO     DE
Revisão:
Em 2015
Folha:
01
Título:
Aplicado por
Data
INTRODUÇÃO






OBJETIVO








CAMPO DE APLICAÇÃO
4- PRINCIPAIS PASSOS

















Cronograma
Períodos
Ações
Observação
11/06 e 12/06




18/06 e 19/06




25/06 e 26/06




02/07 e 03/07





10/07





5- CUIDADOS ESPECIAIS




























Avaliação


























Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADA PELA SUA VISITA. CONTRIBUA COM A SUA BAGAGEM