quinta-feira, 18 de junho de 2015

ENCONTRO DE PPIP 18/06

Rio de Janeiro, 18 de junho de 2015.

6 tempos de PPIP

Objetivos:
Confeccionar recursos e ornamentação para as barracas ecológicas.

Observação:
Organização e trabalho dos grupos foram avaliados durante o encontro.



IECD
TURMA 3001
1º e 2º BIMESTRE
RELATÓRIO DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS


1.       Arrumação da sala com confecção de recursos OBJETIVANDO a produção de um ambiente que atenda às necessidades e especificidades da Educação Infantil: Mural/ Chamadinha/ Emocionômetro/ Contrato Pedagógico (“Tá combinado!”)/ Aniversariantes do Mês/ Janela do Tempo/ Quadro da rotina do dia/ etc. e como aproveitar esses recursos de forma problematizada,  percebendo as oportunidades de construção do conhecimento e troca, percebendo a possibilidade de vivência das diversas áreas do conhecimento;
2.       Confecção de brinquedos para crianças com necessidades especiais e apresentação dos mesmos através de seminários;
3.       Leitura de material Pedagógico orientando sobre o tratamento dos conteúdos (atitudinais/ procedimentais/ factuais), assim como, a importância da contextualização das “datas comemorativas, problematizando-as e desvinculando do caráter consumista e fragmentado de saberes e vivências da realidade discente : Páscoa,  Dia das Mães, Dia do Trabalho etc.;
4.       Realização de dinâmicas para aplicar nos espaços da Educação Infantil e no Ensino Fundamental promovendo a vivência da transdisciplinalidade e a presença dos temas transversais no tratamento de saberes: Construção de texto coletivo através de objetos que representem a figura materna ou a pessoa que faz o papel de mãe na família – poesia; Atividades e brincadeiras com fotos – promovendo a reflexão sobre a pluralidade dos grupos familiares; Dinâmica do Autorretrato; Eu – etiqueta trabalhando o papel dos símbolos e imagens;
5.       Confecção de Livro Infantil inserindo diversos gêneros textuais possibilitando o entendimento da importância do processo de construção da escrita e leitura e sua função social. Atividade desenvolvida para o Piquenique Literário;
6.       Vivência de caráter investigativo no tratamento do Eixo Natureza e Sociedade do RCNEI, trabalhando o “como proceder na orientação e desenvolvimento de habilidades e competências para as crianças. Atividade Confecção de Ecossistema na caixinha de sapato;
7.       Elaboração de pequenos planejamentos com atividades pedagógicas, tendo como base norteadora o  Referencial Curricular Nacional na Educação Infantil.
8.       Participação em Atividades desenvolvidas na Escola: Texto elaborado pela turma para o acolhimento dos alunos no dia da Incorporação do 1º ano; Piquenique Literário ( Apresentação de trabalho: livro e declamação de poesia/  Contato  de participação em diversas linguagens: Teatro, Dança, Mural dos Sonhos etc.);
9.       Elaboração de Pequeno Projeto para a Festa Julina em uma perspectiva ecológica, adaptando as atividades das barracas para aplicação e participação na Festa Julina do IECD.  Confecção de recursos e ornamentação toda feita em material reciclado;
10.   Filmes e vídeos assistidos pela turma: A Menina Que Roubava Livros/ A Teoria de Tudo/ Vista Minha Pele/ Caminhos da Escola – Educação Inclusiva  Espaço de Todos/ Caminhos da Escola – Educação Para a Diversidade/ Atendimento Educacional Especializado MEC/Atendimento Educacional Especializado e Tecnologia Assistivas – Programa Salto para o Futuro Parte 1 e Parte 2/  Como Funciona um Ecossistema/ Peppa Pig O Bebê da Dona Coelha/ Se Iodas as Coisas Fossem Mãe de Sylvia Orthof/ Entrevista com Marina Colasanti/ Entrevista com Carpinejar/ O Livro da Família – Infantil/Chimamanda Adichie: o perigo de uma única história
11.    Mural temático grupo 05 e 02

12Elaboração da Festa Julina na Sala de Aula - (Planejamento/ organização/ aplicação)
13Mural Temático grupo 01 1º bimestre
14Postagem no Blogger - Pesquisa sobre a origem da Festa Julina/ Brincadeiras,/ Danças e ritmos/ Comidas típicas/ Trajes Típicos/ Sìmbolos


Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADA PELA SUA VISITA. CONTRIBUA COM A SUA BAGAGEM