6 tempos de PPIP
Objetivos:
Confeccionar recursos e ornamentação para as barracas ecológicas.
Observação:
Organização e trabalho dos grupos foram avaliados durante o encontro.
IECD
TURMA 3001
1º e 2º BIMESTRE
RELATÓRIO DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
1. Arrumação
da sala com confecção de recursos OBJETIVANDO a produção de um ambiente que
atenda às necessidades e especificidades da Educação Infantil: Mural/ Chamadinha/
Emocionômetro/ Contrato Pedagógico (“Tá combinado!”)/ Aniversariantes do Mês/
Janela do Tempo/ Quadro da rotina do dia/ etc. e como aproveitar esses
recursos de forma problematizada,
percebendo as oportunidades de construção do conhecimento e troca,
percebendo a possibilidade de vivência das diversas áreas do conhecimento;
2. Confecção
de brinquedos para crianças com necessidades especiais e apresentação dos
mesmos através de seminários;
3. Leitura
de material Pedagógico orientando sobre o tratamento dos conteúdos
(atitudinais/ procedimentais/ factuais), assim como, a importância da contextualização
das “datas comemorativas, problematizando-as e desvinculando do caráter
consumista e fragmentado de saberes e vivências da realidade discente :
Páscoa, Dia das Mães, Dia do Trabalho
etc.;
4. Realização
de dinâmicas para aplicar nos espaços da Educação Infantil e no Ensino
Fundamental promovendo a vivência da transdisciplinalidade e a presença dos
temas transversais no tratamento de saberes: Construção de texto coletivo
através de objetos que representem a figura materna ou a pessoa que faz o
papel de mãe na família – poesia; Atividades e brincadeiras com fotos –
promovendo a reflexão sobre a pluralidade dos grupos familiares; Dinâmica do
Autorretrato; Eu – etiqueta trabalhando o papel dos símbolos e imagens;
5. Confecção
de Livro Infantil inserindo diversos gêneros textuais possibilitando o
entendimento da importância do processo de construção da escrita e leitura e
sua função social. Atividade desenvolvida para o Piquenique Literário;
6. Vivência
de caráter investigativo no tratamento do Eixo Natureza e Sociedade do
RCNEI, trabalhando o “como proceder na orientação e desenvolvimento de
habilidades e competências para as crianças. Atividade Confecção de Ecossistema
na caixinha de sapato;
7. Elaboração
de pequenos planejamentos com atividades pedagógicas, tendo como base
norteadora o Referencial Curricular
Nacional na Educação Infantil.
8. Participação
em Atividades desenvolvidas na Escola: Texto elaborado pela turma para o
acolhimento dos alunos no dia da Incorporação do 1º ano; Piquenique Literário
( Apresentação de trabalho: livro e declamação de poesia/ Contato de participação em diversas linguagens:
Teatro, Dança, Mural dos Sonhos etc.);
9. Elaboração
de Pequeno Projeto para a Festa Julina em uma perspectiva ecológica,
adaptando as atividades das barracas para aplicação e participação na Festa
Julina do IECD. Confecção de recursos
e ornamentação toda feita em material reciclado;
10. Filmes
e vídeos assistidos pela turma: A Menina Que Roubava Livros/ A Teoria de
Tudo/ Vista Minha Pele/ Caminhos da Escola – Educação Inclusiva Espaço de Todos/ Caminhos da Escola –
Educação Para a Diversidade/ Atendimento Educacional Especializado MEC/Atendimento
Educacional Especializado e Tecnologia Assistivas – Programa Salto para o
Futuro Parte 1 e Parte 2/ Como
Funciona um Ecossistema/ Peppa Pig O Bebê da Dona Coelha/ Se Iodas as Coisas
Fossem Mãe de Sylvia Orthof/ Entrevista com Marina Colasanti/ Entrevista com
Carpinejar/ O Livro da Família – Infantil/Chimamanda Adichie: o perigo de uma única história
11. Mural temático grupo 05 e 02
12Elaboração da Festa Julina na Sala de Aula - (Planejamento/ organização/ aplicação)
13Mural Temático grupo 01 1º bimestre
14Postagem no Blogger - Pesquisa sobre a origem da Festa Julina/ Brincadeiras,/ Danças e ritmos/ Comidas típicas/ Trajes Típicos/ Sìmbolos
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
OBRIGADA PELA SUA VISITA. CONTRIBUA COM A SUA BAGAGEM