Rio de Janeiro, 21 de agosto de 2015.
http://www.smartkids.com.br/especiais/ferias-mancala.html
Mancala
Objetivo: acumular o maior número de sementes em seu armazém.
Esse jogo é uma simulação de uma colheita, portanto as peças são
sementes e o tabuleiro tem espaços específicos para cada jogador. O
território de jogo de cada jogador é representado pelas seis casas a sua
frente e o armazém, que é a casa maior à sua direita.
Inicialmente distribui-se 3 sementes em cada casa. Uma jogada
consiste em pegar todas as sementes de qualquer casa de seu território,
exceto no armazém, e colocá-las uma em cada casa, seguindo o sentido
anti-horário (ou seja, em direção ao seu armazém), incluindo o seu
armazém e as casas do adversário. Mas atenção! Nunca coloque sementes no
armazém de seu adversário.
Sempre que a última semente cair no seu armazém, você realiza outra jogada.
Sempre que a última peça cair em uma casa vazia de seu próprio
território, você pode capturar todas as sementes da casa do adversário
que estiver à frente e deve colocá-las no se armazém.
A jogada termina quando a última semente cai:
- em qualquer casa já ocupada, exceto em seu armazém;
- numa casa vazia do adversário;
- quando houver captura.
- em qualquer casa já ocupada, exceto em seu armazém;
- numa casa vazia do adversário;
- quando houver captura.
O jogo termina quando:
- todas as peças de um jogador forem capturadas ou...
- um dos jogadores não tiver mais peças em suas casas. Neste caso as peças que ainda estiverem nas casas do adversário ficam para ele.
- todas as peças de um jogador forem capturadas ou...
- um dos jogadores não tiver mais peças em suas casas. Neste caso as peças que ainda estiverem nas casas do adversário ficam para ele.
Mancala
é o nome dado a uma antiga família de jogos de tabuleiro, originários
da Africa, utilizados para lazer e treinamento mental
http://apaginaff5.blogspot.com.br/2011/01/jogos-de-mancala.html
A difusão dos jogos de mancala em todo o mundo ocorreu a partir de África, pela migração forçada (escravidão) ou voluntária de seus habitantes, o que é confirmado pelo uso das mesmas regras em partes da África Ocidental, no Caribe, no Brasil (Bahia e Rio Grande do Sul), nos Estados Unidos, no Extremo Oriente e Oriente Médio.
A revista Time (14/06/1963) relata ocorrências de mancala em várias partes do mundo: na antiga cidade síria de Aleppo, nas colunas do templo egípcio de Karnak, em pinturas de túmulos no vale do Nilo, em parede do templo grego dedicado a Teseu e em beiras de rochas ao longo das rotas de caravanas do mundo antigo. “Hoje, esses buracos e depressões podem ser encontradas em toda a Ásia e África, riscados na terra nua, esculpidos em madeiras raras ou marfim incrustados de ouro”.
No Brasil, joga-se uma variação próxima do Oware (da Nigéria), conhecida por Ayo (soletra-se a-i-ú), introduzida por escravos. Apesar de não ser tão popular como o xadrez ou o jogo de damas, recentemente, os mancala foram reconhecidos como patrimônio imaterial da cultura afrodescendente no Brasil. Segundo John B Haggerty, o Oware seria o mais antigo e conhecido jogo de tabuleiro do mundo, persistindo por quase sete milênios, em diferentes regiões do planeta, devido á sua simplicidade. Há similaridade de alguns aspectos do jogo com a atividade agrícola e a ausência de uma necessidade de equipamento especializado para realizá-lo.
Para Mauro Celso Mendonça de Alvarenga (Jogos Antigos) mancala são jogos com profundas raízes filosóficas: “É um jogo em que não há sorte envolvida, mas exclusivamente raciocínio lógico e matemático”.
Segundo a professora Vera Neuza Lopes, na matéria Jogo de tabuleiro de origem africana explora valores e habilidades, da Revista do Professor (ano 24, n. 96, Out/Dez 2008, pp. 13-18), jogos de tabuleiros, como os de mancala, ajudam as crianças e outros usuários
[...] no desenvolvimento de capacidades intelectuais, na estruturação do pensamento, na agilização do raciocínio dedutivo, na resolução de problemas e servem de apoio à construção de conhecimentos em diferentes áreas do currículo escolar.Para saber mais sobre os jogos de Mancala, sua história, características, aspectos socioculturais, outras regras mais complexas etc. visite os seguintes endereços:
Para fazer um tabuleiro de mancala de duas fileiras (2 x 6), bem simples, siga as dicas do site The Online Guide to Traditional Games - Make A Mancala Game
Também há possibilidade de se jogar mancala pela internet. Eis alguns sites de games:
APRENDENDO A JOGAR MANCALA - REGRAS
1) Para começar, o tabuleiro é posicionado entre os dois jogadores de modo que cada um tenha diante de si uma fileira de casas (ou poços, cavidades, buracos etc.). A casa maior, do lado direito do jogador, é onde este guarda a sua colheita.
2) Em cada uma das casas pequenas, coloca-se quatro peças (grânulos, sementes, seixos, pedras preciosas etc.).
3) O primeiro jogador começa selecionando uma das casas da sua fileira, pegando todas as suas 4 peças.
4) A seguir, em sentido anti-horário, o primeiro jogador deposita (semeia) uma peça em cada casa, começando pela primeira casa (à direita) daquela que ficou vazia.
5) Ao passar por sua casa maior, o primeiro jogador deixa ali uma das peças; mas quando quando passa pela casa maior do segundo jogador, não deixa nada.
6) Se a última peça cair numa casa com peças, todas elas são retiradas (colhidas) e o primeiro jogador continua semeando, na mesma direção anti-horária, até a última.
7) Se a última peça cair em casa vazia, a peça é colocada na casa maior e a rodada termina, dando vez ao segundo jogador.
8) Se a última peça cair na sua casa maior, o primeiro jogador vai para a segunda semeadura, selecionando qualquer casa do seu lado e reiniciando.
9) O jogo termina quando todas as peças estiveram nas casas grandes, onde os jogadores colecionam suas peças.
10) Vence o jogo o jogador que colecionar maior número de peças.
http://www.jogos.antigos.nom.br/mancala.asp
Mancala (do árabe naqaala
- "mover") é na verdade a denominação
genérica de aproximadamente 200 jogos diferente.
Originário da África, onde teria surgido
por volta do ano 2.000 antes de Cristo (para alguns
o jogo tem mais de 7.000 anos), é jogado atualmente
em inúmeros países africanos, mas já
extrapolou as fronteiras deste continente.
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Um autor de nome De Voogt (citado
por Lino de Macedo e outros, em seu livro "Aprender
com Jogos" - Ed. Artmed - 2000) afirma que o jogo
teria duas vertentes: uma asiática, mais simples
e jogado principalmente por mulheres e crianças;
e a vertente africana, com regras mais complexas e variadas,
jogada principalmente por homens.
De Voogt afirma que algumas versões
da mancala seriam mais complexas que o xadrez, já
que se neste uma peça é movida por vez,
na mancala, em todas as suas versões, são
movidas diversas peças de cada vez, modificando
constantemente a configuração do tabuleiro.
Trata-se de um jogo com profundas
raízes filosóficas. É jogado, habitualmente,
com pequenas pedras ou com sementes. A movimentação
das peças tem um sentido de "semeadura"
e "colheita". Cada jogador é obrigado
a recolher sementes (que neste momento não pertencem
a nenhum dos jogadores), e com elas semeá-las
suas casas do tabuleiro, mas também as casas
do adversário. Seguindo as regras, em dado momento
o jogador faz a "colheita" de sementes, que
passam a ser suas. Ganha quem mais sementes tiver no
final do jogo. É um jogo em que não há
sorte envolvida, mas exclusivamente raciocínio
lógico e matemático.
Geralmente é disputado por
duas pessoas, mas existem variantes para até
seis pessoas.
No mesmo livro mencionado acima,
são colocadas como características comuns
dos jogos de Mancala, segundo Odeley:
a) São jogados por duas pessoas,
uma em frente à outra, com o tabuleiro longitudinalmente
colocados entre elas;(*)
b)Antes de começar o jogo,
o mesmo número de sementes é distribuído
em cada uma das cavidades do tabuleiro;
c) Os jogadores se alternam para
jogar, distribuindo as sementes da cavidade escolhida,
uma a uma, no sentido anti-horário, nas cavidades
subseqüentes;
d) Sempre há captura de sementes,
sendo a forma de captura diferente, dependendo do jogo
em questão
e) A partida termina quando restam
muito poucas sementes para o jogo continuas ou quando
resta apenas uma semente em cada lado;
f) Ganha quem tem o maior número
de sementes;
g) As estratégias do jogo
envolvem movimentos calculados, que exigem muita concentração,
antecipação e esforço intelectual;
* - esta característica não
é absoluta, na medida em que existem variações
para mais de dois jogadores.
O tabuleiro pode ser extremamente
simples (como buracos no chão), podem ser toscamente
esculpidos em madeira ou finamente trabalhados. Diz-se
que antigos Marajás indianos, jogavam em tabuleiros
decorados, usando como peças, pedras preciosas.
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O tabuleiro ao lado foi feito por
um artesão de Campos do Jordão, de nome
Donizete (0xx12 3664.9460) que num pedaço
de madeira nobre, entalhou um tabuleiro para mim. De
forma proposital, pedi que o tabuleiro fosse rústico,
em homenagem as origens simples do jogo. O resultado
encontra-se ao lado.
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Como peças, comprei "cascalho"
de pedras coloridas. Oresultado ficou bem legal...
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Já o tabuleiro ao lado foi
feito pelo artesão Zampa. Vale observar-se
o delicado trabalho de marchetaria. O desenho formado
lembra desenhos africanos e as divisões de um
campo agrícola. As casas, não são
redondas, tendo o formato de um "meio cilindro",
o que facilita o ato de pegar-se as pedras. Estou usando
efetivamente "pedras" para jogar. O resultado
ficou muito bonito.
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O tabuleiro ao lado é de
fabricação do Septimio. Na distante Belém
do Pará, ele vem produzindo belas peças
de aço e de madeira. Neste caso, o tabuleiro
é de aço inox e as peças são
pequenas pedras coloridas.
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A fim de quebrar um pouco a "frieza"
do aço, sugeri a ele que inclua, ao invés
de pedras, sementes de plantas amazônicas. Ele
acolheu a sugestão, afirmando que vai fazê-lo.
Do ponto de vista da "jogabilidade",
o tabuleiro tem o tamanho ideal, e as casas tem o formato
certo, permitindo a rápida colheita das peças.
Uma coisa que me parece interessante,
do ponto de vista decorativo da peça, seria fazer
uma "moldura" em madeira, para encaixar o
tabuleiro de metal. Vamos ver se consigo alguém
para fazer isso.
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Na 6ª Festa do Peão
de Tabuleiro, tive a oportunidade de apresentar o
meu tabuleiro para os amigos que participaram da festa.
Ao lado, eu (de azul) e o Alexandre
Tauszig, mais conhecido por "CB".
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Sobre a foto, vale lembrar o comentário do fotógrafo, o Ricardo Christe:"olha o contraste de um jogo milenar, ao lado de um moderníssimo telefone celular"... | ||||||||||||||
Algumas tribos jogam a mancala tão
somente durante o dia, deixando o tabuleiro para fora
de casa a noite, para que os deuses também possam
jogar e, assim, com sua intervenção, favorecer
as colheitas. Outras tribos não jogam mancala
a noite, pois acreditam que nesta hora, espíritos
de outro mundo virão jogar também, levando
então a alma dos jogadores embora.
No Suriname, o Awari, uma
das variantes do mancala, na véspera de um enterro,
para distrair o morto. Depois do enterro, o tabuleiro
é jogado fora.
É jogado indiscriminadamente
por homens, mulheres, crianças, ricos e pobres.
Mas nunca a dinheiro, já que seria uma de suas
regras éticas (não escritas) que a mancala
é jogada para se saber quem é o melhor
e não para se obter ganhos financeiros.
Uma lenda interessante: uma das
versões de mancala é o Oware, ou
nam nam, ou aminiam, considerado o jogo Nacional de
Gana. O nome significa "ele casa". A lenda
diz que um casal de jovens iniciou uma partida do jogo
e, por estar este demorando, resolveram casar-se a fim
de poder terminar a partida sem interrupções...
Daí o nome.
É um excelente jogo para
o desenvolvimento da capacidade matemática das
crianças, bem como para noções
de proporção e estratégia. Sua
simplicidade faz com que seja um jogo muito popular
que, lentamente, começa a ocupar seu lugar entre
os apreciadores de jogo do mundo.
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Um exemplo interessante, é
este tabuleiro da coleção da "Origem".
O tabuleiro em forma de peixe, foi feito obviamente
por alguém ligado ao mar e a pesca.
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Folheando o livro o "Aprender
com jogos - situações e problemas",
já citado, os autores deram a idéia de
se fazer o tabuleiro com caixa de ovos. Especialmente
para crianças é uma idéia muito
interessante: elas "constroem" o tabuleiro
e depois jogam com ele...
Neste mesmo livro são analisadas
as possibilidades educacionais do jogo, já que
o jogador "...Ao decidir enfrentar o desafio,
ele envolve-se num contexto em que coordenar suas ações
e planejá-las, antecipando a conseqüência
de cada uma delas, são condições
essenciais para vencer".
Outras denominações
da mancala:
Adi – Daomé
Andot - Sudão, especialmente pela tribo Bega - é jogado no chão, com excrementos secos de camelo Aware, Awalé, Awari- Alto Volta, Suriname Ayo – Nigéria Baulé - Costa do Marfim, Filipinas e Ilhas Sonda Jodu Kakua - Gana, Nigéria Kalah – Argélia Oware - Gana - era jogado especialmente pelos famosos Ashanti Tantam - Apachi Walu, Adji e Ti – Brasil Wari - Sudão, Gâmbia, Senegal, Haiti
Depois de muito tempo, acabei criando
"vergonha na cara" e estou colocando na página
as regras para as seguintes versões de mancala:
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Andot
Awelé Jodu Kakua Kalah Oware |
Trata-se de um único arquivo,
extraído da coleção "Os melhores
jogos do mundo", em formato "pdf".
para baixar, clique no link abaixo: |
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O Ouri
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