Ministério da Educação
Secretaria de Educação Especial
BRINCAR PARA TODOS
Brasília - 2006
BRINCAR PARA TODOS
Brasília - 2006
GRUPO 3
Esses brinquedos são úteis para:
Desenvolver habilidade para encaixe e pinça
Conhecer formas, sequência e
seriação
Classificar
Desenvolver a coordenação olho-mão-objeto;
Desenvolver a coordenação motora e fortalecer
mãos e braços;
Facilitar a preensão, o manuseio de
objetos e a habilidade para encaixe;
Aprender a usar o tato para
reconhecimento de forma, textura, tamanho, peso, material e consistência dos
objetos;
Melhorar a habilidade de atirar
bola, treinar a capacidade de correr com desenvoltura e se deslocar rapidamente
no ambiente;
Favorecer a curiosidade e o sentido
de busca e direção;
Desenvolver a estruturação, a
organização espacial e a noção de direita e esquerda;
Melhorar a eficiência visual:
fixação, focalização, seguimento visual, acomodação e coordenação binocular;
Desenvolver a audição, identificar
e reconhecer os sons do ambiente, localizar objetos pelo som;
Desenvolver a coordenação ouvido-mão-objeto;
Desenvolver o olfato e o paladar
para o reconhecimento de alimentos;
Integrar os sentidos;
Desenvolver a imagem corporal;
Aperfeiçoar a linguagem e
enriquecer o vocabulário;
Iniciar o aprendizado das cores;
Adquirir o conceito de número, quantidade e operações matemáticas;
Estabelecer comparações, semelhanças
e diferenças;
Fazer seriação e classificação;
Favorecer o jogo simbólico, a brincadeira,
o faz-de-conta;
Desenvolver a sociabilidade e a capacidade
de entender e aceitar as regras do jogo.
BRINQUEDO
FORMCOLOR
o brinquedo é assim:
Prancheta preta, retangular, com
textura lisa, de material leve e
macio, medindo 27cm x 22cm,
tendo em uma das faces 20 orifícios
nas quatro formas geométricas
principais: cinco quadrados,
cinco círculos, cinco retângulos e
cinco triângulos.
20 placas de textura granulosa,
com as mesmas formas geométricas,
sendo cada forma de
uma cor: amarelo, azul, verde e
vermelho
|
Reunir um grupo de crianças
para brincar com a prancheta.
Incentivá-las a tirar as placas
dos orifícios, brincar à vontade,
reconhecer forma, textura,
tamanho, peso, material.
Contornar com os dedos os
orifícios da prancheta e depois
contar quantos são de cada
forma.
Brincar com as placas, manuseando-
as para sentir a forma, o
tamanho, a textura. Contar e
separar as placas, agrupando as
que têm a mesma forma.
Ajudar as crianças a identificar
cada uma, quantos lados, lados
maiores, iguais e depois
nomear.
|
Brincar de fazer continhas de
somar e subtrair usando as
placas.
Se possível, falar sobre as diferentes
cores que as placas
apresentam.
Pedir que encaixem as placas
nos orifícios. Chamar a atenção
para as colunas verticais com
figuras iguais. Contar as colunas.
Aproveitar para introduzir
conceitos de direita, esquerda,
em
cima, embaixo.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
OBRIGADA PELA SUA VISITA. CONTRIBUA COM A SUA BAGAGEM