6 tempos
PPIP
Orientar sobre a organização do Portifólio;
Informações sobre o objetivo e estrutura de um Diário de Bordo;
Realizar dinâmica do Crachá.
Preencher nova documentação enviada pela SME.
Iniciamos nosso encontro com a entrega de orientações sobre a montagem do Portifólio. Após, realizamos o preenchimento:
CARTA DE APRESENTAÇÃO e o TERMO DE COMPROMISSO.
Observação: Infelizmente, foi necessário refazer os documentos, pois durante esta semana a SME enviou novos modelos de documento para a SEEDUC.
Dinâmica do Crachá
A turma 3001 é composta de alunos que não se conhecem, formando pequenos grupos. Embora, o convívio seja harmonioso, percebemos o quanto alguns alunos não se conhecem. Com o objetivo de promover a socialização e aproximação dos alunos, realizamos a dinâmica do crachá.
Cada aluno recebeu um pequeno CRACHÁ, onde registrou:
Gosto de ser chamado de:_______________ Fico contente sempre que: _______________ Uma situação que me aborrece é: _______________ Uma palavra que resume com gosto de ser tratado: _______________ |
No entanto, nenhum aluno poderia colocar seu nome e preencheu sem que o colega ao lado pudesse ter acesso às informações. Após, todos os "crachás" foram recolhidos em um saquinho.
O saquinho passou por cada aluno que pegou um "crachá". Um por um, leu as informações do crachá e precisou adivinhar quem seria o dono daquele crachá, devendo indicar a pessoa certa e colocar na mesma. A turma também poderia ajudar a descobrir e nomear o "crachá", ou seja, encontrar seu NOME.
Avaliação:
A turma se avaliou e alguns alunos expressaram suas opiniões sobre a dinâmica desenvolvida.Foi difícil para alguns descobrirem quais colegas haviam preenchido o crachá; resultado de um total desconhecimento dos colegas, da falta de interação da turma como um todo.
Sugeri à turma levantar os possíveis objetivos para a dinâmica.
Foram estes:
Realizar o conhecimento sobre características do grupo e individuais;
Promover a interação;
Vivenciar uma função social da escrita;
A importância do respeito mútuo;
Refletir sobre nossa inteligência emocional;
etc.
A partir da dinâmica pensamos na possibilidade de montar o EMOCIONÔMETRO como um instrumento para melhorar a relação do grupo e a elaboração de um CONTRATO PEDAGÓGICO.
O emocionômetro permite uma percepção do humor de cada um, podendo ser um auxiliar para evitar conflitos destrutivos e desnecessário, assim como, apontar para a necessidade de sermos mais amigos ao perceber que alguém não está bem.
Escolha das Escolas EDI
Escolha das escolas de Estágio, EDI's Espaço de Desenvolvimento Infantil
PORTIFÓLIO
Práticas Pedagógicas e Iniciação à Pesquisa
1 - Capa
Instituto de Educação
Carmela Dutra
Av. Ministro Edgard Romero, 491. Madureira. RJ/
RJ
Cep. Tel.
Ensino Médio – Formação de Professores
Professora Maristela Figueiredo
Portifólio de Práticas
Pedagógicas e Iniciação à Pesquisa
Nome do aluno (a)
___________________________________________
Série
3ª Turma
3001
Ano 2015
Projeto Pedagógico Encontro Com O Saber
|
2 - Folha - colocar seu autorretrato com uma característica que já
construiu que muito contribuirá com a turma e para sua formação pessoal e
profissional.
3 – Folha - Breve relato sobre sua
história enquanto estudante do Curso Formação de Professores do IECD: Ano em
que ingressou no IECD; se havia interesse ou não pelo Curso (Se esse interesse
aumentou após o estágio, se teve experiências felizes que incentivaram a
continuar); sua trajetória durante esses dois anos e expectativas para o último
ano do Curso Formação de Professores. Você acha que sairá preparado para
assumir uma turma? Justifique. Em que você, futuro professor precisa melhorar?
Em o Curso contribuiu ou vem contribuindo para a sua formação e o que falta no
Curso que poderia prepara-lo(a) melhor, ou seja, em que o curso tem contribuído
na sua formação profissional e pessoal. Você já pensou na sua responsabilidade
e importância diante da sociedade como professor?
Exemplo:
Meu nome é Lísia C. de Souza, tenho 16 anos e
ingressei no Instituto de Educação Carmela Dutra em 2004. Quando entrei para
esta escola, não tinha ideia de como seria o Curso e nem interesse pelo mesmo.
Etc.
4 – Folha - Uma mensagem, texto, frase de algum educador (não esquecer de
citar a fonte)
5 – Folha – Arte (Música, Poesia, Desenho...) Pode ser se sua autoria.
Folha Capa- 1º Bimestre
ESTÁGIO
Instituto de Educação Carmela Dutra
Av. Ministro Edgard Romero, 491. Madureira
Cep RJ/
RJ - Tel
Ensino Médio – Formação de Professores
ESTÁGIO
___ CRE
Escola Municipal....
Endereço (escola):
Telefone (escola):
Professora Colaboradora
_________________________________
Turma:________
Ano:____
Turno: _____ Horário: _________
Nome do aluno
Série
3ª Turma
3001
Ano 2015
Projeto Pedagógico Encontro Com O Saber
|
2 – Folha Declaração de que a escola
aceitou o estagiário (Nos casos em que a escola entregar este papel)
3 – Folha Plano de Atividades
4 – Folha Frequência
5 – Apólice
6 – Diário de Bordo. A partir da
folha seis, vocês irão começar a preencher os dados do estágio e o Diário de
Bordo
Na
educação infantil, o registro é um poderoso instrumento de avaliação que
acompanha a evolução do processo educativo da criança. Registrar significa
expressar de forma documental um fato ou um acontecimento, ou seja, é uma
maneira de marcar, mencionar, anotar esses acontecimentos e fatos. Dessa
maneira, o que é dito, falado, passa, pois as palavras são passageiras,
entretanto, o que é registrado permanece, comprova, documenta, cria memória e história.
No
Brasil, historicamente, nunca houve muita preocupação com os registros na
educação infantil por seu caráter assistencialista. Foi a partir da promulgação
da LDB, em 1996, e das publicações das Diretrizes para Educação Infantil que a
educação infantil passa a ser considerada uma etapa importante da educação
básica, que, apesar de não ter caráter de aprovação e retenção, deve sempre ter
a preocupação com os avanços no desenvolvimento integral de cada criança
matriculada. Nesse contexto, o registro na educação infantil se torna um
instrumento importantíssimo para criar e recriar a prática educativa a cada
avanço no processo de construção do conhecimento e desenvolvimento de cada
criança. Ele permite a reflexão, objetiva e novos direcionamentos, redirecionamentos
e realinhamentos do trabalho do professor. Além disso, o registro auxilia na
conscientização quanto à função docente, pois à medida que escrevemos
organizamos o pensamento, recuperamos detalhes, criamos uma lógica para os
fatos, uma ordem de estrutura e de memória, o que propicia um processo
reflexivo sobre o contexto e sobre a própria prática docente, que auxilia o
processo de avaliação do desenvolvimento de cada criança de forma integral.
O diário
tem a função de garantir o diálogo intrapessoal. Nele são registrados fatos
ocorridos e sentimentos inerentes a esses acontecimentos, como dificuldades,
facilidades, dúvidas, surpresas, conquistas, entre outros. Não existem
regras para se escrever o diário. Ele tem uma característica muito pessoal de
quem o escreve. Em determinado momento, a escrita pode ser sobre uma criança;
em outro, sobre a atividade realizada, individualmente ou em grupo, sobre a
organização do espaço e sobre os materiais em sala de aula. O professor ainda
pode registrar no diário como se sente sobre o desenvolvimento e a reação da
turma frente a uma atividade proposta, entre outras coisas que achar pertinente
registrar. O ideal é que os registros sejam feitos todo dia, pois dessa forma
terão maior fidedignidade e garantirão a riqueza e os detalhes do que está
acontecendo na prática do professor ou com as crianças. Porém, às vezes, em
decorrência da falta de tempo, podem ser feitos semanalmente, mas o mais
importante é que eles ocorram. (Trechos do Manual Pedagógico Escala
Educacional)
COMO SE FAZ UM DIÁRIO DE BORDO
O diário
de bordo é um meio dos estudantes registrarem as suas atividades, reflexões,
comentários sobre o modo como o trabalho que desenvolveu se em grupo ou
individualmente se processou. É uma forma privilegiada de você, autor e sujeito
da sua formação, descrever e refletir sobre os problemas que vão surgindo, os
obstáculos que decorrem do desenvolvimento do estágio e da forma de os superar.
Observando o cotidiano da sala de aula como espaço rico e educativo, que
promove o encontro das diferenças, o crescimento e a construção de novos
conhecimentos. O registro escrito permite criar o hábito de pensar as práticas,
de se pensar a própria aprendizagem
O que se
registra no diário de bordo?
Sendo o
diário de bordo o relato de uma atividade, de uma sessão de trabalho, pode se
afirmar que é um instrumento de registro diário (daí a sua designação!). Deve
anotar o local onde decorreu a atividade, a data, a hora do início e fim da
tarefa, descrever o que fez individualmente ou em grupo. O registro deve terminar
com uma avaliação, uma reflexão sobre o modo como decorreu o dia, a sua
participação no estágio, o que aprendeu, seu efeito no processo de trabalho, as
consequências futuras, etc.
Termine a
entrada no diário de bordo com o balanço da sua atuação e aprendizado
formulando uma reflexão crítica e ética. Para se fazer um registro não é
necessário que a atividade seja sempre bem sucedida. O diário de bordo pode
também ser o registro de questões que se quer colocar ao seu professor, trazer
para o grupo, reflexões sobre a metodologia do trabalho docente, sobre o
processo de ensino aprendizagem, sobre as relações no espaço escolar etc.
Vantagens
do diário de bordo
§ Documentar
o seu trabalho: o diário de bordo é um dos testemunhos das atividades que você desenvolve;
§ Organizar
as suas reflexões pessoais sobre as iniciativas, sobre o seu trabalho,
relacionar teoria e prática;
§ Ajudar na
autoavaliação
§ Promover
hábitos de reflexão crítica e de escrita;
§ Dar ao
professor uma perspectiva do trabalho que você tem desenvolvido no estágio, da
sua aprendizagem; torna-lo um instrumento de avaliação.
Um bom
registro
Pode se
perguntar: o que é um bom registro de um diário de bordo? É o registro que:
§ Faz uma
descrição rigorosa da atividade de estágio;
§ Respeita
as referências requeridas: dia, hora, local, recursos;
§ Centra a
descrição nos seus aspectos essenciais;
§ Inclui uma reflexão crítica e
comentários significativos.
(continuação)
(continuação)
7- Anexos
Atividades, fotos, bilhetinhos,
pesquisas que você realizou a partir de alguma situação que chamou sua atenção,
modelos de planos, modelos de projetos etc realizados por você e/ou pela
escola.
8 – Regência
Observação: o portfólio deverá
apresentar registros das aulas de PPIP, quando necessários.
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