Secretaria de Educação Especial
BRINCAR PARA TODOS
Brasília - 2006
Despertar a curiosidade e o prazer de ver e buscar
Melhorar a eficiência visual
Capa de mamadeira
Fan... toches
Meia careta
Bola baby
Trio em preto e branco
Tapete de alto contraste
Cubo de alto contraste
Multiquadros
Sexteto em cores
Casal legal - Leo e Lu
Ciranda das cores
Bicharada
Painel de cores e formas
Cubo geométrico
Rolinho
CUBO GEOMÉTRICO
O brinquedo é assim:
Cubo feito de espuma, medindo
10cm x 10cm, leve e revestido de tecido macio. Em cada face do cubo existe uma aplicação de velcro onde se prende uma figura geométrica bidimensional feita em feltro colorido; são três pares de figuras diferentes. No interior do cubo existe um guizo que produz som. |
Dar o cubo para a criança brincar, manipular, bater, apertar, sentir a forma, textura, peso, perceber as figuras presas à sua superfície. |
Incentivá-la a retirar as figuras, conhecer suas formas, aprender a nomeá-las e contá-las. Pedir que pareie as figuras iguais. Falar sobre as cores das figuras. Incentivar a criança a prender novamente as figuras no cubo. |
BICHARADA
O brinquedo é assim:
Painel feito de papelão plastificado, medindo 55cm x
25cm.
Em uma das faces do painel há duas fileiras horizontais,
com silhuetas negras de animais: porco, pato, macaco, galo, coelho, cavalo, rato,
gato, cachorro e vaca.
Na face oposta, há só o contorno das mesmas figuras. Envelope
com dez retângulos
transparentes de 10cm x 10cm com o contorno das figuras,
do
mesmo tamanho.
|
Reunir as crianças em pequenos
grupos e explorar o painel,
chamando a atenção para sua forma,
tamanho e para as figuras.
Ajudar as crianças a
reconhecerem as figuras dos animais e
dizerem seus nomes.
Conversar sobre os animais do painel e
pedir a cada criança que fale sobre um animal: onde
vive, do que se alimenta, como é sua voz,
quais são seus hábitos etc. As outras crianças podem ajudar, completando as
informações.
|
Fazer um levantamento de
outros animais que as crianças
conheçam e conversar sobre suas
características.
Incentivar as crianças a dizerem os nomes
de todos os animais do painel. Contar os animais de cada fileira, somar o número
de animais de cada fileira
para obter o total de animais. Lançar
perguntas como:
Que animal está no canto
superior à direita? Que animal está no
canto inferior à esquerda?
Que figura está abaixo do
galo? Que figura está acima do rato?
Quais animais são úteis ao homem e quais são nocivos?
|
PAINEL DE CORES E FORMAS
O brinquedo é assim:
Painel feito em tecido macio, acolchoado, medindo 100cm x
80cm, composto por vinte quadrados de 20cm, nas cores
vermelha, amarela, azul e verde. No centro de cada
quadrado está
preso um objeto, letra ou número.
Há dois objetos de cada tipo, iguais em uso e função, mas
de
tamanho e cor diferentes e feitos
de diferentes materiais. Os objetos iguais estão
colocados em quadrados de mesma COR
|
Colocar o painel em local
acessível para que as crianças possam
tocar, sentir sua forma, ver e tocar os objetos, perceber
os quadrados e suas cores
variadas.
Contar quantos quadrados
existem no total e quantos de cada cor.
Propor que cada criança escolha um
quadrado e que, em seguida, procure todos os outros quadrados da mesma cor.
Para que as crianças possam se
orientar, devem escolher um
ponto de partida, por exemplo, começar
pela esquerda, em cima e continuar para a direita
até a extremidade; voltar à
esquerda, na linha de baixo e assim
sucessivamente. Ajudar as crianças a entender os conceitos
|
de direita, esquerda, em
cima, embaixo.
Examinar os objetos presos no painel e
identificá-los pelo
nome, uso e função. Pedir a
cada criança que escolha um objeto e
encontre seu par.
Conversar com as crianças que os objetos
podem ter tamanho ou cor diferentes, que podem ser feitos de materiais
diversos,
porém podem ter o mesmo uso e função.
Ajudá-las a descobrir que os objetos iguais estão
colocados em quadrados da
mesma cor. Pedir que encontrem os pares;
todas as crianças devem ver todos os objetos.
Pedir às crianças que contem os objetos.
Propor que inventem histórias com os objetos do painel.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
OBRIGADA PELA SUA VISITA. CONTRIBUA COM A SUA BAGAGEM