quinta-feira, 30 de abril de 2015

ENCONTRO PPIP/ LABORATÓRIOS 30/04 - BRINQUEDOS LAB AEE GRUPO I

Ministério da Educação
Secretaria de Educação Especial
BRINCAR PARA TODOS
Brasília - 2006


Despertar a curiosidade e o prazer de ver e buscar
Melhorar a eficiência visual


Capa de mamadeira
Fan... toches
Meia careta
Bola baby
Trio em preto e branco
Tapete de alto contraste
Cubo de alto contraste
Multiquadros
Sexteto em cores
Casal legal - Leo e Lu
Ciranda das cores
Bicharada
Painel de cores e formas
Cubo geométrico
Rolinho


CUBO GEOMÉTRICO




O brinquedo é assim:
Cubo feito de espuma, medindo
10cm x 10cm, leve e revestido de
tecido macio.
Em cada face do cubo existe uma
aplicação de velcro onde se
prende uma figura geométrica
bidimensional feita em feltro colorido;
são três pares de figuras
diferentes.
No interior do cubo existe um
guizo que produz som.

Dar o cubo para a criança brincar,
manipular, bater, apertar,
sentir a forma, textura, peso,
perceber as figuras presas à sua
superfície.
Incentivá-la a retirar as figuras,
conhecer suas formas, aprender
a nomeá-las e contá-las.
Pedir que pareie as figuras iguais.
Falar sobre as cores das figuras.
Incentivar a criança a prender
novamente as figuras no cubo.





BICHARADA










O brinquedo é assim:
Painel feito de papelão plastificado, medindo 55cm x 25cm.
Em uma das faces do painel há duas fileiras horizontais, com silhuetas negras de animais: porco, pato, macaco, galo, coelho, cavalo, rato, gato, cachorro e vaca.
Na face oposta, há só o contorno das mesmas figuras. Envelope com dez retângulos
transparentes de 10cm x 10cm com o contorno das figuras, do
mesmo tamanho.

Reunir as crianças em pequenos
grupos e explorar o painel,
chamando a atenção para sua forma, tamanho e para as figuras.
Ajudar as crianças a
reconhecerem as figuras dos animais e dizerem seus nomes.
Conversar sobre os animais do painel e pedir a cada criança que fale sobre um animal: onde
vive, do que se alimenta, como é sua voz, quais são seus hábitos etc. As outras crianças podem ajudar, completando as
informações.
Fazer um levantamento de
outros animais que as crianças
conheçam e conversar sobre suas características.
Incentivar as crianças a dizerem os nomes de todos os animais do painel. Contar os animais de cada fileira, somar o número de animais de cada fileira
para obter o total de animais. Lançar perguntas como:
Que animal está no canto
superior à direita? Que animal está no canto inferior à esquerda?
Que figura está abaixo do
galo? Que figura está acima do rato? Quais animais são úteis ao homem e quais são nocivos?



PAINEL DE CORES E FORMAS





O brinquedo é assim:
Painel feito em tecido macio, acolchoado, medindo 100cm x 80cm, composto por vinte quadrados de 20cm, nas cores
vermelha, amarela, azul e verde. No centro de cada quadrado está
preso um objeto, letra ou número.
Há dois objetos de cada tipo, iguais em uso e função, mas de
tamanho e cor diferentes e feitos
de diferentes materiais. Os objetos iguais estão colocados em quadrados de mesma COR
Colocar o painel em local
acessível para que as crianças possam tocar, sentir sua forma, ver e tocar os objetos, perceber
os quadrados e suas cores
variadas.
Contar quantos quadrados
existem no total e quantos de cada cor.
Propor que cada criança escolha um quadrado e que, em seguida, procure todos os outros quadrados da mesma cor.
Para que as crianças possam se
orientar, devem escolher um
ponto de partida, por exemplo, começar pela esquerda, em cima e continuar para a direita
até a extremidade; voltar à
esquerda, na linha de baixo e assim sucessivamente. Ajudar as crianças a entender os conceitos
de direita, esquerda, em
cima, embaixo.
Examinar os objetos presos no painel e identificá-los pelo
nome, uso e função. Pedir a
cada criança que escolha um objeto e encontre seu par.
Conversar com as crianças que os objetos podem ter tamanho ou cor diferentes, que podem ser feitos de materiais diversos,
porém podem ter o mesmo uso e função. Ajudá-las a descobrir que os objetos iguais estão
colocados em quadrados da
mesma cor. Pedir que encontrem os pares; todas as crianças devem ver todos os objetos.
Pedir às crianças que contem os objetos. Propor que inventem histórias com os objetos do painel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADA PELA SUA VISITA. CONTRIBUA COM A SUA BAGAGEM