quarta-feira, 29 de abril de 2015

ENCONTRO PPIP/ LABORATÓRIOS 30/04 - BRINQUEDOS LAB AEE GRUPO I

Ministério da Educação
Secretaria de Educação Especial
BRINCAR PARA TODOS
Brasília - 2006

A inclusão social e educacional é um processo que se concretiza, no Brasil, por meio de uma política de educação inclusiva cujos pressupostos filosóficos compreendem a construção de uma escola
aberta para todos(as), que respeita e valoriza a diversidade. Assumir a diversidade pressupõe o reconhecimento do direito à diferença como enriquecimento educativo e social. Este processo vem provocando mudanças de paradigma, impulsionando as pessoas a conviverem com uma concepção de aprendizagem , sem restrições de qualquer ordem.
Nesta perspectiva, o Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Especial (SEESP) assumiu a política de inclusão e tem buscado, através de suas ações, apoiar a transformação do sistema educacional em sistema educacional inclusivo.
Brincar para todos é um material destinado a educadores(as) e pais com orientações para a utilização de brinquedos e atividades lúdicas, alertando para a importância de cada brinquedo na promoção
do desenvolvimento infantil. O livro constitui uma possibilidade de eliminar as barreiras que impedem o acesso ao conhecimento, uma vez que para as pessoas com necessidades educacionais especiais a falta de acessibilidade se traduz em fonte de discriminação e perda de oportunidades.
Assim, com a difusão deste material, o Governo Federal colabora com os estados e municípios na implementação da política de inclusão escolar e social de todos(as) os alunos(as).

 Claudia Pereira Dutra
Secretária de Educação Especial

As crianças precisam brincar, independentemente de suas condições
físicas, intelectuais ou sociais, pois a brincadeira é essencial a sua vida. O brincar alegra e motiva
as crianças, juntando-as e dando-lhes oportunidade de ficar
felizes, trocar experiências, ajudarem-se mutuamente; as que enxergam
e as que não enxergam, as que escutam muito bem e aquelas que não escutam, as que correm muito
depressa e as que não podem correr.
BRINCARTODOSfinalMEC.qxd 6/16/06 9:57 AM Page 9


.Precisava entender
um mundo sem visão, em que os
sentidos do tato, audição,
olfato e paladar predominavam

OBJETIVOS

Compreender e identificar os sons
Conhecer e entender seu corpo e o ambiente

 1 - Chocalho gruda-gruda
Chocalho sensorial
Chocalho ouro-prata
Pulseirinha
2 - Guizo pé-mão
Cocos decorados
3 - Tateando
Ao pé do ouvido




O brinquedo é assim:
Dois potes cilíndricos, medindo
10cm de altura e 7cm de diâmetro,
forrados com tecidos diferentes
na cor e na textura.
Cada pote traz em seu interior um
tipo de objeto: moeda, tampinha,
pedrinha, milho etc. Assim eles
produzem sons diferentes. Ambos os potes possuem, no sentido
vertical, uma faixa de velcro, que prende um ao outro.
Colocar os chocalhos no berço
do bebê ou em local de fácil
acesso para que ele possa vê-los, senti-los e segurá-los.
Segurar os chocalhos diante do
rosto do bebê e chamar sua
atenção com brincadeiras para
que os veja. Deslocar da direita
para a esquerda, incentivando-o
a acompanhar com o olhar.
Balançar os chocalhos na
frente do bebê para que o som
atraia sua atenção e ele estenda
a mão para agarrá-los.
Com o bebê de bruços, deslocar
um chocalho da esquerda para
a direita à sua frente. Balançar
o chocalho acima do bebê para
atraí-lo pelo som, incentivando-
o a levantar e movimentar a
cabeça, fortalecendo os músculos
do pescoço e peito.
Dar os chocalhos para o bebê,
um de cada vez, para que ele
explore, brinque, bata um no
outro, sentindo sua forma, textura
e som. Ajudar o bebê a
perceber que são dois elementos
diferentes.
Dar os chocalhos para a criança
segurar um em cada mão.
Contar com ela: um, dois.
Mostrar como juntar um ao
outro. Deixar que a criança
faça tentativas para juntar os
dois chocalhos; ajudar, se for
preciso. Incentivá-la a separar
os chocalhos, puxando um para
cada lado.
Ajudar o bebê a perceber que
os chocalhos produzem sons
diferentes.




O brinquedo é assim:
Um par de pulseiras de tecido
vermelho com 20cm de comprimento
onde estão presos três
guizos.
Um par de tornozeleiras de tecido
azul com 20cm de comprimento
onde estão presos três guizos.
Colocar as pulseiras nos braços
do bebê para que ele ouça o
som que elas produzem sempre
que agitar os braços espontaneamente.
Brincar com o
bebê, agitando seus braços um
de cada vez e, em seguida, os
dois para que ele perceba as
pulseiras. Incentivar o bebê a
procurar as pulseirinhas com as
mãos e agarrá-las. Isso vai
ajudá-lo a encontrar as mãos e
juntá-las na linha média.
Colocar o bebê deitado de lado,
com as mãos livres, para que as
pulseiras atraiam seu olhar
quando estiver com as mãos na
frente dos olhos.
Colocar a pulseira só no braço
direito; brincar com o bebê e
cantar uma música, tocando
seu braço e falando: braço
direito. Fazer o mesmo com o
braço esquerdo.
Colocar as pulseiras nos dois
braços e incentivar o bebê a
bater palmas.
Brincar com os dedos do bebê,
manipulando um a um, contando,
cantando, falando os
apelidos dos dedos (minguinho,
seu-vizinho, pai-de-todos,
fura-bolo, mata-piolho).
Colocar a tornozeleira na perna
direita do bebê e, em seguida,
na esquerda e brincar com suas
pernas, levantando-as. Ajudar
o bebê a colocar o dedo do pé
na boca. Essa ação, realizada
naturalmente por todos os
bebês que enxergam, favorece
a construção da imagem
corporal e é importante para
estimular o movimento dos braços,
pernas e corpo.
Colocar a tornozeleira só na perna
direita do bebê, brincar e cantar,
falando: perna direita. Fazer o
mesmo com a perna esquerda.
Brincar com os d e d o s d o p é ,
manipulando um a um, contando e
cantando.

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