Observação - o grupo não realizou o trabalho
GRUPO 2
Ministério da Educação
Secretaria de Educação Especial
BRINCAR PARA TODOS
Brasília - 2006
Secretaria de Educação Especial
BRINCAR PARA TODOS
Brasília - 2006
Esses brinquedos são úteis para:
Despertar a vontade de movimentar-se e realizar atividades
Conhecer e entender
seu corpo e o ambiente
Desenvolver e integrar os sentidos
Desenvolver a coordenação
olho-mão-objeto e ouvido-mão-objeto;
Desenvolver a coordenação motora
e fortalecer mãos e braços;
Facilitar a preensão, o manuseio
de objetos e a habilidade para encaixe;
Aprender a usar o tato para
reconhecimento de forma, textura, tamanho, peso, material e consistência dos
objetos;
Melhorar a habilidade de atirar
bola, treinar a capacidade de correr com desenvoltura e se deslocar rapidamente
no ambiente;
Favorecer a curiosidade e o
sentido de busca e direção;
Desenvolver a estruturação, a
organização espacial e a noção de direita e esquerda;
Melhorar a eficiência visual:
fixação, focalização, seguimento visual, acomodação e coordenação binocular;
Desenvolver a audição,
identificar e reconhecer os sons do ambiente, localizar objetos pelo som;
Desenvolver o olfato e o paladar
para o reconhecimento de alimentos;
Integrar os sentidos;
Desenvolver a imagem corporal;
Aperfeiçoar a linguagem e
enriquecer o vocabulário;
Iniciar o aprendizado das cores;
Adquirir o conceito de número,
quantidade e operações matemáticas;
Fazer seriação e classificação;
Favorecer o jogo simbólico, a
brincadeira, o faz-de-conta;
Desenvolver a sociabilidade e a
capacidade de entender e aceitar as regras do jogo.
brinquedos
AMASSADINHA
O brinquedo é assim:
Uma pequena bexiga de borracha
colorida, recheada de farinha de trigo,
formando uma bola.
Esta bola deve ficar bem flexível para que
mude totalmente de
forma ao ser apertada.
Em um dos lados da bola estão
colocados elementos que imitam
olhos, nariz e boca.
Na parte superior, fios de lã imitam
os cabelos, que podem ser amarelos ou pretos,
longos ou curtos.
|
Colocar a bolinha em local de fácil
acesso para que a criança
possa ver, ou sentir pelo toque e pegar.
Segurar a bola, próximo aos olhos da
criança, estimulando-a a olhar e agarrar. Deslocar a
bola na frente do rosto da criança, da
direita para a esquerda,
para cima e para baixo, aproximando e
distanciando,
incentivando-a a acompanhar com
o olhar. Ajudar a criança a tocar e
identificar
pelo nome os elementos
táteis da carinha: olhos, nariz, boca e
cabelos. Brincar com a
criança, pedindo que ache e identifique
essas mesmas partes em seu próprio rosto.
|
Discriminar cabelos curtos ou longos, no
brinquedo, em si
mesma ou em outra pessoa, estabelecendo
comparações.
Estimular a criança a apertar o brinquedo,
atividade ótima
para fortalecer mãos e dedos.
Propor nomes para as carinhas
e
inventar histórias com elas.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
OBRIGADA PELA SUA VISITA. CONTRIBUA COM A SUA BAGAGEM