quinta-feira, 30 de abril de 2015

ENCONTRO PPIP/ LABORATÓRIOS 30/04 - BRINQUEDOS LAB AEE GRUPO II



Observação - o grupo não realizou o trabalho

GRUPO 2
Ministério da Educação
Secretaria de Educação Especial
BRINCAR PARA TODOS
Brasília - 2006

Esses brinquedos são úteis para: 

Despertar a vontade de movimentar-se e realizar atividades
 Conhecer e entender seu corpo e o ambiente
 Desenvolver e integrar os sentidos

Desenvolver a coordenação olho-mão-objeto e ouvido-mão-objeto;
Desenvolver a coordenação motora e fortalecer mãos e braços;
Facilitar a preensão, o manuseio de objetos e a habilidade para encaixe;
Aprender a usar o tato para reconhecimento de forma, textura, tamanho, peso, material e consistência dos objetos;
Melhorar a habilidade de atirar bola, treinar a capacidade de correr com desenvoltura e se deslocar rapidamente no ambiente;
Favorecer a curiosidade e o sentido de busca e direção;
Desenvolver a estruturação, a organização espacial e a noção de direita e esquerda;
Melhorar a eficiência visual: fixação, focalização, seguimento visual, acomodação e coordenação binocular;
Desenvolver a audição, identificar e reconhecer os sons do ambiente, localizar objetos pelo som;
Desenvolver o olfato e o paladar para o reconhecimento de alimentos;
Integrar os sentidos;
Desenvolver a imagem corporal;
Aperfeiçoar a linguagem e enriquecer o vocabulário;
Iniciar o aprendizado das cores;
Adquirir o conceito de número, quantidade e operações matemáticas;
Estabelecer comparações, semelhanças e diferenças;
Fazer seriação e classificação;
Favorecer o jogo simbólico, a brincadeira, o faz-de-conta;
Desenvolver a sociabilidade e a capacidade de entender e aceitar as regras do jogo.

brinquedos 
 AMASSADINHA




O brinquedo é assim:
Uma pequena bexiga de borracha
colorida, recheada de farinha de trigo, formando uma bola.
Esta bola deve ficar bem flexível para que mude totalmente de
forma ao ser apertada.
Em um dos lados da bola estão
colocados elementos que imitam
olhos, nariz e boca.
Na parte superior, fios de lã imitam
os cabelos, que podem ser amarelos ou pretos, longos ou curtos.
Colocar a bolinha em local de fácil acesso para que a criança
possa ver, ou sentir pelo toque e pegar.
Segurar a bola, próximo aos olhos da criança, estimulando-a a olhar e agarrar. Deslocar a
bola na frente do rosto da criança, da direita para a esquerda,
para cima e para baixo, aproximando e distanciando,
incentivando-a a acompanhar com
o olhar. Ajudar a criança a tocar e identificar
pelo nome os elementos
táteis da carinha: olhos, nariz, boca e cabelos. Brincar com a
criança, pedindo que ache e identifique essas mesmas partes em seu próprio rosto.
Discriminar cabelos curtos ou longos, no brinquedo, em si
mesma ou em outra pessoa, estabelecendo comparações.
Estimular a criança a apertar o brinquedo, atividade ótima
para fortalecer mãos e dedos.
Propor nomes para as carinhas
e inventar histórias com elas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADA PELA SUA VISITA. CONTRIBUA COM A SUA BAGAGEM