sexta-feira, 8 de maio de 2015

ENCONTRO PPIP/ LABORATÓRIOS 08/05

Rio de Janeiro, 08 de maio de 2015

UNINDO PPIP E LABORATÓRIOS

Objetivos:

Embasar teoricamente a atividade "Confecção de Ecossistemas" em caixinha de sapato, tendo como norteador o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil.
 Relacionar temas como Ecosssistema, Dia das mães e outros com o Eixo Natureza e Sociedade
Contextualizar o "Dia das Mães" comemorado na escola por um enfoque diferencial no tratamento do conteúdo.




 
VIDA E NATUREZA - NATUREZA E SOCIEDADE

EIXO NATUREZA E SOCIEDADE

Blocos do eixo:
Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar, (fotos, conversas etc)
Os lugares e suas paisagens, (observação de locais quintal da escola, construções, pequenos mapas etc)
Objetivos e processos de transformação, (aproveitamento da sucata, experiência com lixo etc)
Os seres vivos, (horta, terrário, montando ecossistemas, aula passeio, pesquisas, experiências - lagarta/borboleta)
Fenômenos da natureza. (relógio do sol, acompanhando a sombra na sala, a chuva na terra etc)

Partimos da Reflexão: 
O que se entendemos sobre esse eixo? O que ele nos lembra? 
Juntos, percebemos que este eixo trata tanto do mundo natural, quanto social. Ou seja, o eixo abraça conteúdos das Ciências Sociais como história, geografia... E também tem enfoque nas Ciências Naturais: Química, Física e Biologia.
Interessante notar que mesmo não tratando os conteúdos ao nível do que entendemos, por exemplo,  por Física ou Química, muitas vezes, no espaço da Educação Infantil (nossa ênfase nestes bimestre) e no Ensino Fundamental, as crianças devem ser provocadas a pensar sobre diversos aspectos da natureza  e vivenciar estas Ciências em seu caráter investigativo e observador. 
Ao trabalharmos uma receita de bolo, ao trabalharmos na confecção de massinha etc. estamos misturando elementos, texturas, trabalhando com temperatura, tempo... Transformando a matéria e os recursos que estão ao nosso redor.
Para que nossa ação no ambiente seja uma ação  benéfica, precisamos conhecê-la, observá-la, experimentar. Nos tornamos criativos e críticos. Seres com AUTONOMIA.
Interessante notar que  AUTONOMIA vem da consciência de saber o que se faz, para que e como. É agir com a consciência, com o conhecimento do que se faz. É uma liberdade construída e inteligente. Diferente de:

ANOMIA Ausência generalizada de respeito a normas sociais, devido a contradições ou divergências entre estas.

HETERONOMIA É um sistema de ética segundo o qual as normas de conduta provêm de fora.
A palavra heteronímia é formada do radical grego “hetero” que significa “diferente”, e “momos” que significa “lei”, portanto, é a aceitação de normas que não são nossas, mas que reconhecemos como válidas para orientar a nossa consciência que vai discernir o valor moral de nossos atos.
Heteronimia é a condição de submissão de valores e tradições, é a obediência passiva aos costumes por conformismo ou por temor à reprovação da sociedade ou dos deuses.
Heteronomia é o oposto de autonomia, formada do radical grego “auto” que significa “por si mesmo”, que é a liberdade e independência, é a faculdade de se reger por si mesmo, é a propriedade pela qual o homem pretende poder escolher as leis que regem sua conduta.

AUTONOMIA  A autonomia não nega sua influência externa, os condicionamentos e os determinismos, mas recoloca no homem sua capacidade de refletir sobre as limitações que lhe são impostas, e que observadas lhe dão a direção a seguir.
Essa autonomia e identidade é trabalhada no grupo. Vamos nos reconhecendo através do outro. No início da Educação Infantil, dizemos que a criança é egocêntrica, na verdade, ela está construindo sua identidade e ainda não percebe o outro, assim como, não se percebe enquanto individualidade. Essa formação vai se construindo de forma intrínseca e na relação com o grupo: família, escola etc.
Este Eixo não se fecha em si, está relacionado aos outros Eixos (Matemática, Artes Visuais etc.) e em seu corpo encontramos o trabalho muito próximo à Formação Social do Aluno - educação social, educação ambiental, autonomia, identidade

ECOSSISTEMA
Educação Ambiental

Consultar o   EIXO NATUREZA E SOCIEDADE



Laboratório de vida e Natureza RCNEI. Analisar a atividade desenvolvida. Qual sua relação com o Eixo Natureza e Sociedade. Do que trata esse eixo?
O que trabalhos neste eixo. Quais são os blocos de conteúdo?
Listar atividades que atendam a cada bloco.  Escrever   quais as ações que deveriam ser realizadas para que a criança perceba essa relação entre os elementos do meio em que está inserida.


INSTITUTO DE EDUCAÇÃO CARMELA DUTRA
RIO DE JANEIRO, ___ DE ____ DE 2015
TURMA 3001
Laboratórios: ___________________________________
PPIP
ANÁLISE DO TRABALHO “ECOSSISTEMAS – BIOMAS” EM UMA DIMENSÃO PEDAGÓGICA  - REFLETINDO SOBRE O TRABALHO QUE CONFECCIONARAM: Bioma na caixinha de sapato
1-      A ATIVIDADE REALIZADA, SE PENSARMOS NA MODALIDADE EDUCAÇÃO INFANTIL, ENFATIZA O EIXO NATUREZA SOCIEDADE. EM QUAL OU QUAIS BLOCOS DESTE EIXO COMPORTAM A ATIVIDADE REALIZADA? JUSTIFIQUE

2 - ALÉM DO EIXO NATUREZA E SOCIEDADE, QUAIS OS EIXOS QUE PODEM OU PODERIAM SER TRABALHADOS NO DESENVOLVIMENTO DESTA ATIVIDADE? Cite uma atividade para cada eixo
Matemática

Linguagem Oral e Escrita

Música


Movimento

Artes Visuais





3 – CONSULTANDO O EIXO NATUREZA E SOCIEDADE, CITE TRÊS OBJETIVOS PARA ESTA ATIVIDADE QUE VOCÊS REALIZARAM
4 – ESSA ATIVIDADE PROMOVE A FORMAÇÃO SOCIAL E PESSOAL DA CRIANÇA? JUSTIFIQUE
5 – ESCOLHA UM OBJETIVO CITADO NO RCNEI REFERENTE AO BLOCO ESCOLHIDO E CITE UMA ATIVIDADE. EXPLIQUE COMO DESENVOLVERIA
Alunos (as)

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