UNINDO PPIP E LABORATÓRIOS
(continuação III)
TRABALHANDO LABORATÓRIO
AEE - OS " PADRÕES" QUE ENGESSADOS AO LONGO DA HISTÓRIA
CULTURAS - OS DIVERSOS GRUPOS FAMILIARES E SUAS HISTÓRIAS/ COTIDIANO
VIDA E NATUREZA
LINGUAGENS E ALFABETIZAÇÕES - CONSTRUÇÃO DE TEXTOS/ LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
Dinâmica 1
ATIVIDADE COM FOTO
Ler imagem (foto);Desenvolver a linguagem oral, descrevendo na foto a organização familiar;
Apresentar a família;
Compartilhar um pouco da sua história de vida;
Perceber que a mãe biológica, quando ausente, pode ser o pai, a tia, a vó, o irmão... Alguém que faz o papel de mãe na sua vida;
Valorizar os laços familiares,
Desmistificar a ideia da família e mãe ideal.
Foi solicitado aos alunos no encontro anterior que levassem fotos de suas famílias.
Dispostos em roda, todas as fotos foram recolhidas e depois, distribuídas no grupo. Cada aluno descreveu a família do colega (algumas vezes sem conseguir identificar o colega por ser uma foto do período da infância), dando a cada membro um papel no grupo familiar: pai, tio, tia, mãe, vó, irmão etc. Após, o colega que trouxe a foto disse se a descrição estava correta ou não, e no caso, apresentou sua família para o grupo.
Foi interessante, pois o grupo ficou interessado em conhecer a família do colega, assim como, se surpreendeu quando a organização familiar não era a descrita.
Dinâmica 2
CONSTRUÇÃO DE TEXTO COM OBJETOS
Expressar-se oralmente;
Relacionar ideias;
Ampliar o vocabulário;
Construir um texto coletivamente a partir de objetos.
Cada aluno trouxe para a sala um objeto que lembra a figura materna. Todos os objetos foram colocados em uma sacola. Em um grande círculo, cada aluno foi tirando um objeto da sacola e construindo um texto.
Primeiro, cada aluno tirou um objeto. Após todos terem pego algum objeto decidimos um tema: MÃE.
Seguindo o círculo, fomos construindo a história com o apoio dos objetos,
Por fim, a turma construiu um lindo POEMA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
OBRIGADA PELA SUA VISITA. CONTRIBUA COM A SUA BAGAGEM