2 tempos PPIP
Realizar a leitura do Termo de Compromisso;
Preencher documentos para cumprimento do Estágio Obrigatório;
Organizar os grupos de trabalho.
Observação:
No dia 27 de fevereiro preenchemos os documentos a lápis. Os alunos se comprometerem com a reprodução de toda documentação para entrada na 5ª CRE.
A turma se dividiu em 5 grupos para realização das atividades em sala de aula. Os grupos de estágio não são exatamente os mesmos.
Previsão de ida à CRE, dia 12 de março.
LABORATÓRIO
Apresentar os Laboratórios Pedagógicos;
Apresentar os eixos temáticos do 1º bimestre.
O terceiro ano do Curso Normal, em sua matriz de três anos, apresenta 4 Laboratórios:
Laboratório Pedagógico Culturas
Laboratório de Vida e Natureza
Laboratório de Atendimento Educacional Especializado
Laboratório Linguagens e Alfabetizações
Apresentação
O Currículo Mínimo tem como objetivo estabelecer orientações institucionais aos profissionais do
ensino sobre as competências mínimas que os alunos devem desenvolver a cada ano de escolaridade e em
cada componente curricular, imprimindo-se, assim, uma consistente linha de trabalho, focada em qualidade,
relevância e efetividade, nas escolas do Sistema Público Estadual do Rio de Janeiro.
No início de 2012, a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro concluiu a elaboração dos
Currículos Mínimos para o Ensino Regular. Todavia, a SEEDUC respeita as especificidades de cada modalidade de ensino. Por isso, elaborou-se um Currículo Mínimo específico para o Curso Normal em Nível Médio, tanto para as disciplinas de Base Nacional Comum e Parte Diversificada quanto para as disciplinas de Formação
Profissional. Este documento servirá como referência, apresentando as habilidades e competências que devem constar como “pano de fundo” nos planos de aula e de curso desta modalidade de ensino.
A elaboração deste documento foi conduzida por equipes disciplinares de professores da rede estadual
que atuam nesta modalidade de ensino, coordenadas por professores doutores de diversas universidades
públicas do Rio de Janeiro, a partir de um convênio com a Fundação CECIERJ. Nesse processo de elaboração, foram tomadas como referência as Diretrizes Curriculares Nacionais para Formação de Docentes da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental, em nível médio, na modalidade Normal (Resolução CNE/CEB n° 2/99), os Parâmetros e Orientações Curriculares Nacionais. Contamos também com a preciosa contribuição dos professores da rede que participaram das consultas virtuais e dos debates presenciais, fornecendo críticas e sugestões às propostas preliminares.
As equipes disciplinares se esforçaram para elaborar uma proposta que cumprisse a dupla missão do
Curso Normal em Nível Médio de, ao mesmo tempo, fornecer aos alunos (1) a primeira formação profissionalpara exercerem a função de professores da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental e (2) o ensino propedêutico que os prepare para prestar exames vestibulares de acesso às universidades públicas, afim de darem continuidade à sua formação em nível superior.
Para as disciplinas de Formação de Professores, consideraram-se, especialmente, as mudanças na matriz
curricular, implementadas em 2010 – após ampla discussão em todo o estado –, a partir das quais o Curso
Normal passou a ocupar três anos, em horário integral. Dentre as principais mudanças da matriz, que vêm a ser corroboradas por este Currículo Mínimo, ressalta-se a inclusão de espaços efetivos visando a preparar os futuros docentes para a promoção de uma educação inclusiva e para a construção do conhecimento, numa abordagem que permitisse diálogos entre os componentes curriculares, a realidade da sala de aula e o perfil de profissional da escola que desejamos projetar.
Portanto, este documento é um guia aos nossos professores ao longo dessa “dupla jornada” didática,
levando em consideração a carga horária disponível para cada disciplina de Formação de Professores. Dessa forma, em acordo com a Resolução CNE/CEB n° 2/99, espera-se, até o fim do curso, assegurar aos alunos a constituição de valores, conhecimentos e competências gerais e específicas necessárias ao exercício da atividade docente, sob os princípios éticos, políticos e estéticos previstos à sua formação enquanto cidadão.
Colocamo-nos à disposição, pelo endereço eletrônico curriculominimo@educacao.rj.gov.br, para
esclarecimentos e sugestões, comentários e críticas, que serão bem-vindos e necessários à revisão reflexiva das nossas ações.
Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro
Laboratório de Vida e Natureza
Curso Normal em Nível Médio
1° Bimestre
Eixo temático: AMPLIANDO O HORIZONTE DO CONHECIMENTO SOBRE O ECOSSISTEMA
Refletir sobre indissociabilidade da constituição biológica do ser humano e do ambiente no qual se encontra inserido.
Habilidades e competências a serem desenvolvidas
• Conhecer e perceber as inter-relações dinâmicas nos ambientes físico, social e cultural, analisando as relações interespécies e as interdependências entre os diferentes indivíduos e seu meio, bem como sua incidência no ecossistema.
• Identificar a contribuição do conhecimento sobre sucessão ecológica e evolução histórico-temporal dos grupos funcionais e das espécies regionais, analisando as condições ambientais locais e globais na conservação dos ecossistemas naturais.
• Perceber e investigar o estudo dos fenômenos naturais que afetam a harmonia da natureza e analisar os impactos sobre a vida humana.
Laboratório Linguagens e Alfabetizações
Curso Normal em Nível Médio
1° Bimestre
Eixo temático: APROPRIAÇÃO E VALORIZAÇÃO DA LINGUAGEM
Conhecer o processo de aquisição da linguagem e a alfabetização na perspectiva do letramento.
Habilidades e competências a serem desenvolvidas
• Perceber a linha pedagógica proposta pelos diversos autores que abordam a temática da linguagem.
• Analisar escritas infantis e materiais didáticos de alfabetização à luz das teorias contemporâneas.
• Interagir com diferentes produções escritas percebendo a sua importância na sociedade letrada em que nos inserimos.
• Produzir e trabalhar com textos diversos.
Laboratório Pedagógico Culturas
Curso Normal em Nível Médio
1° Bimestre
Eixo temático: DIVERSIDADES E RIQUEZAS CULTURAIS DE UM POVO
Conhecer e o reconhecer a contribuição das culturas indígena, afro-brasileira e quilombola na constituição da identidade nacional.
Habilidades e competências a serem desenvolvidas
• Pesquisar e aprofundar os diversos significados de cultura, suas manifestações, seus preconceitos e interfaces na formação do povo brasileiro.
• Criar jogos pedagógicos que estimulem a compreensão da diversidade cultural dentro da constituição plural da sociedade brasileira.
• Observar e conhecer as experiências vivenciadas pelas escolas no que se refere às manifestações culturais que revelem a riqueza, a diversidade, o respeito e a dignidade do povo brasileiro
Laboratório de Atendimento Educacional Especializado
Curso Normal em Nível Médio
1° Bimestre
Eixo temático: CONHECENDO A REALIDADE INCLUSIVA
Investigar o sentido e o significado de uma escola inclusiva
Habilidades e competências a serem desenvolvidas
• Refletir sobre a legislação específica do atendimento especializado.
• Aprofundar, por meio de estudos de casos, as características das necessidades educacionais especiais e o tipo de atendimento educacional especializado condizente.
• Conhecer as experiências das escolas inclusivas, observando suas dificuldades e êxitos.
• Mapear os principais aspectos observados indicativos de atendimento educacional especializado à luz da literatura especializada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
OBRIGADA PELA SUA VISITA. CONTRIBUA COM A SUA BAGAGEM