sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

PLANO DE ATIVIDADE EDUCAÇÃO INFANTIL





 
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
DIRETORIA REGIONAL PEDAGÓGICA METROPOLITANA III
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO CARMELA DUTRA

Av. Ministro Edgard Romero, 491 – Madureira/ RJ – Cep 21.360-201.  Tel.:(021) 2333-5719

PLANO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO
1 – IDENTIFICAÇÃO

Aluno (a): _______________________________________Matrícula:______________
Curso: __________________________________________ Série: _________________
Professor Orientador: ____________________________________________________
Escola de Estágio: _______________________________________________________
Professor Supervisor da Unidade Escolar: ____________________________________
Carga Horária de Estágio: ________________________
Início do Estágio:________________ Término do Estágio: _______________________

2 – OBJETIVOS:

 Analisar e sintetizar para a elaboração de relatórios.
 Trabalhar em grupo e na formação de equipes com responsabilidade, respeito, empenho e criatividade.
 Identificar o acesso aos bens culturais como formação continuada do professor e mediação na produção de conhecimento dos alunos.
 Realizar atividades de estágio de observação, coparticipação e regência no campo da Educação Infantil.
Identificar o domínio e o uso das linguagens: verbal, escrita, matemática, artística e a científica nos campos de estágio.
Identificar as vivências, o processo cognitivo, a compreensão de fenômenos naturais, os processos histórico-geográficos, a produção tecnológica e as manifestações artísticas no campo de estágio.
Compreender a importância das relações interpessoais para a construção do conhecimento.
Identificar e analisar as formas de avaliação e de autoavaliação.
Compreender e analisar o projeto político-pedagógico da instituição como um processo de permanente discussão e avaliação.
Compreender o compromisso docente na construção de aprendizagens significativas e no desenvolvimento da autonomia intelectual do aluno.

3 – CARACTERIZAÇÃO DO ESTÁGIO:

Aprofundar a capacidade de refletir sobre a própria prática, rompendo com um discurso vazio e alcançando o exercício efetivo de ser um “professor reflexivo”. A proposta do estágio nesta série se circunscreve ao trabalho com os diversos saberes docentes na concretização da prática pedagógica. Ele será convidado à investigação e à análise sistemática do cotidiano escolar e das realidades educacionais locais, buscando resgatar uma base sólida. O estágio nas Instituições Públicas Municipais é possibilidade de desenvolvimento de competências e habilidades imprescindíveis ao futuro profissional, junto aos educandos da Educação Infantil; prevista a sua realização durante o ano letivo de 2015, obedecendo cronograma e envolvendo as etapas de observação, coparticipação e regência.


4 – FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:
ALVES, R. Gaiolas e Asas. In Folha de São Paulo, Caderno Opinião, 05/12/2001.
               ARRIBAS, Teresa Lleixà et al. Meios e recursos na escola. In: Educação infantil: desenvolvimento, currículo e organização escolar. Porto Alegre, Artmed, 2004, p. 353 -362.
           ________________________. O ambiente e a distribuição de espaços. In: Educação infantil: desenvolvimento, currículo e organização escolar. Porto Alegre, Artmed, 2004, p. 363 - 383
             BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Conselho Nacional da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Parecer CEB nº 022/98 aprovado em 17 de dezembro de1998. Relator: Regina Alcântara de Assis. Brasília, DF, 1998.Disponível em: <www.mec.gov.br/cne/ftp/CEB/CEB022.doc>
Acesso em 2002
              FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Saberes Necessários à Prática Docente. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996
             KRAMER, S. (Org.). Formação de profissionais de educação infantil no Estado do Rio de Janeiro. Relatório de Pesquisa. Rio de Janeiro: Ravil, 2001.
           MOREL, Cristina Massadar. Um ambiente para a criança ver, mexer, inventar, conviver. As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. In: Trocando em Miúdos. Rio de Janeiro, CECIP.
          OLIVEIRA, Zilma Ramos de. Os ambientes de aprendizagem como recursos pedagógicos. In: Educação Infantil – Fundamentos e Métodos. São Paulo, Cortez, 2005, p. 191 -199.
             PIMENTA, S. G. O Estágio na Formação de Professores: unidade teoria e prática? S.Paulo: Cortez, 1997

5 – METODOLOGIA: (técnicas, métodos e recursos didáticos para o desenvolvimento do estágio)
Investigação e análise sistemática do cotidiano escolar e das realidades educacionais locais, tomando por base a relação teoria/prática presente no contexto do exercício das atividades de Magistério, de forma crítica e investigativa. Observação, coparticipação e regência na Educação Infantil, considerando as diversidades locais e incluindo a educação no campo, quilombola e indígena, quando for o caso. Reconhecimento do espaço físico, organizacional e social da escola - conhecimento da unidade educacional em suas dimensões infraestruturais, organizacionais;  dos ocupantes do espaço escolar e observação empírica do fenômeno educativo em suas dimensões teórico metodológicas. Após tomar conhecimento da situação escolar dos alunos em classe, das estratégias didáticas e dos procedimentos adequados realizará a regência de classe com a presença do professor colaborador e do professor supervisor. O estagiário deverá conversar com o Professor Colaborador sobre a estrutura de Plano de Aula que utiliza, assim como, qual tema/conteúdo poderá ser desenvolvido.

6 – ATIVIDADES PREVISTAS:
Realizar a chamada nominal dos alunos da turma;
Colaborar na arrumação funcional da sala de aula;
Corrigir os trabalhos de casa (com gabarito fornecido pelo professor-colaborador);
Auxiliar na distribuição de material aos alunos;
Assistir aos alunos nas dificuldades apresentadas no decorrer das aulas;
Utilizar o quadro, quando solicitado;
Colaborar no planejamento e na realização das atividades comemorativas da escola;
Confeccionar murais e outras atividades com materiais fornecidos pelo professor colaborador;
Sugerir atividades enriquecedoras relacionadas aos conteúdos já trabalhados etc.
Realizar 1 (uma) regência de classe com a presença do professor colaborador e do professor supervisor, onde vivenciará o processo ensino e aprendizagem, planejando, executando e avaliando o seu trabalho.



7 – ESTRATÉGIAS DE AVALIAÇÃO:
Acompanhamento do estágio, da construção de uma prática pedagógica consciente, reflexiva e atuante no exercício de seu compromisso e ética profissional através das folhas de registro, acompanhamento da prática, relatórios das atividades, materiais impressos etc. (portifólio). Ao final será realizada a regência e a avaliação do Professor Colaborador e do Professor Supervisor.

8 – OBSERVAÇÕES:
Nesta estada da modalidade Educação Infantil (Creche/Maternal), o (a) aluna (a) não realizará regência.

Rio de Janeiro, ____ de ________________ de 20____.

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Aluno Estagiário

___________________________________________________________
Professor Supervisor do Estágio

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