GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
DIRETORIA REGIONAL PEDAGÓGICA METROPOLITANA III
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO CARMELA DUTRA
Av. Ministro Edgard Romero, 491 – Madureira/ RJ – Cep
21.360-201. Tel.:(021) 2333-5719
E-mail: c.e.carmeladutra@gmail.com
PLANO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO
1 – IDENTIFICAÇÃO
Aluno (a):
_______________________________________Matrícula:______________
Curso:
__________________________________________ Série: _________________
Professor Orientador:
____________________________________________________
Escola de Estágio:
_______________________________________________________
Professor Supervisor da Unidade
Escolar: ____________________________________
Carga Horária de Estágio:
________________________
Início do Estágio:________________
Término do Estágio: _______________________
2 – OBJETIVOS:
Analisar e sintetizar para a elaboração de
relatórios.
Trabalhar em grupo e na formação de equipes
com responsabilidade, respeito, empenho e criatividade.
Identificar o acesso aos bens culturais como
formação continuada do professor e mediação na produção de conhecimento dos
alunos.
Realizar atividades de estágio de observação,
coparticipação e regência no campo da Educação Infantil.
Identificar o domínio e o uso das
linguagens: verbal, escrita, matemática, artística e a científica nos campos de
estágio.
Identificar as vivências, o
processo cognitivo, a compreensão de fenômenos naturais, os processos
histórico-geográficos, a produção tecnológica e as manifestações artísticas no
campo de estágio.
Compreender a importância das
relações interpessoais para a construção do conhecimento.
Identificar e analisar as formas de
avaliação e de autoavaliação.
Compreender e analisar o projeto
político-pedagógico da instituição como um processo de permanente discussão e
avaliação.
Compreender
o compromisso docente na construção de aprendizagens significativas e no
desenvolvimento da autonomia intelectual do aluno.
3 – CARACTERIZAÇÃO DO ESTÁGIO:
Aprofundar a capacidade de refletir sobre a própria prática, rompendo
com um discurso vazio e alcançando o exercício efetivo de ser um “professor
reflexivo”. A proposta do estágio nesta série se circunscreve ao trabalho com
os diversos saberes docentes na concretização da prática pedagógica. Ele será
convidado à investigação e à análise sistemática do cotidiano escolar e das
realidades educacionais locais, buscando resgatar uma base sólida. O estágio
nas Instituições Públicas Municipais é possibilidade de desenvolvimento de
competências e habilidades imprescindíveis ao futuro profissional, junto aos
educandos da Educação Infantil; prevista a sua realização durante o ano letivo
de 2015, obedecendo cronograma e envolvendo as etapas de observação,
coparticipação e regência.
4 – FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:
ALVES, R. Gaiolas e Asas. In Folha de São Paulo, Caderno Opinião,
05/12/2001.
ARRIBAS,
Teresa Lleixà et al. Meios e recursos na escola. In: Educação infantil:
desenvolvimento, currículo e organização escolar. Porto Alegre, Artmed, 2004,
p. 353 -362.
________________________. O ambiente
e a distribuição de espaços. In: Educação infantil: desenvolvimento, currículo
e organização escolar. Porto Alegre, Artmed, 2004, p. 363 - 383
BRASIL. Ministério da Educação e
do Desporto. Conselho Nacional da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais
para a Educação Infantil. Parecer CEB nº 022/98 aprovado em 17 de dezembro
de1998. Relator: Regina Alcântara de Assis. Brasília, DF, 1998.Disponível em:
<www.mec.gov.br/cne/ftp/CEB/CEB022.doc>
Acesso em 2002
FREIRE, Paulo. Pedagogia da
Autonomia. Saberes Necessários à Prática Docente. Rio de Janeiro: Paz e Terra,
1996
KRAMER, S. (Org.). Formação de profissionais
de educação infantil no Estado do Rio de Janeiro. Relatório de Pesquisa. Rio de
Janeiro: Ravil, 2001.
MOREL, Cristina Massadar. Um
ambiente para a criança ver, mexer, inventar, conviver. As Diretrizes
Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. In: Trocando em Miúdos. Rio de
Janeiro, CECIP.
OLIVEIRA, Zilma Ramos de. Os
ambientes de aprendizagem como recursos pedagógicos. In: Educação Infantil – Fundamentos
e Métodos. São Paulo, Cortez, 2005, p. 191 -199.
PIMENTA, S. G. O Estágio na
Formação de Professores: unidade teoria e prática? S.Paulo: Cortez, 1997
5 – METODOLOGIA: (técnicas, métodos e recursos didáticos para o
desenvolvimento do estágio)
Investigação e análise sistemática do cotidiano escolar e das realidades
educacionais locais, tomando por base a relação teoria/prática presente no
contexto do exercício das atividades de Magistério, de forma crítica e
investigativa. Observação, coparticipação e regência na Educação Infantil,
considerando as diversidades locais e incluindo a educação no campo, quilombola
e indígena, quando for o caso. Reconhecimento do espaço físico, organizacional
e social da escola - conhecimento da unidade educacional em suas dimensões
infraestruturais, organizacionais; dos
ocupantes do espaço escolar e observação empírica do fenômeno educativo em suas
dimensões teórico metodológicas. Após tomar conhecimento da situação escolar
dos alunos em classe, das estratégias didáticas e dos procedimentos adequados
realizará a regência de classe com a presença do professor colaborador e do
professor supervisor. O estagiário deverá conversar com o Professor Colaborador
sobre a estrutura de Plano de Aula que utiliza, assim como, qual tema/conteúdo
poderá ser desenvolvido.
6 – ATIVIDADES PREVISTAS:
Realizar a chamada nominal dos alunos da turma;
Colaborar na arrumação funcional da sala de aula;
Corrigir os trabalhos de casa (com gabarito fornecido pelo
professor-colaborador);
Auxiliar na distribuição de material aos alunos;
Assistir aos alunos nas dificuldades apresentadas no decorrer das
aulas;
Utilizar o quadro, quando solicitado;
Colaborar no planejamento e na realização das atividades comemorativas
da escola;
Confeccionar murais e outras atividades com materiais fornecidos pelo
professor colaborador;
Sugerir atividades enriquecedoras relacionadas aos conteúdos já
trabalhados etc.
Realizar 1 (uma) regência de classe com a presença do professor
colaborador e do professor supervisor, onde vivenciará o processo
ensino e aprendizagem, planejando, executando e avaliando o seu trabalho.
7 – ESTRATÉGIAS DE AVALIAÇÃO:
Acompanhamento do estágio, da construção de uma prática pedagógica
consciente, reflexiva e atuante no exercício de seu compromisso e ética
profissional através das folhas de registro, acompanhamento da prática,
relatórios das atividades, materiais impressos etc. (portifólio). Ao final será
realizada a regência e a avaliação do Professor Colaborador e do Professor
Supervisor.
8 – OBSERVAÇÕES:
Nesta estada da modalidade Educação Infantil (Creche/Maternal), o (a) aluna (a) não realizará regência.
Rio de Janeiro, ____ de ________________ de 20____.
___________________________________________________________
Aluno Estagiário
___________________________________________________________
Professor Supervisor do Estágio
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