PPIP
2 tempos
Objetivos:
Alimentar a planilha da turma Nome e CPF
Escolher sugestão de escolas para EF e PEJA
Laboratórios
4 tempos
Objetivos:
Apresentar as propostas de trabalho para os Laboratórios de AEE e Culturas no 3º bimestre
Iniciar a apresentação dos grupos 1 e 3 com o brinquedo "Jogo da Onça"
Através do Jogo da Onça envolver os Laboratórios Vida e Natureza, Linguagem e Culturas
JOGO DA ONÇA
As atividades que envolvem disputa ou desafio são
sucessos garantidos. Além de estimular o raciocínio e a concentração, ajuda a
compreender regras importantes na escola e na vida
Jogo
da onça A
criançada desenvolve o raciocínio lógico e a noção de estratégia nesse
tabuleiro
IDADE A partir de 8 anos. O QUE DESENVOLVE Capacidade de criar estratégias,
concentração e noção de linhas e direção. COMO FAZER Conte para a turma que esse jogo é praticado pelos
índios Bororo, da aldeia Meruri, no Mato Grosso. Para que seus alunos joguem
como os pequenos índios, leve a turma a um espaço em que o chão seja de areia.
Caso a escola não tenha um lugar assim, desenhe o tabuleiro no pátio com giz ou
em um pedaço de papel com caneta hidrocor. Ensine cada dupla a traçar seu
tabuleiro. Dê 14 feijões e um milho ou 14 pedrinhas iguais e uma maior para
cada dupla. Os feijões ou as pedrinhas serão os cães; o milho ou a pedra maior,
a onça. Peça a eles que disponham as peças no tabuleiro, conforme o gráfico abaixo. COMO JOGAR Duas crianças participam. Os
jogadores decidem no par-ou-ímpar quem vai ser a onça e quem vai representar os
14 cachorros. A peça que representa a onça fica bem no centro do tabuleiro e as
demais, atrás, à direita e à esquerda. A onça começa. Tanto ela como os cães
podem andar uma casa vizinha vazia por vez, em qualquer direção. A onça ganha
se conseguir "comer" cinco cães, como no jogo de dama - pulando o
cachorro e se dirigindo à próxima casa vazia. Ela também pode "comer"
cães em sequência, seguindo o mesmo princípio. Os cachorros não podem
"comer" a onça. O objetivo é cercá-la por todos os lados. A dica aos
cães é encurralar a onça para o espaço representado pelo triângulo no tabuleiro
- uma espécie de armadilha para capturá-la. Na próxima jogada, os papéis se
invertem. O jogador que era a onça passa a representar os cachorros, e
vice-versa.
CONSULTORIA: GRAÇA SETTE, ORIENTADORA PEDAGÓGICA DO PROJETO JOGOS INDÍGENAS DO BRASIL, DA LOJA ORIGEM, JOGOS & OBJETOS, EM SÃO PAULO; E MAURÍCIO DE ARAÚJO LIMA, COORDENADOR DO PROJETO, DE SÃO PAULO
CONSULTORIA: GRAÇA SETTE, ORIENTADORA PEDAGÓGICA DO PROJETO JOGOS INDÍGENAS DO BRASIL, DA LOJA ORIGEM, JOGOS & OBJETOS, EM SÃO PAULO; E MAURÍCIO DE ARAÚJO LIMA, COORDENADOR DO PROJETO, DE SÃO PAULO
Atividade a partir do livro: "O Jogo da onça e
outras brincadeiras indígenas" - Maurício Lima e Antônio Barreto
O livro
descreve uma expedição que visitou várias tribos indígenas.
O jogo da
onça é uma das brincadeiras indígenas, que auxilia muito no raciocínio lógico.
Além de ser jogado no tabuleiro, pode inicialmente ser desenhado no chão e os
alunos se movem como se fossem as peças.
TABULEIRO
REGRAS
O vídeo
retirado youtube explica melhor...
TRABALHO
DO GRUPO
PESQUISAR
SOBRE A ORIGEM DO JOGO E REGRAS
CONFECIONAR
DE ACORDO COM A ARTE INDÍGENA. PROCURE PESQUISAR GRAFISMOS, CORES ETC
UTILIZAR
RECURSOS LIGADOS A CULTURA INDÍGENA PARA FABRICAÇÃO DAS PEÇAS
SÃO
14 PEAS IGUAIS E UMA DIRENTE
MONTE UM PLANO DE AULA PARA O PRIMEIRO ANO DO ENSINO
FUNDAMENTAL. PESQUISE NO SITE DA SME
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO, LINK AO LADO
ESQUERDO “MATERIAL PEDAGÓGICO”. Aparecerá uma página com outros itens, vá no
link ORIENTAÇÕES
CURRICULARES , vá em Leia
mais » Clike em Orientações curriculares revisadas de
Matemática. A partir da página 5, escolha conteúdos, objetivo e habilidades que
possa desenvolver com essa atividade.
Orientações Curriculares Revisadas 2013
Orientações Curriculares Revisadas 2013
APLICAR
NA TURMA. Mostrando como trabalhar no ensino fundamental – 1º ano ou 2º ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
OBRIGADA PELA SUA VISITA. CONTRIBUA COM A SUA BAGAGEM