sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Rio de Janeiro, 14 de agosto de 2015.

2º trabalho

Dia 21 de agosto
Vídeo Xadrez das cores 2,0
(Em dupla ou trio)

Relatório considerando os itens abaixo:
No mínimo 20 linhas

Breve resumo sobre o conteúdo do vídeo
A formação do povo brasileiro
As ideias construídas historicamente. Os aspectos que denotam o preconceito, ou seja, o conceito engessado e entecipado pelas informações e conhecimentos ideologicamente repassados ao longo da história, tanto  de Maria, quanto de  Cida. Além da cor, quais os outros aspectos levantados que são marcados pelo preconceito no Brasil.
O jogo de Xadrez. Você conhece esse jogo? Por qual motivo esse jogo foi escolhido para simbolizar a relação entre "Cidas" e "Marias"?

O curta metragem “o xadrez das cores”, retrata, em outras coisas, mas principalmente o racismo e o preconceito social. Mas também uma forma de utilização do xadrez que é bastante interessante: o xadrez como uma ferramenta social e de resgate da cidadania!
Cida, uma mulher negra de quarenta anos, vai trabalhar para Maria, uma velha de oitenta anos, viúva e sem filhos, que é extremamente racista. A relação entre as duas mulheres começa tumultuada, com Maria tripudiando em cima de Cida por ela ser negra. Cida atura a tudo em silêncio, por precisar do dinheiro, até que decide se vingar através de um jogo de xadrez.
Cida, o personagem que é uma empregada doméstica, pobre, humilde e residente de uma comunidade também pobre ou carente, acaba se interessando pelo jogo de xadrez, e acaba por aprender através de uma barganha que faz com Maria, sua arrogante e prepotente patroa de oitenta anos, se vislumbrando com a “arte de caissa”, e acaba levando o que aprendeu, após fazer pequenos estudos acerca das regras e de como melhorar seu jogo, para sua comunidade pobre, no intuito de através do xadrez,tentar retirar as crianças e adolescentes do contato com coisas nocivas a elas, como o interesse dos meninos e meninas pelo mundo do crime, o que é muito comum em comunidades onde o crime organizado domina, e com isso acaba despertando o interesse deles que passam a praticar o xadrez, inclusive de maneira improvisada, com material enxadristico confeccionado por eles próprios. Muito interessante!
Comentário pedagógico:
O Xadrez das Cores também é um filme que nos incomoda, é impossível manter-se distante da tensão das personagens. A forma como a história é construída nos convida a participar do enredo. Vamos tomando parte do jogo. A alusão ao jogo de xadrez é outro elemento intrigante, esse é um jogo de raciocínio. Está feito o convite para alunos e professores: para combater a discriminação é preciso pensar, refletir, entender as raízes do preconceito. Precisamos unir nossas vozes na luta contra o preconceito, e como em um jogo de xadrez, saber fazer toda a diferença. O conhecimento pode ser conquistado e assim como faz a personagem Cida, é preciso virar o jogo. As personagens do filme apresentam-se como forças contrárias: rico e pobre, o branco, o negro, a patroa, a empregada. Apesar da relação contrária existente, ambas possuem em comum a força, a determinação. Maria insiste em oprimir, Cida aceita por causa da necessidade da situação, mas utiliza-se do tabuleiro do xadrez para conhecer sua oponente. Não se satisfaz com suas derrotas. Apesar de ver suas peças negras sendo jogadas no lixo prazerosamente por sua patroa, estuda a adversária, busca um conhecimento que não tem. Uma das mais belas lições do filme é a negação do conformismo, da busca pelo conhecimento para a transformação dos fatos. É alquimia do conhecimento. É esse desejo que a escola tem que despertar. O jogo de xadrez é outra bela simbologia... Tem os peões, o rei, a rainha, o movimento das peças... O objetivo do jogo é que cada jogador coloque o rei adversário ‘sob ataque’, de tal forma que o adversário não tenha lance legal a evitar a ‘captura’ de seu rei no lance seguinte. O jogador a alcançar tal objetivo, ganhou a partida e diz-se, deu “xeque mate’ no adversário. O jogador que levou o “xeque mate”, perdeu a partida. É um jogo de raciocínio, de inteligência, no qual o tabuleiro é o palco aonde os personagens vão mostrando suas habilidades. Competências estas que são conquistadas a cada movimento, a cada jogada. Como o ser humano que se desenvolve, não nasce pronto, mas vive suas escolhas. A forma como conduzimos nossas vidas indica o quanto iremos evoluir. Cida representante da classe mais excluída de nossa sociedade, deixa-nos a vontade de persistir, de mudar, de levar o jogo, o lúdico, o envolvimento aonde era só esquecimento.
Quando apresentei esse filme aos meus alunos, tinha um certo receio de como seria a reação deles diante do que vissem, e convidei os pais, alguns vieram, posicionei os pais no fundo da sala, e as crianças de frente para o televisor de 29", fiquei atento a suas reações, durante toda a exibição, queria saber como estavam as "cabeças" dos meninos e meninas, queria que os pais também soubessem. Quando acabou a exibição inquiri os alunos acerca do que eles puderam tirar de proveitoso do filme e como eles viam a relação dos conflitos com o jogo de xadrez? Para minha surpresa, perceberam as mensagens contidas no filme de forma que impressionaram inclusive os pais, ou seja, as "cabecinhas" deles estão ótimas! Retrataram os conflitos existentes e conseguiram também enxergar os benefícios e as lições que o curta nos deixou.
Por Celso Renato

Texto de Apoio:
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Etica/1_rel_etica.pdf

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