2º trabalho
Dia 21 de agosto
Vídeo Xadrez das cores 2,0
(Em dupla ou trio)
Relatório considerando os itens abaixo:
No mínimo 20 linhas
Breve resumo sobre o conteúdo do vídeo
A formação do povo brasileiro
As ideias construídas historicamente. Os aspectos que denotam o preconceito, ou seja, o conceito engessado e entecipado pelas informações e conhecimentos ideologicamente repassados ao longo da história, tanto de Maria, quanto de Cida. Além da cor, quais os outros aspectos levantados que são marcados pelo preconceito no Brasil.
O jogo de Xadrez. Você conhece esse jogo? Por qual motivo esse jogo foi escolhido para simbolizar a relação entre "Cidas" e "Marias"?
O curta metragem “o xadrez das cores”, retrata, em
outras coisas, mas principalmente o racismo e o preconceito social. Mas
também uma forma de utilização do xadrez que é bastante interessante: o xadrez como uma ferramenta social e de resgate da cidadania!
Cida,
uma mulher negra de quarenta anos, vai trabalhar para Maria, uma velha
de oitenta anos, viúva e sem filhos, que é extremamente racista. A
relação entre as duas mulheres começa tumultuada, com Maria tripudiando
em cima de Cida por ela ser negra. Cida atura a tudo em silêncio, por
precisar do dinheiro, até que decide se vingar através de um jogo de
xadrez.
Cida, o personagem que é uma empregada doméstica, pobre, humilde e residente de uma comunidade também pobre ou carente, acaba se interessando pelo jogo de xadrez, e acaba por aprender através de uma barganha que faz com Maria, sua arrogante e prepotente patroa de oitenta anos, se vislumbrando com a “arte de caissa”, e acaba levando o que aprendeu, após fazer pequenos estudos acerca das regras e de como melhorar seu jogo, para sua comunidade pobre, no intuito de através do xadrez,tentar retirar as crianças e adolescentes do contato com coisas nocivas a elas, como o interesse dos meninos e meninas pelo mundo do crime, o que é muito comum em comunidades onde o crime organizado domina, e com isso acaba despertando o interesse deles que passam a praticar o xadrez, inclusive de maneira improvisada, com material enxadristico confeccionado por eles próprios. Muito interessante!
Cida, o personagem que é uma empregada doméstica, pobre, humilde e residente de uma comunidade também pobre ou carente, acaba se interessando pelo jogo de xadrez, e acaba por aprender através de uma barganha que faz com Maria, sua arrogante e prepotente patroa de oitenta anos, se vislumbrando com a “arte de caissa”, e acaba levando o que aprendeu, após fazer pequenos estudos acerca das regras e de como melhorar seu jogo, para sua comunidade pobre, no intuito de através do xadrez,tentar retirar as crianças e adolescentes do contato com coisas nocivas a elas, como o interesse dos meninos e meninas pelo mundo do crime, o que é muito comum em comunidades onde o crime organizado domina, e com isso acaba despertando o interesse deles que passam a praticar o xadrez, inclusive de maneira improvisada, com material enxadristico confeccionado por eles próprios. Muito interessante!
Comentário pedagógico:
O Xadrez das Cores também é um filme que nos incomoda, é impossível manter-se distante da tensão das personagens. A forma como a história é construída nos convida a participar do enredo. Vamos tomando parte do jogo. A alusão ao jogo de xadrez é outro elemento intrigante, esse é um jogo de raciocínio. Está feito o convite para alunos e professores: para combater a discriminação é preciso pensar, refletir, entender as raízes do preconceito. Precisamos unir nossas vozes na luta contra o preconceito, e como em um jogo de xadrez, saber fazer toda a diferença. O conhecimento pode ser conquistado e assim como faz a personagem Cida, é preciso virar o jogo. As personagens do filme apresentam-se como forças contrárias: rico e pobre, o branco, o negro, a patroa, a empregada. Apesar da relação contrária existente, ambas possuem em comum a força, a determinação. Maria insiste em oprimir, Cida aceita por causa da necessidade da situação, mas utiliza-se do tabuleiro do xadrez para conhecer sua oponente. Não se satisfaz com suas derrotas. Apesar de ver suas peças negras sendo jogadas no lixo prazerosamente por sua patroa, estuda a adversária, busca um conhecimento que não tem. Uma das mais belas lições do filme é a negação do conformismo, da busca pelo conhecimento para a transformação dos fatos. É alquimia do conhecimento. É esse desejo que a escola tem que despertar. O jogo de xadrez é outra bela simbologia... Tem os peões, o rei, a rainha, o movimento das peças... O objetivo do jogo é que cada jogador coloque o rei adversário ‘sob ataque’, de tal forma que o adversário não tenha lance legal a evitar a ‘captura’ de seu rei no lance seguinte. O jogador a alcançar tal objetivo, ganhou a partida e diz-se, deu “xeque mate’ no adversário. O jogador que levou o “xeque mate”, perdeu a partida. É um jogo de raciocínio, de inteligência, no qual o tabuleiro é o palco aonde os personagens vão mostrando suas habilidades. Competências estas que são conquistadas a cada movimento, a cada jogada. Como o ser humano que se desenvolve, não nasce pronto, mas vive suas escolhas. A forma como conduzimos nossas vidas indica o quanto iremos evoluir. Cida representante da classe mais excluída de nossa sociedade, deixa-nos a vontade de persistir, de mudar, de levar o jogo, o lúdico, o envolvimento aonde era só esquecimento.
Quando
apresentei esse filme aos meus alunos, tinha um certo receio de como
seria a reação deles diante do que vissem, e convidei os pais, alguns
vieram, posicionei os pais no fundo da sala, e as crianças de frente
para o televisor de 29", fiquei atento a suas reações, durante toda a
exibição, queria saber como estavam as "cabeças" dos meninos e meninas,
queria que os pais também soubessem. Quando acabou a exibição inquiri os
alunos acerca do que eles puderam tirar de proveitoso do filme e como
eles viam a relação dos conflitos com o jogo de xadrez? Para minha
surpresa, perceberam as mensagens contidas no filme de forma que
impressionaram inclusive os pais, ou seja, as "cabecinhas" deles estão
ótimas! Retrataram os conflitos existentes e conseguiram também enxergar
os benefícios e as lições que o curta nos deixou.O Xadrez das Cores também é um filme que nos incomoda, é impossível manter-se distante da tensão das personagens. A forma como a história é construída nos convida a participar do enredo. Vamos tomando parte do jogo. A alusão ao jogo de xadrez é outro elemento intrigante, esse é um jogo de raciocínio. Está feito o convite para alunos e professores: para combater a discriminação é preciso pensar, refletir, entender as raízes do preconceito. Precisamos unir nossas vozes na luta contra o preconceito, e como em um jogo de xadrez, saber fazer toda a diferença. O conhecimento pode ser conquistado e assim como faz a personagem Cida, é preciso virar o jogo. As personagens do filme apresentam-se como forças contrárias: rico e pobre, o branco, o negro, a patroa, a empregada. Apesar da relação contrária existente, ambas possuem em comum a força, a determinação. Maria insiste em oprimir, Cida aceita por causa da necessidade da situação, mas utiliza-se do tabuleiro do xadrez para conhecer sua oponente. Não se satisfaz com suas derrotas. Apesar de ver suas peças negras sendo jogadas no lixo prazerosamente por sua patroa, estuda a adversária, busca um conhecimento que não tem. Uma das mais belas lições do filme é a negação do conformismo, da busca pelo conhecimento para a transformação dos fatos. É alquimia do conhecimento. É esse desejo que a escola tem que despertar. O jogo de xadrez é outra bela simbologia... Tem os peões, o rei, a rainha, o movimento das peças... O objetivo do jogo é que cada jogador coloque o rei adversário ‘sob ataque’, de tal forma que o adversário não tenha lance legal a evitar a ‘captura’ de seu rei no lance seguinte. O jogador a alcançar tal objetivo, ganhou a partida e diz-se, deu “xeque mate’ no adversário. O jogador que levou o “xeque mate”, perdeu a partida. É um jogo de raciocínio, de inteligência, no qual o tabuleiro é o palco aonde os personagens vão mostrando suas habilidades. Competências estas que são conquistadas a cada movimento, a cada jogada. Como o ser humano que se desenvolve, não nasce pronto, mas vive suas escolhas. A forma como conduzimos nossas vidas indica o quanto iremos evoluir. Cida representante da classe mais excluída de nossa sociedade, deixa-nos a vontade de persistir, de mudar, de levar o jogo, o lúdico, o envolvimento aonde era só esquecimento.
Por Celso Renato
Texto de Apoio:
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Etica/1_rel_etica.pdf
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