quinta-feira, 7 de maio de 2015

ENCONTRO PPIP/ LABORATÓRIOS 07/05 - BRINQUEDOS LAB AEE GRUPO IV

Ministério da Educação


Secretaria de Educação Especial
BRINCAR PARA TODOS
Brasília - 2006


 GRUPO 4
Esses brinquedos são úteis para: desenvolver o tato para reconhecer texturas, formas, temperatura, grandeza, peso, consistência e materiais de que são feitos os
objetos/  desenvolver a estruturação e organização espacial
Desenvolver a coordenação motora e a habilidade para encaixe;
Desenvolver a habilidade tátil para reconhecimento de forma, textura, peso, tamanho e material;
Desenvolver o tato para reconhecimento de objetos;
Trabalhar especificamente a capacidade de distinguir e parear texturas;
Desenvolver a capacidade de comparar, parear e classificar;
Adquirir noção de seriação;
Ter curiosidade e procurar objetos;
Trabalhar o sentido de busca e direção;
Identificar as cores;
Adquirir o conceito de número, quantidade e operações matemáticas;
Conhecer muitos objetos do ambiente, seu nome, uso e função;
Desenvolver a audição, o olfato e o paladar;
Desenvolver a sociabilidade e a capacidade de entender e aceitar as regras do jogo;
Desenvolver a visão: fixação, focalização, seguimento visual, acomodação e coordenação binocular;
Aprender a ver figuras e detalhes;
Reconhecer fotos;
Desenvolver o jogo simbólico, a brincadeira.

Encaixando/ textura e forma
ENCAIXANDO


O brinquedo é assim:
Sete potes cilíndricos, com tampa,
com 24cm de altura. Cada um
tem dentro um tipo de objeto:
moedas, bolinhas de gude,
chaves, pedras, pilhas pequenas,
tampinhas de garrafa, conchas e
balas de hortelã. Cada pote é
revestido de um material diferente:
feltro, cortiça, papel ondulado,
plástico com bolinhas,
emborrachado, soft e lixa.
Outros sete potes cilíndricos, com
13cm de altura e diâmetro maior
que os anteriores, sem tampa,
revestidos com os mesmos materiais
citados anteriormente.
Reunir um grupo de crianças
para brincar e manipular todos
os potes, examinado-os, reconhecendo
sua textura, forma,
tamanho, peso, material,
altura, batendo e balançandoos
para ouvir o som.
Pedir às crianças que separem
os potes mais altos dos mais
baixos e façam duas fileiras de
potes, comparando a sua
altura. Contar os elementos
mais altos e os mais baixos e
somar um número com outro,
contando todos os potes.
Dar a cada criança um pote dos
mais altos e pedir que o balance
para ouvir o som que produz
e em seguida destampe-o, retirando
os objetos de seu interior.
Identificar os objetos do
pote, reconhecendo-os pelo
tato, nomea
n d o - o s , entendendo
seu uso
e função e
contandoos.
Propor
às crianças
que coloquem
todos
os objetos
juntos,
misturando-
os em
um único
recipiente. Dessa forma, elas
ficam conhecendo todos os
objetos pelo nome, uso e
função. Pedir que contem
todos os objetos juntos. Ajudar
as crianças a separar os objetos,
agrupando os iguais.
Pedir que cada criança localize
o seu pote e coloque dentro os
objetos que estavam nele anteriormente
e o tampe. Pedir que
elas balancem os potes e distingam
o som produzido pelos
diferentes objetos. Verificar
também a diferença de peso
dos potes em função do material
neles contido.
Pedir a cada criança que examine
a textura do pote que
escolheu e procure o pote mais
baixo com a mesma textura.
Em seguida, encaixar o pote
mais alto no mais baixo. Ajudar
as crianças a usar as mãos para
entender a diferença no
diâmetro dos potes e por que o
pote mais alto cabe no mais
baixo.
Organizar brincadeiras para
que as crianças adquiram
noções de organização espacial:
direita, esquerda, frente,
atrás, em cima, embaixo.
Brincar de fazer continhas,
usando os objetos contidos nos
potes ou os próprios potes. Se
possível, falar das cores.

 TEXTURA E FORMA


O brinquedo é assim:
Prancheta feita de material leve e
macio, medindo 36cm x 27cm, na
superfície da qual existem nove
orifícios dispostos em três fileiras
horizontais, nos quais se encaixam
nove pinos.
Acompanham 18 placas hexagonais,
feitas do mesmo material,
com um orifício central. Uma das
faces de cada placa é recoberta
por material de texturas e cores
variadas, formando nove pares de
hexágonos com texturas e cores
diferentes.
Reunir um grupo de crianças e
dar a elas a prancheta para que
examinem, retirem as placas,
tirem os pinos do lugar. Deixar
que as crianças examinem a
prancheta, reconheçam a
forma, textura, tamanho, peso,
consistência e material de que
é feita, encontrem os orifícios e
sintam sua disposição.
Pedir que contem os orifícios,
os pinos, encaixando-os em
seus lugares.
Sugerir que examinem as placas
hexagonais, brinquem,
reconheçam a forma, textura,
empilhem, contem e pareiem
as de igual textura. Propor a
cada criança que escolha uma
placa, encaixe-a em um pino,
procure a outra de mesma textura
e forme o par.
Ajudar as crianças a entender
as posições e organizar o
espaço: direita, esquerda, em
cima, embaixo.
Se possível, comentar as cores
com as crianças.
Propor algumas continhas
usando as placas.

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