SACOLECA
O brinquedo é assim: Tapete
retangular, medindo 95cm
x 50cm, com alças nos dois lados
mais estreitos; ao ser dobrado ao
meio, forma uma sacola.
Presa ao tapete há uma boneca
de pano, com cabelos longos de
cor amarela, amarrados com fita
vermelha. O vestido de listas,
preto e branco, tem na cintura
uma fita vermelha. Os braços e
pernas se soltam por serem presos
com velcro.
Outra pequena sacola de plástico
contém elementos que representam
olhos, nariz, boca e orelhas e
devem ser colocados pela criança
no rosto da boneca.
|
Reunir um grupo de crianças
para brincar com a boneca. Dar
a sacola para que a manuseiem,
brinquem, carreguem, reconheçam
o material de que é
feita, sua forma, tamanho e
peso. Procurar despertar a
curiosidade para que abram
a sacola e descubram seu
conteúdo.
Incentivá-las a carregar a
boneca, abraçá-la, brincar com
ela. Propor brincadeiras para
que identifiquem cada parte e
detalhe do corpo e vestuário.
Pedir que dêem nome à boneca
e criem histórias, usando-a
como personagem. Fazer comparações
entre o corpo da
boneca e o corpo das crianças,
pedindo que nomeiem as partes do corpo da
boneca:
joelho, cotovelo,
pulso e
o comprimento
do cabelo,
altura,
etc. Ajudar a
e n c o n t r a r
cada uma
dessas partes
em seu próprio
corpo.
|
Ajudar a retirar a roupa da
boneca, separar cabeça, braços
e pernas, desmontar e remontar
a boneca.
Criar situações para que entendam
braço direito e esquerdo,
perna direita e esquerda, identificando
na boneca e em seu
corpo. Ajudar na identificação
da parte da frente e costas
da boneca e das crianças.
Conversar sobre o que significa
avesso e direito. Recolocar a
roupa na boneca; encontrar
frente e costas, avesso e direito
das roupas. Se possível, ajudar
a identificar as cores da sacola,
dos cabelos, das roupas.
Pedir às crianças que abram a
sacola e contem as peças que
representam as partes do rosto.
Identificar cada parte pelo nome: olhos,
nariz, boca, orelhas
e colocar nos respectivos
lugares. Pedir às crianças que
repitam o nome de cada parte
e apontem em seu próprio
rosto cada uma dessas partes.
Conversar sobre o tecido da
roupa, comprimento, adequação
às estações do ano, à
temperatura, a ocasiões diferentes
etc. Ensinar a fazer
tranças no cabelo da boneca.
Pedir que recoloquem a boneca
no painel, prendendo-a com a
fita
e dando o laço.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
OBRIGADA PELA SUA VISITA. CONTRIBUA COM A SUA BAGAGEM