quinta-feira, 7 de maio de 2015

ENCONTRO PPIP/ LABORATÓRIOS 07/05 - BRINQUEDOS LAB AEE GRUPO V




Ministério da Educação
Secretaria de Educação Especial BRINCAR PARA TODOS Brasília - 2006



GRUPO 5
Esses brinquedos são úteis para: adquirir independência e autonomia para
movimentar-se e realizar as atividades cotidianas

Melhorar a coordenação motora;
Desenvolver a habilidade tátil para reconhecimento de forma, textura, tamanho, material, peso, temperatura e consistência dos objetos;
Desenvolver o tato para reconhecimento de objetos;
Conhecer muitos objetos do ambiente, saber seu nome, uso e função e aprender a usá-los;
Ter curiosidade e sentido de busca e direção;
Desenvolver a estruturação e organização espacial;
Desenvolver o jogo simbólico, a brincadeira, o faz-de-conta.
Melhorar a coordenação motora e desenvolver a habilidade para manejar zíper e velcro, abotoar e desabotoar;
Aprender as atividades de vida diária, de vestuário, alimentação e higiene, de forma lúdica;
Reconhecer alimentos pelo tato, olfato e paladar e aprender seu nome;
Conhecer seu corpo e melhorar a auto-imagem;
Movimentar e desenvolver seu corpo;
Desenvolver a independência para se locomover.

Brinquedos

 1... 2... feijão com arroz/ prancha de alimentação/ sacoleca/  bolsões/ brincando de mamãe

BRINCANDO DE MAMÃE





O brinquedo é assim: Painel de tecido macio, acolchoado
e agradável ao tato, medindo
100cm x 80cm.
Na superfície do painel, estão
presos elementos que incentivam
as brincadeiras e despertam a
curiosidade das crianças, ajudando-
as no aprendizado das atividades
de higiene, alimentação e
vestuário.
Na parte superior do painel, há
dois bonequinhos de pano, que
representam um menino e uma
menina. Eles podem ser removidos
do painel e sua roupa pode
ser retirada. Brincando com os
bonecos, as crianças podem
realizar atividades como: dar laço,
fechar e abrir fivela, fechar com
velcro, abotoar etc.
Entre os dois bonecos há um
envelope de plástico contendo um prato, uma colher e uma
caneca.
Na parte inferior existem três
bolsos onde estão colocados
objetos que servem para a
higiene: esponja, sabonete, pasta
de dente, talco, xampu, desodorante,
pente, escova de dente e de
cabelo e toalha.
Pendurar o painel ou colocar
sobre a mesa para que um
grupo de crianças possa brincar
em torno dele.
Organizar uma brincadeira
para que todas as crianças tenham
oportunidade de encontrar
o painel, conhecer sua
forma, material de que é feito,
textura, manipulá-lo, descobrir
os bonecos, os bolsos, os objetos
que dele fazem parte.
Incentivá-las a manipular cada
objeto, explorá-lo, dizer nome,
uso e função, material de que é
feito; a rosquear, tampar e
destampar, apertar o desodorante,
tirar o papel do
sabonete, sentir o aroma dos
objetos. Incentivá-las a descrever
atividades de sua vida
diária desenvolvidas com os
objetos do painel.
Pedir que retirem os bonecos
do painel, soltando a fita ou o
cinto, para brincar com eles,
dar-lhe nomes, inventar
histórias e representá-las com
os objetos. Estimular a descrever
a roupa da menina e do
menino, a prestar atenção ao
comprimento do cabelo de
cada um, comparar com o dos
colegas, retirar a roupa dos
bonecos, desabotoar, soltar
o velcro.
Ajudar a reconhecer braço
direito e esquerdo, frente e
costas, avesso e direito.
Incentivar as crianças a falar
sobre as várias partes do corpo
dos bonecos e a apontar em si mesmas estas partes:
cotovelo, joelho, pescoço, pulso
etc. Ajudar as crianças a tirar e
vestir sua própria roupa, dobrá-la
e guardá-la.
Ajudar a ir ao banheiro, aprender
a localização da pia,
sabonete, vaso sanitário, abrir e
fechar torneira, ensaboar as
mãos, lavar e enxugar, colocar a
pasta na escova – quem não
conseguir pode colocar a pasta
no dedo e depois passar para a
escova. Ensinar a utilização
correta do vaso sanitário. Pedir que retirem os pratos e
colheres dos bolsos. Colocar
algum alimento no prato, indagar
se já o conhecem, explicar
sobre ele, deixar que o toquem
e sintam seu cheiro. Ajudar a
pegá-lo e levá-lo à boca. Se a criança não souber se alimentar,
fazer da seguinte
maneira: colocar a mão dela
sobre a sua e realizar o movimento
de pegar a comida e
levá-la à boca. Depois deixar
que ela pegue a colher, colocando
sua mão sobre a dela.
Finalmente, quando ela já souber
como fazer, dar o apoio no
cotovelo. Inventar histórias, representando-
as com os objetos do painel.
Ajudar as crianças a entender e
utilizar os conceitos espaciais:
direita, esquerda, em cima,
embaixo. Inventar brincadeiras
e histórias sobre os bonecos e
objetos.

BOLSÕES 

  


O brinquedo é assim:
Avental confeccionado em tecido
amarelo, tendo na frente dois
bolsos nas cores azul e vermelho.
É abotoado na frente por três
botões vermelhos, tendo no lado
esquerdo uma abertura, fechada
por zíper, e outra no lado direito,
fechada com cadarço.
Os bolsos contêm objetos de
higiene: sabonete, esponja, toalha,
pente, escova de cabelo,
talco, desodorante, pasta e escova
de dente.
Reunir um grupo de crianças e
dar a cada uma um avental.
Pedir que encontrem os bolsos,
os botões, os laços, desabotoem.
Pedir que retirem um a um os
objetos dos bolsos, examinando-
os, sentindo a forma, o
aroma, reconhecendo-os pelo
tato, dizendo o nome, uso e
função.
Inventar uma brincadeira no
banheiro que incentive o uso
de cada um dos objetos: tirar a
embalagem do sabonete, sentir
o perfume, procurar a torneira,
lavar e enxugar as mãos.
Desenroscar a tampa do desodorante,
apertar o tubo, aprender
como usá-lo; tirar a tampa
do talco e despejar um pouco
na própria mão, sentindo a textura
e o perfume.
Destampar o tubo da pasta de
dente, sentir o gosto e o perfume;
ensinar a colocar pasta
na escova; se elas tiverem dificuldade,
podem colocar a pasta
no dedo e depois passá-la para
a escova.
Pedir que passem a esponja no
corpo, dizendo o nome de cada
parte do corpo.
Ensinar a usar o pente e a escova
de cabelo.
Pedir que encontrem o zíper e
ensinar a manejá-lo. Fazer o
mesmo em relação ao cadarço
e aos botões; ensinar a dar laço
no cadarço.
Ajudar as crianças a vestir o
avental. Ensinar cores, se for
possível; utilizar a cor dos bolsos
para introduzir o conceito
de esquerda e direita. Ensinar o
que é frente e costas,
avesso e direito, usando
algum elemento do
avental como referência.
Pedir que inventem
histórias, usando os
objetos, representando
cenas etc. Pedir que contem os objetos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADA PELA SUA VISITA. CONTRIBUA COM A SUA BAGAGEM