quinta-feira, 7 de maio de 2015

ENCONTRO PPIP/ LABORATÓRIOS 07/05 - BRINQUEDOS LAB AEE GRUPO IV

GRUPO 4
(CONTINUAÇÃO)


Esses brinquedos são úteis para: reconhecer os objetos do ambiente, seu nome, uso e função

IMITANDO A MAMÃE











O brinquedo é assim:
Kit formado por cinco bolsinhas
coloridas, em tamanhos diferentes,
que se encaixam uma na
outra, medindo a maior 22cm x
14cm e a menor 10cm x 8cm.
As bolsas são fechadas por zíper.
Dentro das bolsas encontram-se
objetos variados, normalmente
colocados em bolsas femininas,
como moedas, chaves, chaveiros,
tubo de bala, telefone celular,
caderno de anotações, caneta,
lenço de papel, escova de cabelo,
pente, batom, base para o rosto,
vidrinho de perfume e espelho.
Reunir várias crianças para
brincar. Incentivá-las a manusear
as bolsas, examinar, balançar,
sentir a forma, peso,
textura, tamanho, consistência
e material de que são feitas.
Vamos brincar com as bolsas,
contá-las, comparar tamanho,
colocá-las na seqüência da
menor para a maior etc. Ajudálas
a abrir as bolsas, a conhecer
seu conteúdo, retirar os objetos,
manuseá-los, identificar
cada um deles pelo nome, uso e
função.
Inventar brincadeiras com os
objetos, comentar cada um,
fazer uso deles: pentear, falar
ao telefone, passar o pó compacto
no rosto, o batom, abrir
o tubo de balas, sentir o aroma
e experimentar o sabor.
Quando todas as bolsinhas
estiverem vazias, brincar de
encaixar uma na outra.
Pedir que contem os objetos, as
moedas, as chaves e façam
continhas com eles.
Incentivar as crianças a inventar
histórias, representando-as
com os objetos.
Se possível, falar das cores da
bolsa, do batom, do telefone.
Empilhar as bolsinhas na mesa,
organizando em seqüência de
tamanho, a maior por baixo e a
menor por cima.
Finalmente pedir que guardem
os objetos nas bolsas e as
fechem.
SEPARANDO








O brinquedo é assim:
Prancheta feita de material leve e
macio, medindo 40cm x 40cm, na
cor preta.
Quatro potes de plástico com
tampa, nas cores: amarelo, vermelho,
azul e verde.
Recipiente redondo de plástico,
contendo objetos de quatro tipos
diferentes: conchas, moedas,
pedras e balas
Reunir quatro crianças para
brincar com a prancheta.
Examinar a forma, textura,
peso, consistência e material de
que é feita.
Dar os copos de plástico para
que cada uma escolha o copo
da cor que mais lhe agradar.
Se não for possível identificar a
cor, use um elemento tátil para
diferenciar os copos. Brincar,
balançar, ver forma, tamanho,
peso, material, destampar e
tampar.
Pedir à criança que encaixe o
copo em um dos orifícios situados
nos quatro cantos da
prancheta.
Pegar o recipiente de plástico
cheio de objetos. Incentivar as
crianças a manuseá-lo, balançar,
sentir o peso, o som.
Brincar e conversar sobre os
objetos, reconhecer cada um
pelo nome, uso e função.
Juntar os objetos e contá-los.
Agrupar os objetos iguais e
contar cada grupo. Recolocar
todos os objetos no recipiente.
Inventar um jogo: cada criança
escolhe sempre o mesmo tipo
de objeto colocando-o em seu
copo, até que terminem os
objetos do recipiente. Cada
tipo de objeto ficará no copo
de uma criança. Pedir a cada
criança que tampe seu copo,
sinta o peso, balance para
escutar o som produzido pelos
diferentes objetos. Fazer contas
de adição e subtração com
os objetos.
Se possível, comentar as cores
dos potes. Inventar histórias,
representando-
as com os
objetos. Trocar
os objetos periodicamente.
 
 COMO GENTE GRANDE

 









O Brinquedo é assim: Um tapete amarelo, acolchoado,
arrematado em volta em cor vermelha,
medindo 50cm x 100cm,
com duas alças que o transformam
em uma sacola.
No lado de dentro da sacola existem
18 bolsos de plástico, nove
em cada metade da sacola.
Uma sacola suplementar com as
mesmas características, medindo
45cm x 50cm, com 18 objetos,
sendo nove de cozinha e nove de
banheiro, em sua forma e tamanho
reais: peneira, funil, palha de aço,
esponja, espremedor de laranja,
garfo, pasta de dente, escova de
cabelo, pente,
bucha para
banho, talco,
desodorante.
Reunir algumas crianças para
brincar. Dar primeiramente a
sacola maior para que abram,
manuseiem, desabotoem, explorem
o seu interior e a pendurem.
Ajudar as crianças a
procurar os bolsos, contá-los e
encontrar os títulos escritos:
cozinha e banheiro.
É importante que as crianças
localizem e distingam os nove
bolsos correspondentes ao
banheiro e os outros nove correspondentes
à cozinha.
Dar a sacola menor, pedir que
retirem os objetos nela contidos,
que examinem cada um e
identifiquem pelo nome, uso e
função. Contar os 18 objetos
falando o nome de cada um.
Propor às crianças que brinquem
com os objetos e que
inventem histórias, representando-
as com esses objetos.
Explicar o funcionamento dos
objetos que elas não conhecem.
Pedir a cada criança que escolha
um objeto e o encaixe no
bolso correspondente, cozinha
ou banheiro.
Incentivar as crianças a explorar
e usar cada objeto de
higiene, rosquear, abrir, tampar
e destampar, apertar, desembrulhar,
cheirar, pentear, escovar,
dobrar, colocar a pasta na
escova (se elas não conseguirem
poderão colocar a pasta
no dedo e depois passar para a
escova), sentir o gosto e o
cheiro da pasta de dente. É
interessante que elas tenham
oportunidade de aprender
sobre cada objeto no próprio
banheiro. Ajudar a abrir a
torneira, ensaboar, lavar e
enxugar as mãos.
Ensinar a usar cada objeto de
cozinha. Ajudar as crianças a
procurar na cozinha e no
banheiro os mesmos objetos
 
Desenvolver a coordenação motora;
Desenvolver a habilidade para encaixar, empilhar, abrir, fechar zíper;
Desenvolver a habilidade tátil para reconhecimento de forma, tamanho,
textura, peso e consistência;
Desenvolver a visão, a audição, o olfato e o paladar;
Conhecer as cores;
Ter contato com muitos objetos do ambiente e aprender a usá-los;
Ter curiosidade e sentido de busca e direção;
Desenvolver a capacidade de seriação e classificação;
Enriquecer o vocabulário;
Desenvolver a memória;
Desenvolver a estruturação e organização espacial;
Estabelecer comparações e aprender a parear;
Adquirir o conceito de número e quantidade e operações matemáticas;
Desenvolver o jogo simbólico, a brincadeira, o faz-de-conta.

Separando/ imitando a mamãe/ como gente grande

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADA PELA SUA VISITA. CONTRIBUA COM A SUA BAGAGEM