quinta-feira, 30 de abril de 2015

ENCONTRO PPIP/ LABORATÓRIOS 30/04 - BRINQUEDOS LAB AEE GRUPO I

Ministério da Educação
Secretaria de Educação Especial
BRINCAR PARA TODOS
Brasília - 2006

 Compreender e identificar os sons
Conhecer e entender seu corpo e o ambiente



Ao pé do ouvido



O brinquedo é assim:
Painel feito de tecido macio, acolchoado, colorido, medindo
100cm x 80cm.
No painel há dez pequenas argolas
onde estão presos elásticos de 15cm.
Na ponta dos elásticos estão amarrados brinquedos sonoros:
pandeiro, corneta, chocalho, apito, gaita, sanfona, etc.
Os elásticos podem ser removidos com facilidade pois os brinquedos não devem ser utilizados todos ao
mesmo tempo, mas dois ou três de cada vez. O elástico facilita à
criança recuperar os objetos.
Colocar o painel no chão, sobre uma mesa ou pendurado em local acessível às crianças. Falar
para elas sobre o painel, dizer como ele é, produzir alguns sons com os objetos do painel, para que as crianças o procurem
e o encontrem. Deixálas
manusear o painel, conhecer sua forma, textura e os brinquedos que nele estão presos.
Incentivar as crianças a
brincar, a descobrir como
manusear os brinquedos e
aprender o nome de cada um. Ajudá-las a relacionar o som com a forma e o nome do brinquedo.
Ajudar as crianças a contar
quantos são os brinquedos do painel..
Cantar uma música e pedir que
as crianças acompanhem com
um dos instrumentos.
Balançar com elas o chocalho
ou o pandeiro batendo o pé no
chão no mesmo ritmo. Ajudar
as crianças a bater palmas.
De tempos em tempos, colocar
novos brinquedos, retirando os
anteriores para variar as brincadeiras.


Tateando





O brinquedo é assim:
Tapete confeccionado em tecido
colorido, macio, acolchoado, retangular,
medindo 130cm x 90cm.
No tapete estão presos, com elástico
de 15cm de comprimento,
diferentes objetos e brinquedos:
argola, pente, peteca, caneca, escova de cabelo, esponja de banho, tubo de desodorante, ursinho de pelúcia, bolsinha contendo
óculos. Os elásticos podem ser removidos com facilidade, pois os objetos
não devem ser utilizados todos ao mesmo tempo, mas dois ou três
de cada vez. O elástico facilita à criança recuperar
os objetos
Colocar o bebê sentado ou
deitado de bruços sobre o
tapete, variando sempre sua
posição.
Colocar os brinquedos perto
das mãos do bebê para que ele
os encontre ao realizar movimentos
com os braços ou,
então, atrair sua atenção com
sons, despertar sua curiosidade.
Movimentar os brinquedos em
frente ao rosto do bebê, da
esquerda para a direita, para
cima e para baixo, aproximar e
distanciar, despertar o prazer
de ver, buscar, fixar e seguir
objetos a diferentes distâncias.
Comentar sobre o objeto com o
qual ele está brincando: nome,
cor, uso e função; ajudar a
manejá-lo, pentear, abrir o
zíper, apertar o tubo, enroscar
e desenroscar etc.
Remover os objetos do tapete,
estimular o bebê a olhar, pegar,
coordenar olho-mão e ouvidomão.
Trocar os objetos periodicamente.
Colocar o bebê com a cabeça
voltada para o centro do
tapete, com o rolinho ou um
travesseiro sob o peito, para
que fique com as mãos livres e
possa brincar.
Afastar um pouco os objetos
para que ele procure alcançálos
e faça movimentos que vão
ajudá-lo a iniciar o ato de
engatinhar.

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