Secretaria de Educação Especial
BRINCAR PARA TODOS
Brasília - 2006
Compreender e identificar os sons
Conhecer e entender seu corpo e o ambiente
Ao pé do ouvido
O brinquedo é assim:
Painel feito de tecido macio, acolchoado, colorido,
medindo
100cm x 80cm.
No painel há dez pequenas argolas
onde estão presos elásticos de 15cm.
Na ponta dos elásticos estão amarrados brinquedos
sonoros:
pandeiro, corneta, chocalho, apito, gaita, sanfona, etc.
Os elásticos podem ser removidos com facilidade pois os
brinquedos não devem ser utilizados todos ao
mesmo tempo, mas dois ou três de cada vez. O elástico
facilita à
criança recuperar os objetos.
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Colocar o painel no chão, sobre uma mesa
ou pendurado em local acessível às crianças. Falar
para elas sobre o painel, dizer como ele
é, produzir alguns sons com os objetos do painel, para que as crianças o
procurem
e o encontrem. Deixálas
manusear o painel, conhecer sua forma,
textura e os brinquedos que nele estão presos.
Incentivar as crianças a
brincar, a descobrir como
manusear os brinquedos e
aprender o nome de cada um. Ajudá-las a
relacionar o som com a forma e o nome do brinquedo.
Ajudar as crianças a contar
quantos são os brinquedos do painel..
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Cantar uma música e pedir que
as crianças acompanhem com
um dos instrumentos.
Balançar com elas o chocalho
ou o pandeiro batendo o pé no
chão no mesmo ritmo. Ajudar
as crianças a bater palmas.
De tempos em tempos, colocar
novos brinquedos, retirando os
anteriores para variar as brincadeiras.
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Tateando
O brinquedo é assim:
Tapete confeccionado em tecidocolorido, macio, acolchoado, retangular, medindo 130cm x 90cm. No tapete estão presos, com elástico de 15cm de comprimento, diferentes objetos e brinquedos: argola, pente, peteca, caneca, escova de cabelo, esponja de banho, tubo de desodorante, ursinho de pelúcia, bolsinha contendo óculos. Os elásticos podem ser removidos com facilidade, pois os objetos não devem ser utilizados todos ao mesmo tempo, mas dois ou três de cada vez. O elástico facilita à criança recuperar os objetos |
Colocar o bebê sentado ou deitado de bruços sobre o tapete, variando sempre sua posição. Colocar os brinquedos perto das mãos do bebê para que ele os encontre ao realizar movimentos com os braços ou, então, atrair sua atenção com sons, despertar sua curiosidade. Movimentar os brinquedos em frente ao rosto do bebê, da esquerda para a direita, para cima e para baixo, aproximar e distanciar, despertar o prazer de ver, buscar, fixar e seguir objetos a diferentes distâncias. Comentar sobre o objeto com o qual ele está brincando: nome, cor, uso e função; ajudar a manejá-lo, pentear, abrir o |
zíper, apertar o tubo, enroscar e desenroscar etc. Remover os objetos do tapete, estimular o bebê a olhar, pegar, coordenar olho-mão e ouvidomão. Trocar os objetos periodicamente. Colocar o bebê com a cabeça voltada para o centro do tapete, com o rolinho ou um travesseiro sob o peito, para que fique com as mãos livres e possa brincar. Afastar um pouco os objetos para que ele procure alcançálos e faça movimentos que vão ajudá-lo a iniciar o ato de engatinhar. |
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