quinta-feira, 30 de abril de 2015

ENCONTRO PPIP/ LABORATÓRIOS 30/04 - BRINQUEDOS LAB AEE GRUPO II


CONTINUAÇÃO

Observação - o grupo não realizou o trabalho
GRUPO 2
Ministério da Educação
Secretaria de Educação Especial
BRINCAR PARA TODOS
Brasília - 2006
Esses brinquedos são úteis para: 
Despertar a vontade de movimentar-se e realizar atividades
 Conhecer e entender seu corpo e o ambiente
 Desenvolver e integrar os sentidos
Brinquedo
COLE BALL

O brinquedo é assim:
Dois coletes, um preto e outro azul, feitos em tecido de nylon.
Na parte das costas encontram-se
faixas de velcro coloridas.
Na frente existem aplicações de
figuras de cinco frutas diferentes,
recobertas de velcro.
Acompanham duas bolas brancas,
recobertas de tecido pluma.
Sortear ou escolher duas crianças para dar início à brincadeira.
Dar os coletes para
conhecerem, manusearem, sentirem
as texturas etc. Pedir que examinem as aplicações de frutas,
que as identifiquem pelo
nome, digam a cor de cada uma, contem quantas são e
que vejam a posição em que se encontram, em cima, embaixo,
à esquerda e à direita. Fazer o
mesmo com as faixas de velcro coloridas.
Pedir que vistam os coletes.
Entregar a cada criança uma bola e deixar que descubram
e experimentem como
a bola pode prender-se ao colete. Explicar a maneira de
jogar, quais os alvos a serem
atingidos, as faixas de velcro,
as frutas e o número de pontos para vencer. Combinar quanto
vai valer o acerto em cada fruta e nas faixas coloridas.
Cada criança deve correr pelo
espaço, procurando evitar que o adversário a acerte com a
bola. Durante a brincadeira, ajudar os jogadores na contagem
dos pontos. Pode-se
optar pela presença do juiz,
que será uma terceira criança.
DOCE SABOR

O brinquedo é assim:
Uma caixa de plástico de 35cm de
comprimento, 19cm de largura e 11cm de altura, contendo: Um pedaço de doce (gelatina) colorido, de 9cm x 9cm, com 4cm de altura vários alimentos em
forma de bastão, com 15cm de comprimento aproximadamente:
biscoito palito, biscoito recheado em forma de tubo ou bala, para
serem colocados no centro do
doce, em diferentes ocasiões 24 balas redondas, embrulhadas, em várias cores, com um furo central
1 tubo de pastilhas de menta de cor branca, redondas, com um
furo central 1 metro de fio de nylon 1 cofrinho moedas de
chocolate doces em forma circular
com furo central 1 pacote de bolacha redonda com furo
central 1 tubo plástico de bala, que, ao ser balançado, produz
som 2 caixas de gelatina em pó
de sabores diferentes 3 envelopes de pó para suco, coloridos,
de sabores diferentes 1 pacote de farinha de trigo 1 receita de tinta de gelatina 1 receita de massinha colorida
Adivinhe o que está aqui…
Reunir algumas crianças para
brincar com a caixa de plástico.
Pedir que examinem a caixa
tampada: tocar, sentir a forma,
o peso, a textura, a consistência,
balançar a caixa e pedir a
cada criança que imagine o
que há dentro, dar algumas
dicas.
Descobrindo e experimentando…
Abrir a caixa, retirar os objetos
nela colocados e identificá-los.
Deixar que todas as crianças
brinquem com os objetos,
abram as embalagens, cheirem,
experimentem o gosto. Promover
uma conversa sobre os
objetos, ajudar as crianças a
encontrar os alimentos já
conhecidos e pedir que os
identifiquem pelos nomes.
Falar das cores, dos aromas e
dos sabores.
Incentivar as crianças a separar
as balas, contar, agrupar de
acordo com a cor, desembrulhar,
cheirar, experimentar o
sabor, sentir a forma e localizar
o furo central. Pedir que coloquem
todas as balas em
um pote.




Vamos fazer um colar de balas?
Cortar pedaços do fio de
nylon de tamanho suficiente.
As crianças podem
optar por fazer um colar de
cada cor ou intercalar as
balas de várias cores.
Vamos fazer uma pulseira?
Procurar o tubo de pastilhas
de menta para fazer uma
pulseira. Abrir e sentir o
cheiro, experimentar o
sabor, reconhecer a forma,
contar as pastilhas e enfiálas
em fios do tamanho adequado
para uma pulseira.


Construindo um brinquedo...
Pedir que localizem a placa
de doce, reconheçam a
forma, as cores, sintam o
aroma, encontrem o centro
para nele colocar um bastão,
escolhendo entre os vários
que estão na caixa.
Localizar o pacote de bolachas
e abrir; examinar as
bolachas, cheirar, experimentar,
sentir a forma,
achar o furo central. Encaixar
as bolachas no
bastão, contando até completar
5 ou 10.
Fazer o mesmo usando o doce com furo central.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADA PELA SUA VISITA. CONTRIBUA COM A SUA BAGAGEM