quinta-feira, 30 de abril de 2015

ENCONTRO PPIP/ LABORATÓRIOS 30/04 - BRINQUEDOS LAB AEE GRUPO II

CONTINUAÇÃO

Observação - o grupo não realizou o trabalho
GRUPO 2
Ministério da Educação
Secretaria de Educação Especial
BRINCAR PARA TODOS
Brasília - 2006
Esses brinquedos são úteis para: 
Despertar a vontade de movimentar-se e realizar atividades
 Conhecer e entender seu corpo e o ambiente
 Desenvolver e integrar os sentidos
Brinquedo
FRUTÍFERAS


O brinquedo é assim:
Uma prancheta de madeira de
37cm x 26cm, revestida na parte
superior com material emborrachado,
leve e macio, de cor amarela.
No material emborrachado há três
cavidades onde se encaixam três
figuras de árvores, de formas iguais,
mas de tamanhos diferentes.
Nas figuras estão recortados
pequenos círculos de cor laranja,
com textura diferente da árvore:
cinco círculos na árvore maior,
quatro na média e três na pequena;
os círculos imitam frutas e
têm tamanhos variados, de acordo
com a árvore onde ficam. As
árvores, quando encaixadas,
ficam em relevo.
Reunir várias crianças para
brincar com a prancheta,
manusear, sentir sua forma,
tamanho, textura, peso e material
de que é feita e encontrar
as árvores recortadas.
Incentivá-las a retirar as árvores,
manuseá-las, reconhecer cada
parte: tronco, copa e frutinhas.
Solicitar que retirem as frutinhas,
que contem as frutas de cada
árvore e, depois, todas juntas.
Pedir que separem as frutas, agrupando
as de mesmo tamanho.
Fazer comentários sobre as
árvores em geral e as frutas; se
possível, levar as crianças a um
local para observar frutas,
árvores e arbustos verdadeiros,
para que possam conhecer seus
elementos. Falar sobre a raiz e
sua importância para a planta.
Ressaltar como as verduras,
legumes e
frutas são
importantes para a nossa
alimentação.
Incentivar as crianças a manusear
as figuras das árvores para
sentir a diferença de tamanho
entre elas, comparando também
o tamanho das frutinhas
de cada uma. Ajudá-las a
entender o conceito de
grandeza: grande, pequeno e
médio; maior, menor e médio.
Sugerir que procurem a figura
da árvore maior e encontrem
na prancheta o lugar para
encaixá-la. Ajudá-las a contornar
a figura e o recorte com
os dedos. Mostrar que a raiz
deve ficar voltada para baixo,
porque se fixa na terra, e a
copa virada para cima. Em
seguida, encaixar as frutinhas.
Fazer o mesmo com as outras
árvores.
Lançar perguntas como: Qual
árvore está à esquerda? Qual
está à direita? Qual é a primeira
árvore? Qual tem mais frutas?
Qual tem menos? Onde está a
maior árvore? E a menor? Qual
é mais alta? Qual é mais baixa?
Comparar outros objetos: qual
é mais alto, qual é mais baixo.
Introduzir brincadeiras de somar
e subtrair, usando as frutinhas.
Propor às crianças que representem
uma árvore com massinha de modelar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADA PELA SUA VISITA. CONTRIBUA COM A SUA BAGAGEM