quinta-feira, 30 de abril de 2015

ENCONTRO PPIP/ LABORATÓRIOS 30/04 - BRINQUEDOS LAB AEE GRUPO III

Ministério da Educação

Secretaria de Educação Especial
BRINCAR PARA TODOS
Brasília - 2006

GRUPO 3
Esses brinquedos são úteis para:
Desenvolver habilidade para encaixe e pinça
Conhecer formas, sequência e seriação
Classificar

BRINQUEDO
FORMAS E NÚMEROS




O brinquedo é assim:
Prancheta retangular, de material leve e macio, de cor branca,
medindo 47,5cm x 28cm.
Sobre a prancheta há nove orifícios onde se encaixam pinos de 12cm dispostos em três carreiras
horizontais.
Próximo de cada pino existe um número de um a nove, em braile e em tinta.
Acompanham 45 placas recortadas em nove formas diferentes:
oval, retângulo, hexágono, quadrado, círculo, estrela, coração, losango e triângulo, possuindo
todas elas um orifício central.
Há uma quantidade de peças de cada forma, correspondendo aos
números escritos na prancheta:
oval 1
retângulo 2
hexágono 3
quadrado 4
círculo 5
estrela 6
coração 7
losango 8
triângulo 9
As peças com a mesma forma têm
a mesma cor. Assim, são peças de
nove cores diferentes.
Reunir as crianças para brincar
e dar a elas a prancheta para
que examinem, retirem as placas,
tirem os pinos do lugar;
reconheçam a forma, textura,
peso, consistência e material de
que é feita, encontrem os orifícios,
sua disposição e o número
escrito ao lado de cada um.
Pedir que recoloquem os pinos
em seus lugares e encontrem o
número escrito ao lado de cada
um, nomeando-o. E, em seguida,
digam os números na
seqüência correta. Solicitar que
peguem as peças, que as contornem
com os dedos, reconhecendo
e nomeando a
forma. Depois, devem reunir
todas as peças, contá-las e
separar as peças iguais,
agrupando-as.
Pedir que contem as peças de
cada grupo e as encaixem no
pino que tem o número correspondente
à sua quantidade.
Por exemplo: se ela tem cinco
círculos, deve encaixar no pino
de número 5. Cada criança fica
encarregada de encaixar um
tipo de forma.
Aproveitar para falar das
posições: em cima, embaixo,
esquerda, direita, meio.
Ajudar a reconhecer as cores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADA PELA SUA VISITA. CONTRIBUA COM A SUA BAGAGEM