Secretaria de Educação Especial
BRINCAR PARA TODOS
Brasília - 2006
BRINCAR PARA TODOS
Brasília - 2006
GRUPO 3
Esses brinquedos são úteis para:
Desenvolver habilidade para encaixe e pinça
Conhecer formas, sequência e
seriação
Classificar
BRINQUEDO
Livro das Grandezas
O BRINQUEDO É ASSIM:
Livro feito de feltro colorido,
medindo 30cm x 25cm, com dez
folhas, incluindo a capa, presas
com um laço de fita.
Em cada folha estão presos elementos
concretos, bidimensionais,
que mostram formas e
grandezas diferentes: comprimento,
largura, altura e grossura.
Figuras de bonecas dão noção de
altura e amplitude do corpo.
Os elementos coloridos facilitam
o conhecimento de cores.
Contém zíperes e laço de fita que
ajudam no aprendizado de atividades
manuais.
|
Juntar um grupo de crianças
para brincar com o livro.
Perguntar se conhecem um
livro, de que material geralmente
é feito, qual a sua
importância. Verificar se reconhecem
o material de que é
feito o livro: tecido. Lembrar de
outros objetos confeccionados
em tecido.
Incentivar as crianças a
manusear o livro, conhecer sua
forma e tamanho, contar as
folhas e conhecer os elementos
nelas contidos. Se possível,
chamar a atenção para as cores
existentes no livro.
Estimular as crianças a
manusear o livro e brincar à
vontade. Brincar de desamarrar
a fita e dar o laço novamente.
Falar
sobre os zíperes, onde
|
aparecem, como são utilizados
nas roupas. Verificar quantos
zíperes há no livro, quais os
comprimentos, as cores. Propor
que abram, fechem e contem
os zíperes. Pedir que observem
a posição de cada um: o mais
comprido está em cima, o mais
curto embaixo de todos, o do
meio é médio. Brincar com bolsas
ou peças de roupas que
tenham zíperes e manejá-los.
Na folha seguinte existem três
círculos pretos. As crianças
devem reconhecer a forma, o
tamanho, a textura e o material
dos círculos desta folha. Ver
onde está o maior (à esquerda),
o menor (à direita) e o médio
(no centro). Pedir que encontrem
no
ambiente coisas redondas ou então se lembrem
de objetos redondos como o círculo. Pedir que façam um círculo de massinha. Na próxima folha, há três figuras de peixes, de tamanhos diferentes. As crianças devem manusear e perceber os diferentes tamanhos. Ressaltar que o peixe grande está em cima, o pequeno e o médio estão embaixo. Conversar sobre o que é um peixe, onde vive, como se movimenta. Ver onde é a cabeça e onde é a cauda, conversar sobre as escamas, as barbatanas etc. Examinar réplicas de peixe, brincar de encaixar os peixinhos na prancheta, colocar na água um peixinho de corda para sentir seu movimento com a mão. Explicar que a carne do peixe é um alimento saboroso e saudável. Falar sobre as formas de prepará-lo. Se possível, mostrar às crianças um peixe de verdade. Pedir que façam um peixe com massinha de modelar. Na folha seguinte há três retângulos. As crianças devem reconhecer a forma, o tamanho, a textura e o material de que são feitos. Mostrar que o retângulo tem dois lados maiores e dois menores. Verificar a diferença de altura dos retângulos.O mais alto está do lado esquerdo da folha, em primeiro lugar, o mais baixo está do lado direito, em último lugar. O retângulo que está no centro tem altura média. Procurar objetos retangulares no ambiente. Pedir que façam um retângulo de massinha. Na próxima folha há figuras de bonecos. As crianças devem contornar os bonecos com os dedos e identificar seus elementos: cabeça, braço esquerdo e direito, corpo, perna esquerda e direita. Relacionar a posição dos bonecos com a altura: direita, esquerda, centro. Comentar sobre a altura das crianças em relação às pessoas da família: pai, irmão etc. Incentivar cada criança a comparar sua altura com a do colega, percebendo a diferença. Na próxima folha, chamar a atenção para a textura muito lisa dos elementos, sua forma, sua cor. Analisar a largura em relação à posição: direita, esquerda, centro. Comparar as figuras com objetos concretos, por exemplo, a rua em que mora, a mesa de sua casa, a sala de aula. Na folha seguinte há dois bonecos. Comparar a altura dos bonecos, contornando-os com os dedos. Chamar a atenção para a cintura dos bonecos, uma muito mais grossa que a outra. O boneco da esquerda tem cintura mais grossa porque ele é mais gordo. O da direita tem cintura fina, ele é mais magro. Pedir às crianças que comparem entre si as cinturas, abraçando a cintura uma da outra. Pedir à criança que diga quem é a pessoa mais gorda que ela conhece. Propor que façam um boneco com massa de modelar. Na folha seguinte há três barbantes. Pedir às crianças que passem as mãos sobre os barbantes, que sintam sua grossura, comprimento e que verifiquem que são do mesmo tamanho, mas um é muito mais grosso do que o outro. Ressaltar a posição dos barbantes: o grosso em cima, o fino bem embaixo e o médio no meio da folha. |
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