quinta-feira, 30 de abril de 2015

ENCONTRO PPIP/ LABORATÓRIOS 30/04 - BRINQUEDOS LAB AEE GRUPO III

Ministério da Educação


Secretaria de Educação Especial
BRINCAR PARA TODOS
Brasília - 2006


GRUPO 3
Esses brinquedos são úteis para:
Desenvolver habilidade para encaixe e pinça
Conhecer formas, sequência e seriação
Classificar

BRINQUEDO
Livro das Grandezas
 
O BRINQUEDO É ASSIM:
Livro feito de feltro colorido,
medindo 30cm x 25cm, com dez
folhas, incluindo a capa, presas
com um laço de fita.
Em cada folha estão presos elementos
concretos, bidimensionais,
que mostram formas e
grandezas diferentes: comprimento,
largura, altura e grossura.
Figuras de bonecas dão noção de
altura e amplitude do corpo.
Os elementos coloridos facilitam
o conhecimento de cores.
Contém zíperes e laço de fita que
ajudam no aprendizado de atividades
manuais.

Juntar um grupo de crianças
para brincar com o livro.
Perguntar se conhecem um
livro, de que material geralmente
é feito, qual a sua
importância. Verificar se reconhecem
o material de que é
feito o livro: tecido. Lembrar de
outros objetos confeccionados
em tecido.
Incentivar as crianças a
manusear o livro, conhecer sua
forma e tamanho, contar as
folhas e conhecer os elementos
nelas contidos. Se possível,
chamar a atenção para as cores
existentes no livro.
Estimular as crianças a
manusear o livro e brincar à
vontade. Brincar de desamarrar
a fita e dar o laço novamente.
Falar sobre os zíperes, onde
aparecem, como são utilizados
nas roupas. Verificar quantos
zíperes há no livro, quais os
comprimentos, as cores. Propor
que abram, fechem e contem
os zíperes. Pedir que observem
a posição de cada um: o mais
comprido está em cima, o mais
curto embaixo de todos, o do
meio é médio. Brincar com bolsas
ou peças de roupas que
tenham zíperes e manejá-los.
Na folha seguinte existem três
círculos pretos. As crianças
devem reconhecer a forma, o
tamanho, a textura e o material
dos círculos desta folha. Ver
onde está o maior (à esquerda),
o menor (à direita) e o médio
(no centro). Pedir que encontrem
no ambiente coisas redondas ou então se lembrem
de objetos redondos como o
círculo. Pedir que façam um
círculo de massinha.
Na próxima folha, há três figuras
de peixes, de tamanhos
diferentes. As crianças devem
manusear e perceber os diferentes
tamanhos. Ressaltar que
o peixe grande está em cima, o
pequeno e o médio estão
embaixo. Conversar sobre o que
é um peixe, onde vive, como se
movimenta. Ver onde é a
cabeça e onde é a cauda, conversar
sobre as escamas, as barbatanas
etc. Examinar réplicas
de peixe, brincar de encaixar os
peixinhos na prancheta, colocar
na água um peixinho de corda
para sentir seu movimento com
a mão. Explicar que a carne do
peixe é um alimento saboroso e
saudável. Falar sobre as formas
de prepará-lo. Se possível, mostrar
às crianças um peixe de verdade.
Pedir que façam um peixe
com massinha de modelar.
Na folha seguinte há três
retângulos. As crianças devem
reconhecer a forma, o tamanho,
a textura e o material de
que são feitos. Mostrar que o
retângulo tem dois lados
maiores e dois menores. Verificar a diferença de altura
dos retângulos.O mais alto está

 do lado esquerdo da folha, em
primeiro lugar, o mais baixo
está do lado direito, em último
lugar. O retângulo que está no
centro tem altura média.
Procurar objetos retangulares
no ambiente. Pedir que façam
um retângulo de massinha.
Na próxima folha há figuras de
bonecos. As crianças devem
contornar os bonecos com os
dedos e identificar seus elementos:
cabeça, braço esquerdo
e direito, corpo, perna
esquerda e direita. Relacionar a
posição dos bonecos com a
altura: direita, esquerda, centro.
Comentar sobre a altura das
crianças em relação às pessoas
da família: pai, irmão etc.
Incentivar cada criança a comparar
sua altura com a do colega,
percebendo a diferença.
Na próxima folha, chamar a atenção para a textura muito
lisa dos elementos, sua forma,
sua cor. Analisar a largura em
relação à posição: direita,
esquerda, centro. Comparar as
figuras com objetos concretos,
por exemplo, a rua em que
mora, a mesa de sua casa, a sala de aula. Na folha seguinte há dois
bonecos. Comparar a altura dos
bonecos, contornando-os com
os dedos.
Chamar a atenção para a cintura
dos bonecos, uma muito
mais grossa que a outra. O
boneco da esquerda tem cintura
mais grossa porque ele é
mais gordo. O da direita tem
cintura fina, ele é mais magro.
Pedir às crianças que comparem
entre si as cinturas,
abraçando a cintura uma da
outra. Pedir à criança que diga quem é a pessoa mais gorda que ela conhece.
Propor que façam um boneco com massa de modelar.
Na folha seguinte há três barbantes.
Pedir às crianças que
passem as mãos sobre os barbantes,
que sintam sua
grossura, comprimento e que
verifiquem que são do mesmo
tamanho, mas um é muito mais
grosso do que o outro. Ressaltar
a posição dos barbantes: o
grosso em cima, o fino bem
embaixo e o médio no meio da
folha. 




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